sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Capablanca é a equipe campeã do 1º Intraclube

Terminou ontem o 1º Torneio Intraclube do CXTR com a vitória da Equipe Kasparov sobre a Equipe Capablanca por 3 a 2, mesmo assim, a Equipe Capablanca se tornou campeã. Infelizmente, tivemos mais um WO na última rodada o que mostra que as pessoas não estão querendo nem ao menos dar uma satisfação ao adversário, desta vez, aconteceu no jogo entre Vinícius e Auad, este último não compareceu. Confira os confrontos de ontem:

Equipe Capablanca X Equipe Kasparov

Luis Gustavo 0.5 X 0,5 Rafael
Patrick 0 X 1 Marcos Júnior
João Luiz 0,5 X 0,5 Matheus Leal
Vinícius + X - Luiz Alfredo
Clarice 0 X 1 Gabriel

Assim a classificação geral ficou:
Campeã: Equipe Capablanca 3 pontos e 12,5 "match points"
Vice Campeã: Equipe Kasparov 3 pontos e 11 "match points"
Terceira colocação: Equipe Bob Fischer 0 pontos e 6,5 "match points"

Os melhores tabuleiros foram:
1º Tabuleiro: Thales Castro 3 pontos
2º Tabuleiro: Marcos Júnior 4 pontos
3º Tabuleiro: João Luiz 3 pontos
4º Tabuleiro: Vinícius Couto 4 pontos
5º Tabuleiro: Clarice Simões e Gabriel Trindade 3 pontos

Um torneio diferente, elogiado por outros enxadristas do Estado, mas também com alguns erros que precisamos corrigir. Entre eles, o respeito ao adversário, era nossa intenção que este torneio não registrasse nenhum WO, remarcaríamos, como remarcamos, qualquer partida em que um dos jogadores não pudesse comparecer, desde que avisado com antecedência. Mesmo assim, 3 jogos levaram o resultado que não queríamos dar. Paciência, fica de bom a iniciativa de um torneio diferente e que o "treino" em equipes possa nos ajudar no Interclubes da Fexerj. Domingo dia 28/08 tem mais. Abraços a todos.

29 comentários:

  1. Parabéns a Equipe Capablanca pela vitória no primeiro intraclube.

    Infelizmente não conseguimos alcança-los, mesmo saindo invictos nos 4 tabuleiros que participaram da última rodada, com 2 vitórias e 2 empates. O WO, devido a falta sem justificativa do Sr. Luiz Alfredo Auad, teve um grande peso.

    Sugiro reservas para o próximo torneio por equipes e que se faça com pessoas com o mínimo de responsabilidade e respeito.

    Parabéns aos melhores tabuleiros, todos merecidos.

    Abraços
    Japa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a equipe Capablanca pela vitória.

    Queria deixar o meu comentário falando sobre o tornei que foi bem jogado por alguns, outros não compareceram por problema de saúde, profissionais, mas mesmo assim eu gostei bastante do torneio e dos meus jogos contra o Patrick e o grande Pescador!
    E se me permitem deixar uma crítica que não só eu penso desse jeito mas sim como outras pessoas também vieram falar comigo, eu acho que os jogos deveriam ser remarcados, a pontuação de uma vitória no xadrez deveria ser resolvida no tabuleiro não só no jogo do LA mas como no do Venu e do Caio que não avisaram aos seus " ADVERSARIOS". Enfim, o Sidney marcou um jogo comigo de tarde numa quinta-feira e ele não compareceu. Eu fiquei lá até 19hrs pra saber dele e o que me disseram foi que ele mandou recado pelo RAFAEL que não poderia vir. Tudo bem, faltei compromisso meu que eu tinha mas mesmo assim não deixei de remarcar o jogo por medo de perder, não estou querendo dizer que as pessoas que ganharam ponto em WO estavam com medo, mas eu penso assim, eu não deixaria remarcar um jogo somente se eu tivesse com medo. Mas é isso aí, parabéns a equipe vencedora pelos grandes jogos e pela vitória!

    Marcos Júnior

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O torneio em si ficou bom, nada muito a reclamar.
    Mas também concordo com o MJ, o Luiz Alfredo não pôde comparecer ontem por problemas de saúde, então achei desnecessário o W.O, acho que ele teve sua parte de errado por não avisar com antecedência, mas por exemplo, não significa que por avisar com antecedência e pedir para marcar um horário totalmente diferente do combinado, esteja tudo bem. Como aconteceu com alguns jogadores que tinham uma agenda mais cheia e não podiam jogar às 19h, eles avisavam que não poderiam jogar nesse horário e solicitavam que os seus adversários comparecessem mais cedo, e nós iamos, isso se chama colaboração. Não é porque eles nos avisavam com antecedência que nós gostávamos de jogar 5 horas. Eu por exemplo tenho de admitir que eu odeio jogar mais cedo, e não é porque me avisam com antecedência que eu vou passar a gostar de jogar mais cedo. Como acho que também seja o caso do MJ.
    E ainda assim colaboramos, indo em todos os horários marcados, mesmo que não fosse de nosso agrado. Acho que vendo isso, poderia ter tido um pouco de compreensão, visto que se tratava de um problema de saúde, e COLABORAÇÃO por parte do Vinícius e da equipe Capablanca e tivesse remarcado o jogo Vinícius x Luiz Alfredo.

    É um jogo importante, poderia mudar o rumo do torneio e acho que deveria sim ter sido remarcado. Se fosse um jogo qualquer que não fizesse diferença era uma história. Mas se tratando de um jogo que valia o torneio achei estrelagem.

    Só espero que ninguém fique chateado no futuro quando o outro lado for a parte que não quer colaborar.

    Abraço. Matheus L

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Marcos, não sei se foi bem assim. Todas as vezes que me avisaram sobre ausência, eu repassei, vide seu segundo jogo contra o Sidney.

    Não há argumento. Quem hoje em dia não pode fazer uma ligação ao menos pra avisar? Nem que seja a cobrar. Ou uma mensagem?

    E o que pensar depois daquela partida abandonada na última rodada? nada perdida, muito pelo contrário. Nem um aviso, uma satisfação...

    Volto a dizer, compromissos, contratempos, prioridades, todos nós temos. Só não aceito de forma positiva essas atitudes.

    O WO está consolidado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a equipe Capablanca pela vitória.

    Também concordo com o MJ, acho que o jogo do LA com o Vinícius deveria ser remarcado pelo fato de eu ter remarcado o meu com o Caio por que ele estava doente como o LA estava. Mas agora já está declarado o campeão.

    Parabéns mais uma vez a equipe capablanca pela vitória !

    Gabriel.

    ResponderExcluir
  8. A partida abandonada que me referia, era da penúltima rodada.

    Matheus, nos próximos torneios, vamos estabelecer critérios melhores para as partidas adiadas, se isso for aceito e previsto antes do torneio começar.

    Se alguém não pode jogar no dia/hora marcada, deve tentar acordar com o adversário uma melhor data, de comum acordo. Não havendo acordo, a questão deve ser levada até alguém da organização, para então buscar uma solução final. O ideal é que as questões do torneio sejam bem resolvidas em tempo, no torneio, para que não fique nada a ser cobrado depois.

    Em tempo, parabéns aos dois pelo bom torneio e por trazerem suas opiniões ao blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo o que o ML disse, principalmente no caso "HORÁRIO MARCADO".

    Se fosse um regional, um campeonato carioca, esse negócio de ficar pedindo adversário pra chegar mais cedo pra ter o confronto não iria dar certo, isso sim seria um WO, e não querendo poupar o Luiz Alfredo, aí sim seria um W.O se ele faltasse.
    Mas como nesse torneio não teve nenhuma rigidez em ambos, se pode marcar de jogar mais cedo, eu acho que poderia ter a mínima colaboração de certas pessoas para remarcar todos os jogos.
    Espero que daqui pra frente os torneios internos sejam mais organizados pra não acontecer o que aconteceu nesse, não forçar quem não queria jogar por exemplo pra não ter nenhum problema mais tarde, e se tiver marcado todas as partidas as 19 hrs, que elas aconteçam esse horário.

    ResponderExcluir
  10. Japa,

    Concordo com o que você disse, o Luiz alfredo errou 2 vezes com o que ele fez. Mas esse campeonatinho lá não foi tão sério pra chegar aonde chegou, esperava só que remarcasse as partidas. Levaram muito a sério o que aconteceu só pra terem a vitória.(penso assim eu)
    Espero que daqui pra frente os campeonatos sejam bem organizados, e que eu me lembre, o Luiz alfredo disse que não queria participar. Creio eu que ele foi meio que forçado né? mas tudo bem. Você está muito certo

    ResponderExcluir
  11. "O medo de perder tira a vontade de ganhar"
    ... já dizia o sábio Nelson Piquet.

    Seria este ditado aplicável a equipe CAPABLANCA??? ou a EQUIPE CAPABLANCA está correta em aplicar os WO's, doa a quem doer, em um torneio amistoso, entre amigos, aonde o WO estava sendo relativizado??

    Fica a pergunta no ar, para todos responderem e instaurar um UFC aki no blog .. hahahahaha

    Cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente. Como disso o Japa, o WO está consolidado... mas, eu pergunto a quem interessar possa... me disseram que o LA estava de cama, com febre e passando mal... ele desrespeitou o adversário? Alguém tinha certeza
    da real condição na qual o menino se encontrava? Ele podia mesmo dar um telefonema? O telefonema faria o Vinicius aceitar a remarcar?

    Parabéns ao Marcos Júnior, ao Matheus Leal e ao Biel pelas LÚCIDAS palavras.

    "Craques na bola e craques na escola!"

    Japa, parabéns também por ter aceitado essa INDIGESTA derrota da sua equipe já que vocês estavam GANHANDO O MATCH por 3x1 e bastava mais uma vitória! Vcs fizeram muito bonito. Igual a seleção Brasileira em 1978... precisa eu lembrar como ela ficou conhecida? Não né!? :)
    Parabéns também por separar friamente a atividade de Jogador da de Diretor do Clube. Vc é um verdadeiro desportista.

    Bem, parece que o destino preparou mesmo este final depois dos WOs que a minha equipe sofreu na rodada passada... hmmmm.

    Grande Abraço.

    Ahh..claro PARABÉNS A EQUIPE CAMPEÃ - CAPABLANCA.

    CXTR - FORÇA E HONRA.

    Nosso lema! FORÇA E HONRA! Não nos esqueceçamos, nunca, de nenhuma dessas duas palavras.

    Vamo que vamo!!

    Foi muito bom o INTRACLUBE .. muitas liçôes!!

    Parabéns, claro, ao nosso Presidente e a todos os jogadores.

    Raça galera.

    Ahh.. uma observação que percebi agora.. só quem aceitou remarcar as partidas foram as Equipes Kasparov e Bobby Fischer... a Capablanca não aceitou nenhuma!! Hmmmm....
    Certo ou errado?? :)

    ResponderExcluir
  12. A melhor pergunta seria " ERRADO ou ERRADO ?" hahahaha
    concordo com o que você falou thales, em um campeonato amistoso desse não precisava ter essa fome de vitória que ocasionou o GRANDE medo na equipe capablanca hahaha mas eles tem o direito de não querer remarcar né ?
    Agora como disse o Japa, o resultado ja está consolidado, nada vai mudar daqui pra frente..
    Espero que ninguém fique chateado com a opinião que eu, matheus, thales, rafael, gabriel e outros que talvez postem algum comentário criticando.
    Mas uma coisa eu aprendi com esse Torneio, " Quem tem aquilo, TEM MEDO! "

    Marcos Jr

    ResponderExcluir
  13. MJ .. eu não falei.. eu só coloquei uma pergunta no ar. :)

    Mas.. como vc mesmo disse...

    "Dou-lhe uma.. dou-lhe duas.. FIGTH!!!!"

    Hehehe

    ResponderExcluir
  14. Meus caros Marcos Jùnior, Matheus, Gabriel e Thales,eu vejo bastante diferente de vocês. Primeiro algumas correções: Thales sua equipe não remarcou nenhum jogo, quem faltou foi sua equipe e quem digamos remarcou foi a outra equipe. Minha equipe Thales remarcou uma rodada inteira contra a sua, não lembra? Na segunda rodada o único representante a ir da sua equipe foi o Luiz Fernando e remarcamos para a próxima terça toda a rodada. Ontem a noite pouco após 19 horas só estavam presente Marcos Júnior, Rafael e Gabriel da equipe Kasparov, liguei para o Matheus que nem se lembrava que tinha jogo da sua equipe, se arrumou correndo e foi para o Sesc, Marcos Jr ligou para o Auad que disse estar doente e não iria, nem pediu para falar com o Vinícius, nem pediu para o Marcos Júnior solicitar outra partida em outro dia, deixou para lá. E é isso que ficou claro neste torneio, quem se importa e quem deixa para lá. Agora com toda sinceridade meu caro Marcos Júnior- torneizinho??? Isso sim é aprender mesmo com o mestre Thales e querer minimizar a vitória do Capablanca, saibam perder, parem de insinuar que nós não queremos jogar por medo. Ontem a noite no meu carro o Vinícius ainda me disse: estou certo mas parece que estou errado. Amigos, compromisso é compromisso e o xadrez é como uma escola da vida, ele ensina muito mesmo que da forma mais dolorida. Patrick Monnerat

    ResponderExcluir
  15. Caro Patrick,

    Torneiozinho foi uma força de expressão querendo dizer que o torneio era um amistoso, ou seja, nada de importante para não remarcar os jogos.

    Enfim, não aprendi nada do que eu disse aí em cima com o "mestre" Thales não, essa foi apenas uma opinião que eu quis passar para todos se isso for ou foi possível.

    E outra, ninguém quer minimizar nenhuma vitória não, se o que está sendo menos falado é a vitória de vocês eu não posso fazer nada, só tenho a lamentar ;/

    Marcos Jr

    ResponderExcluir
  16. Marcos Júnior, eu penso que cada um pode e deve ter uma opinião que pode coincidir ou não com a minha. Agora é importante ter respeito, leia de novo seus comentários eu te peço. Mesmo que você não diga diretamente, mas está implícito nos seus comentários que você acusa o Vinícius de estar com medo de jogar com o Auad. Leia lá de novo, você vai concordar comigo desta vez. Vinícius é um cara sério, comprometido com o clube e tem postura exemplar. Se você e o Gabriel remarcaram seus compromissos contra o Sidney e Caio não significa que quem não faça o mesmo seja medroso. A gente precisa ter como exemplo pessoas sérias e dedicadas ao CXTR como é o Vinícius, agora quem fala muito e ajuda pouca não. Espero que possamos "lavar a roupa suja" num próximo encontro do CXTR, confesso que estou no limite da minha lucidez, mas não garanto até quando. Portanto, espero que esta discussão se encerre de vez pelo menos aqui no blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Caros amigos, primeiramente, quero parabenizar ao Patrick por ter colocado em prática a sugestão do Matheus. Este torneio( torneizinho? ) foi, sem dúvida, um dos torneios que eu participei, mais motivadores. Infelizmente, houve algumas falhas. Mas, sendo o 1º, deve-se levar em conta. De positivo, e são vários pontos positivos, é de se ressaltar, que venceu a equipe que levou o torneio a sério, não faltando a nenhuma partida. Respeitando seus adversários. Preparando-se com afinco. O resultado não poderia ser outro. Parabéns a equipe vencedora.
    Quanto aos WOs eu quero deixar claro uma coisa, no próximo torneiozinho, fica valendo o seguinte: DIA E HORÁRIO É PARA SEREM RESPEITADOS! Somos todos amigos(assim espero),pelo menos eu os considero, e exijo que me respeitem assim como eu respeito os outros. Aquele que não puder arcar com os compromissos dos jogos, vai jogar purrinha no bar da esquina.
    Queria ver alguém no lugar do nosso Presidente Patrick fazer pelo nosso clube o que ele faz. Falar é fácil, principalmente de longe! Quero ver alguém ir lá na clínica dele e ajudá-lo. Eu as vezes vou lá e dentro do possível, ajudo.
    Agora, vamos domingo, para mais um torneio. Nosso clube não para.
    Um grande abraço a todos.
    João Luiz

    ResponderExcluir
  18. Amigos é isso aí... BACANA essa conversa... nosso blog é isso aí.. sinceridade... é preferível a gente vir aqui debater e expor as nossas idéias do que o marasmo total.

    E os pensamentos saõ diferentes mesmo.

    Patrick falou bonito: "(...) não significa que quem não faça o mesmo seja medroso" .

    É verdade.. o meu post foi só para iniciar uma REFLEXÃO.

    É legal de ver as opiniões se chocando... faz parte da convivência em sociedade né!?

    Nosso Clube é isso aí, UNIÃO e AMIZADE, mas também independência de atitudes e pensamentos. Aqui não tem lavagem cerebral ou maria vai com as outras. Tudo respeitando o limite da integridade do Clube, claro.

    Foi muito legal o torneio e foi bacana ver o espírito de competição de cada um... ninguém querendo perder, jogos acirrados em cada tabuleiro. Valeu mesmo. Esse lance dos WO's, se deveriam ou não certas partidas serem remarcadas, nunca vai ter um consenso. Pra isso é que existe Regulamento.. hahahaha Então ficou a lição de que no próximo façamos um. :)

    Nosso Presidente merece todos os elogios, é um abnegado e uma pessoa totalmente devotada ao xadrez e agiu com lisura, soube separar o competidor do diretor, e organizou muito bem o torneio.

    Fiqei feliz com o cômputo geral do torneio, com as partidas, com tudo, inclusive com essas manifestações últimas... demonstrando que todos temos voz.

    VIVA O CXTR!!

    ResponderExcluir
  19. Patrick,

    Não quis dizer que o Vinícius estava com medo, mas sim essa foi a minha "opinião" para qualquer pessoa que fizesse o mesmo em um torneio amistoso e em um clube onde todos os participantes são unidos como nós somos e sempre iremos ser. Agora se ele é um cara sério ou não, dedicado ao Clube, está sempre lá ajudando, eu só queria que ele resolvesse o ponto no tabuleiro. SOMENTE ISSO.. no meu primeiro comentário eu perguntei se eu poderia deixar a minha crítica e deixei, e junto a mim outras pessoas aproveitaram o "embalo" pra expor o que estava entalado na garganta de cada um que foi o que eu fiz. Se chatei alguém, espero que venha falar comigo, mas confesso que tudo o que eu falei foi de coração e para o bem do nosso clube.

    Agora sobre o comentário do seu João!

    Sem comentários sobre seu comentário, ESPETACULAR!
    Espero que todos pensem e reflitam em cima do seu comentário. Patrick com certeza está sendo um grande Presidente desde quando assumiu o seu posto, todos nós estamos aqui pra comprovar tudo o que ele fez pelo clube e sabemos que tudo foi de coração!
    O que prova isso é a preocupação dele com as pessoas que não vem ao clube e ele vai busca-las em casa, e não podemos deixar de citar as aulas que ele está dando na APAE..
    Mas ainda está deixando escapar um grande conceito. REGULAMENTO !
    Isso ainda não temos e espero que com o comentário do Seu João, todos nós pensamos como ele daqui pra frente..
    Parabéns a todos que participaram do torneio, pela nossa discussão aqui no blog que eu tenho certeza que só nos vai dar forçar pra crescer daqui pra frente !

    Espero que possamos juntar cada comentário, um por um para ver onde estamos errando e onde podemos melhorar daqui pra frente. Não para o nosso bem, mas sim para o bem do CLUBE DE XADREZ DE TRÊS RIOS.
    Que nossa família fique mais forte a cada dia que passar.
    Enfim, minha opinião não mudará com o comentário de ninguém, mas eu entendo a opinião de todos.

    FORÇA & HONRA

    Abraço, Marcos Jr

    ResponderExcluir
  20. Patrick ... chegou a hora de comentar as partidas... manda uma análise geral aí também dos tabuleiros.

    Por falar em análise.. João luiz.., salvo engano, vc era o rating mais baixo do Tabuleiro 3 .. e ficou em Primeiro hein!?!? Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. É nosso Presidente, além de vc organizar os torneiozinhos, comprar os troféus, pagar o aluguel de nossa sede, tudo com dinheiro de seu próprio bolso, arranjar patrocínios, quando necessário, enfim, como se diz, MATAR UM LEÃO TODO DIA, quase que eu esqueço, jogar o torneio, e ainda, vc tem que analisar as partidas. Vai gostar do CXTR lá em Três Rios. Vai lá Presidente, eu admiro a sua capacidade e reconheço seu trabalho. Parabéns por tudo.
    João Luiz

    ResponderExcluir
  22. João... meu caro Presidente de Honra, muito bem lembrado, a Diretoria tem que reavaliar se não foi um erro extinguir as mensalidades dos sócios, afinal aquela verba ainda não saiu, o porque eu não sei, mas não saiu.
    Também não sei porque tá todo mundo falando do Patrick. A capacidade dele ou a dedicação dele não foi contestada por ninguém aqui, nesses 21 comentários ou em qualquer outra postagem, muito pelo contrário. Além disso, não foi ele que se recusou a remacar partidas, muito pelo contrário também. Então que isso aqui tá perdendo o rumo. O importante foi o que se extraiu do torneio e o que vc e eu postamos quase ao mesmo tempo. TEM QUE HAVER REGULAMENTO para se evitar blá blá blá.. certo patrão? Grande Abraço. :)

    ResponderExcluir
  23. Thales, seria bom ter comentários das partidas, contudo não é obrigação do Patrick fazer e se não me engano, ele nunca prometeu fazer. Eu que cheguei a comentar que faria alguns comentários no final. Ele também estava jogando a sua partida e não deve ter muito a dizer das outras. As coisas estão muito concentradas nele e to vendo poucas pessoas ajudando.
    Não cobrar demais já é uma ajuda.

    Vamos sentar, discutir, opinar, concordar ou discordar. To vendo muita gente falando de regulamento, falta de organização, sendo que estes pouco ou nada fazem. Uns vc tem que implorar pra jogar, outros tem que buscar em casa, outros vc tem que ligar, pq nem se quer sabem que tem uma partida de torneio naquele dia e por ai vai... Ajudar a organizar então, nem se fala.

    Reitero, não ficar só a reclamar já é uma ajuda.
    Vamos criticar para construir e não destruir. Mais mãos trabalhando vão ser muito mais importantes que essas línguas falando.

    Sr. João, seu comentário está um pouco fora de contexto, mas é notável o que o Patrick faz pelo CXTR, baseado no amor que ele tem pelo xadrez. Isso tem que ser admirado e reconhecido por todos.

    Vou contar também um segredo. Esse torneiozinho bagunçado sem regulamento tem um lado brilhante. Traz de volta pessoas para um clube que estava ficando completamente vazio. Desperta novamente o adormecido interesse pelo xadrez (fez isso em vários, garanto!)
    Renova as forças e a esperança de ter um CXTR maior ao ver a casa cheia.
    O ideal desse torneio não era de ser o "torneio ideal". Era de trazer as pessoas de volta, sem regulamento!
    Valendo rating, muitos não jogariam.
    Sem remarcar partidas, muitos não jogariam.
    Com inscrição maior para se ter uma premiação, muitos não jogariam.
    Teríamos o torneio mais perto do ideal, com 5 jogando.

    Todas as coisas seriam acertadas de maneira justa, agradando da melhor forma os interessados, se eles fizessem o mínimo, SE COMUNICAR, em tempo.

    Vamos nos reunir, acertar, melhorar e continuar fazendo.

    ResponderExcluir
  24. Isso aí JAPA é isso mesmo.. falou bomito. Ms eu não cobrei o Patrick não.. hehehe eu só dei uma idéia.. é pq ele já vinha fazendo e eu gosto de ouvir as análise dele :) é verdade :)

    Eu concordo com tudo com que vc falou .. muito feliz o seu comment. O Clube todo está de parabéns e o Torneio alcnçou os seus objetivos, como vc mesmo falou.

    E como o João falou, vamos em frente pq o Clube não pára!!

    Grande Abraço a todos...:)

    VIVA O CXTR!!

    Ps.: E eu estou no Rio de Janeiro, capital, defendo o Clube com unhas e dentes em um IRT. Mais tarde vou fazer uma postagem :)

    ResponderExcluir
  25. Bom dia aos amigos;

    Acredito que o blog do clube é para expor as opiniões sim mas ja ta na hora de um basta o Patrick tem todos os meritos em correr para organizar o torneio.
    Para aqueles que se sentem injustiçados ao sistema por favor e um torneio de confraternização e uma competição de cavalheiros,dessa forma todos nós somos uma só familia onde para mim se ganhassem a Fischer ou a Kasparov estaria feliz e satisfeitos de participar independentemente do sistema.
    Vamos pensar como um todo e não como uma parte se não o CXTR para e não evolui.
    O que fica desse torneio é aprendizado e tambem agradecimento ao organizador e digo isso com propriedade de causa.
    Do mais agradeço a todos sem excessão alguma pois todos nós aprendemos muito.

    GENA UNA SUMUS.

    Att;
    Gustavo

    ResponderExcluir
  26. SPHARION?? hahahahaha só podia ser vc mesmo :)

    Gustavo .. falou bonito.. como todos até agora... mas ninguém está criticando o Patrick. Os méritos dele são incontestáveis.. não sei de onde surgiu essa estória .. a discussão era se é certo ou errado não remarcar partida aonde o adversário não compareceu. Isso não tem nada a ver com o Patrick. Mas, isso já acabou... como muito bem disse o JAPA, o WO stá consolidado e a equipe campeã consagrada.
    Abraços meu amigo
    Gostei da evocacão:

    GENA UNA SUMUS.

    FORÇA E HONRA!

    ResponderExcluir
  27. Primeiramente peço desculpas a todos, por ainda continuar com os comentários. Parabéns para a equipe CAPABLANCA, grande campeã.
    Então vamos lá esclarecer os fatos:

    última rodada do torneio - Vinícius Couto x Luiz Alfredo
    Até agora eu não sei o porque dessa confusão toda. O meu adversário não foi e não me pediu pra jogar em outro dia só pra começar. Eu compareci, como toda minha equipe pra jogar e o Luiz Alfredo não foi e também não comunicou o porque de sua ausência. O Marcos Junior disse: “eu acho que ele tá doente”. Com toda certeza se o Luiz Alfredo tivesse me ligado avisando que estava doente eu jogaria em outro dia. Acho que o torneio deveria ser levado mais a sério independentemente de ser “torneiozinho ou torneiozão” por todos que vão jogar.
    Acho que faltou um pouquinho de respeito para/com o adversário (não precisa de muito respeito não, só um pouquinho).
    Quanto a ter medo: eu devo ser realmente muito medroso já que fui no mês, dia, hora, e local correto do torneio pra jogar a partida e o adversário não foi. Não to entendendo mais nada!
    Quem quiser jogar comigo eu jogo independente de ser classe C, B, A, Mestre Fide, Mestre Internacional, Grande Mestre, Grande Mestre Internacional etc. Vamos frisar bem: não disse que vou vencer! Se eu tivesse medo de perder já teria abandonado o xadrez há muito tempo, visto que, tenho muito mais derrotas do que vitórias. Não tenho nada a perder pra quem não sabe meu rating é 1490, sou classe C ainda e um grande capivara, (talvez daqui há uns 1oo anos eu aprenda a jogar xadrez) não fico com medo de perder títulos, ratings e outras coisas mais e ainda não tenho que provar nada pra ninguém. Eu gosto mesmo é de jogar xadrez, agora ter a obrigação de jogar um jogo depois do torneio ter acabado e ainda sem justificativa alguma da parte do meu adversário aí já é demais.
    Quanto a criticar a organização do torneio é muito fácil, o difícil é ir fazer, ir criar, ir organizar. Parabéns a todos envolvidos na organização desse torneio.
    “Respeite o próximo”.

    ResponderExcluir
  28. Vinicius .. vc falou bem..eu tb não sei o pq dessa confusão toda. A questão é simples:
    1º - É direito de quem estava lá para jogar requerer o WO?
    2º - É direito da equipe que sofreu o WO, reclamar?
    É só isso.
    Eu não vejo, como lavação de roupa suja, ou qualquer outra atitude, o fato do Marcos Júnior e do Matheus Leal reclamarem da forma que acabou o torneio.
    Acho isso Democracia.
    Lavação de roupa suja seria se eu respondesse a alfinetada injusta do João Luís, porque muita coisa teve que vir de longe para o clube se materializar de direito, assim como muita coisa acontecer. Eu não vou falar nada a respeito. Ninguém aqui, em nenhum comentário, criticou o Patrick, por isso disseram que o comentário do João estava fora de contexto. O Patrick só merece elogios e não merece essa confusão.
    Eu só lancei uma pergunta para instigar um "brain storm". Pode olhar no meu comentário que eu lanço uma pergunta.: "Seria este ditado aplicável a equipe CAPABLANCA??? ou a EQUIPE CAPABLANCA está correta em aplicar os WO's, doa a quem doer, em um torneio amistoso, entre amigos, aonde o WO estava sendo relativizado??". Não acho muito democrático, e não é de sua parte, criarem um cavalo de batalha sobre este fato. Ninguém também te chamou de medroso. A questão foi colocada à Equipe em geral, já que a Bob Fischer havia sofrido 02 WO's na semana anterior. Quem saiu do torneio chateado, foram os meninos, eu nem lá estava. Alguma coisa deve ter acontecido para eles ficarem assim. Na verdade o MJ deu a opinião dele: "E se me permitem deixar uma crítica que não só eu penso desse jeito mas sim como outras pessoas também vieram falar comigo, eu acho que os jogos deveriam ser remarcados, a pontuação de uma vitória no xadrez deveria ser resolvida no tabuleiro não só no jogo do LA mas como no do Venu e do Caio que não avisaram aos seus " ADVERSARIOS"... Matheus também deu a opinião dele: " É um jogo importante, poderia mudar o rumo do torneio e acho que deveria sim ter sido remarcado. Se fosse um jogo qualquer que não fizesse diferença era uma história. Mas se tratando de um jogo que valia o torneio achei estrelagem"
    É a opinião dos meninos, tem que ser respeitada. Democracia! Eu apenas lancei uma reflexão. Mas pelo jeito, entenderam tudo errado.
    Meu amigo, eu te conheço e sei que vc não medra. A discussão que eu quis lançar é mais ampla, não é individual, até para futuras competições.
    Quando eu disse que sou contra WO's não é mera retórica, é verdade.
    Um exemplo disso aconteceu no IRT que estou jogando no Clube de Xadrez Guanabara. No sábado, dia 27/08 eu iria jogar contra o Daniel Rangel. Tava no site e etc.. eu cheguei lá as planilhas estavam até impressas com os nossos nomes. Ele não aparecia, 15 minutos depois o árbitro Carvalho virou pra mim e disse: Thales, o seu adversário não vai vir, vc quer reclamar o WO e consequentemente o ponto, ou, vc quer arriscar e eu te emparceiro de novo contra quem está sem jogo também??. Eu na mesma hora disse: "Patrão, pode me emparceirar de novo, eu quero é jogar!" E isso foi em um torneio FIDE. Quem quiser ver a partida, jogada contra o Wallace Machado(1884) é só acessar o link:
    http://www.cxg.org.br/centbotcxgr2.htm
    Acho que é esse o exemplo que temos que passar para os mais jovens. É só a minha opinião, não disse que quem reclama ou reclamou o WO está ou estava errado. É só uma convicção pessoal achar isso, ainda mais em torneios amistosos. Mesmo assim, antes, eu só fiz uma pergunta ... Mas se a regra no Intraclube era aplicar o WO, tudo bem, eu não sabia, acho que o MJ e o ML também não. Só não podemos crucificar a liberdade de expressão utilizada pelo MJ e pelo ML, ainda mais quando não há ofensa, só exposição de idéias e pensamentos.
    Eu só lamento isso tudo.
    Grande Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  29. Thales, queria muito que você viesse a reunião ontem que foi muito produtiva. infelizmente sei pela seu comentário que você ficou adoentado, fiquei sabendo também que seu carro é hidramático. Ninguém está fazendo cavalo de batalha nenhum, só achamos que o lugar correto para resolver problemas internos não seja o blog e sim uma reunião do CXTR que a partir de agora acontecerá toda última terça de cada mês. Agora, a equipe Capablanca como um todo se sentiu desrespeitada por comentários seus e do Marcos Júnior. Emitir opinião é sem dúvida nenhuma democrático, mas quero te mostrar como alguns comentários passaram disso. "Espero que daqui para frente os campeonatos sejam bem organizados" "Errado ou Errado?hahaha...não precisava essa fome de vitória que ocasionou o GRANDE medo na equipe Kasparov" "Quem tem aquilo tem MEDO" e seus comentários então: "sábio Nelson Piquet", desculpa Thales, mas Nelson Piquet nunca foi sábio "O medo de perder tira a vontade de ganhar", compara a derrota da Kasparov a derrota injusta da seleção de 1978 que na verdade foi uma das mais vexatórias páginas do esporte (a compra do goleiro da seleção Peruana), você faz perguntas como se não tivesse querendo dizer nada, mas já trás as respostas implícitas, para piorar mente descaradamente dizendo que as equipes Kasparov e Bob Fischer foram quem remarcaram seus jogos. Para piorar ainda fica nos últimos comentários puxando o saco, parabéns Patrick, parabéns João Luiz, parabéns Vinícius, você morde e depois assopra né? Portanto meu caro, a partir de agora vamos resolver os problemas internos durante nossas reuniões para evitar que nossos leitores vejam o show de baboseiras que vocês postaram neste comentário. Patrick Monnnerat

    ResponderExcluir