sábado, 20 de agosto de 2011

Bob Fischer 2 X 3 Capablanca

Aconteceu na última quinta-feira a 5ª e penúltima rodada do Intraclube do CXTR e pela primeira vez neste torneio tivemos partidas com WO. Apenas 3 partidas de fato aconteceram e os resultados foram os seguintes:

Equipe Bob Fischer X Equipe Capablanca

Thales Castro 1 X 0 Luis Gustavo Castro
Sidney Duarte 1 X 0 Patrick Monnerat
Venusiano - X + João Luiz Monnerat
Luiz Fernando da Glória 0 X 1 Vinícius Couto
Caio Xavier - X + Clarice Monnerat

Vou entrar agora em uma grande polêmica e faço questão de dizer desde já que escrevo este texto na 1ª pessoa, como Patrick Monnerat enxadrista e não como presidente do CXTR. Gostaria muito de estar aqui comentando as partidas em si, a vitória convincente do Thales que vai voltando a jogar como Thales, a emocionante vitória do Professor Sidney Duarte, confesso que um lado meu saiu feliz mesmo tendo sido derrotado pela felicidade que a vitória representou em meu adversário, por fim, o jogo louco entre Vinícius e Luis Fernando, olhei a partida e pensei Vinícius tá ganho, olhei de novo e repensei Luis Fernando virou e só falta o arremate, de repente vitória de Vinícius. Porém amigos, uma questão urge em esclarecimento, talvez alguns pensem por se tratar da minha equipe e mais ainda por envolver partidas do meu pai e minha filha, mas quero deixar claro que minha opinião é a mesma fosse qualquer pessoa envolvida. Vou contar desde o início para que todos entendam. No sábado estive com meu amigo Venusiano Ramos e o perguntei se o jogo contra meu pai teria que ser mais cedo devido a compromissos profissionais do Venu, ele confirmou que tinha que ser as 17 horas e eu confirmei com meu pai este horário, inclusive, já na quinta, solicitei que ele passasse em minha clínica mais cedo para pegar a chave do armário do CXTR e assim ele fez, por volta de 17:15 ele me ligou do Sesc dizendo que o Venusiano não havia chegado, telefonei para o Venu mas o celular tocou até cair algumas vezes, orientei meu pai a soltar o relógio as 17:30 e assim foi feito. Caio jogou contra Gabriel apenas na terça feira, disse que não queria jogar, que está destreinado e que só topou participar do torneio para substituir Marcelo, achou até que só jogaria a primeira partida e depois seria substituído. Mesmo assim, solicitei que jogasse e que comparecesse na quinta para jogar a partida contra Clarice que seria a última e seria muito bom que não houvesse WO neste torneio, ele concordou mas não comparecu na quinta. Clarice tinha (e teve) prova de Espanhol na sexta feira, foi ao Sesc e por isso teve que ficar estudando até mais tarde na quinta a noite. Por estes motivos perguntei ao envolvidos, João Luiz e Clarice, se eles topariam remarcar suas partidas e eles não concordaram, ao meu ver mais que certo já que não foram avisados pelos seus adversários e ficaram lá esperando para jogar. Quando acabou a rodada Thales falou que era preciso remarcar as partidas que não ocorreram e como a equipe Kasparov fez na rodada anterior nos jogos entre Sidney e Marcos Júnior (Sidney avisou, apesar de na último dia) e entre Caio e Gabriel ( Caio novamente não avisou). Se Gabriel e Marcos Júnior toparam jogar remarcando seus jogos ótimo para eles, mas se Clarice e João Luiz não querem tudo bem também. Porque eu conto isso, na sexta pela manhã para evitar uma polêmica aqui no blog, escrevi um email para o Thales contando a decisão dos envolvidos e que eu postaria o resultado com os 2 WO, escrevi para que meu amigo Thales tomasse conhecimento, concorde ou não, mas sobretudo para evitar uma desnecessário discussão aqui no blog. Thales me respondeu dizendo a opinião dele, que acha que tudo se resolve no tabuleiro e que se fosse com ele o jogo seria remarcado. Respeito a opinião de nosso ilustre amigo, respeito mas não concordo, acredito que mesmo se tratando de um torneio interno, entre amigos, é preciso um mínimo de organização, todos têm meu telefone, aconteceu um imprevisto é só me ligar e remarcaríamos as partidas como muitas vezes já ocorreu, mas não houve esta ligação. Ninguém aqui está com raiva dos faltosos, reclamando de uma possível desatenção em não deixar ninguém ter perdido tempo naquele dia, mas daí a concordar em remarcar o jogo seria apenas uma opção de cada um, confesso que se eu não for avisado com antecedência e meu adversário faltar também não remarcarei. Mas aí, vem o fato que não gostei. Assim que escrevi para o Thales ele foi aos comentários da postagem anterior, que já estava lá há alguns dias e ele ainda não tinha comentado, para parabenizar a equipe Kasparov por ter em situação semelhante remarcado seus jogos e vencidos "na bola" como ele mesmo diz. Thales não quis, ao meu ver, só parabenizar nossos amigos da Kasparov, quis diminuir a vitória do Capablanca com nossos 2 WOs. Assim, mesmo sem querer trazer mais polêmica a este polêmico blog, me senti no direito e obrigação de responder e esclarecer a todos meu ponto de vista. Vitória justa por 3X2 e tomara que sempre tenhamos o respeito pelos nossos colegas de clube, seja em avisar uma ausência, seja em respeitar as opinões diferentes que temos de cada questão, agindo de forma madura para falarmos (ou escrevermos) sem indiretas.

10 comentários:

  1. Devemos ficar calmos!
    Mas vou falar o que engasgado.

    O ideal é sempre tentar resolver as coisas para as partidas aconteçam, mas infelizmente, esse torneio está repleto de falta de compromisso de alguns. Desde a primeira rodada, onde tivemos que substituir o Sr. Marcelo pelo Caio.

    Observei sempre o Patrick se preocupando, tendo que ligar pras pessoas, intermediando as partidas, mesmo as que não eram da sua equipe.

    Compromissos todos nós temos e muitos podem surgir de última hora. Mas o blog está no ar 24 horas, as partidas podem ser facilmente combinadas por aqui. Celular todo mundo tem também. É necessário o mínimo de respeito com os colegas e adversários, que deixaram também seus compromissos e se organizaram para estar lá no horário combinado. O mínimo que se espera é que se justifique a ausência, com antecedência, mesmo que de última hora!

    Infelizmente todas as equipes passaram por problemas desse tipo, relacionadas a falta de compromisso e responsabilidade, o que diminui o torneio e desanima os que vieram para competir, se divertir e ajudar o clube.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahhaha.. Patrick!!! só em um jeito de não envelhecer.. sabe qual é??? Morrer novo! Hehuehuehue desse jeito, meu bom, vc vai pro beleléu mais cedo.. tá estressando muito e não tá gostando de muita coisa:) Dei os parabéns para a KASPAROV.. ATRASADO. Eu acho bonito o que eles fizeram. Já o que aconteceu na nossa última rodada..muito feio..os WO's de partidas agendadas, cujo furo não teve satisfação alguma para com quem estava lá esperando... e, por outro lado, não querer remarcar. Bem.. o Torneio é brincadeira... e eu jogaria de novo mesmo se me deixassem esperando num dia anterior. Mesmo diante da falta de qualquer telefonema do adversário nos dias posteriores ao bolo, mesmo que isso se traduzisse falta de coleguismo para comigo. Eu jogaria. O WO estava sendo RELATIVIZADO nas rodadas anteriores.... Mas respeito a opinião do João e da Clarice, no fundo, talvez eles estejam certos, afinal, não é porque o torneio é brincadeira que vai virar avacalhação e palco da falta de interesse e do descaso completo para com a própria equipe. Compromisso é compromisso, não importa de qual natureza. Palavra dada deve ser cumprida, a não ser que haja imprevisto,... mas, disso nós já saberíamos.. né!? Que isso sirva para o Interclubes. Agora.. meu amigo.. ao invés de ficar escrevendo igual um doido aí (com a língua pra fora hahahahahaha) Comenta as partidas, que valem mais a pena! A minha vitória sobre o Gustavo, a do Vini sobre o Da Glória e a grande Vitória do PESCADOR!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto aguardamos os COMENTÁRIOS das Três Partidas, vamos ao que interessa após a homologação dos WO's pelo Presidente do CXTR, na Rodada BOB x CAPA:

    Aí segue a Classificação:

    Capablanca = 3,0 Match points e 10,5 Game Points

    Kasparov = 2,0 Match Points e 8,0 Game Points

    Bob = 0,0 Match Points e 6,5 Game Points.

    Ou seja.. no Confronto CAPABLANCA E KASPAROV que acontecerá na próxima Quinta:

    A equipe Kasparov TEM QUE VENCER O CONFRONTO por, no mínimo, 4X1 para empatar em 3 a 3 nos Match Points e levar o caneco no critério desempate, GAME POINTS, por 12,5 x 11,5!!

    SORTE A TODOS!!

    ResponderExcluir
  4. Errei no finalzinho...

    O Placar final ficaria 12,0 x 11,5 nos GP's.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem, vou tomar minha Maracujina. Agora que o Thales é chatim isso ele é. Na verdade o erro deste torneio foi fazê-lo com 15 pessoas quando deveria ter sido apenas 12, algumas pessoas não estavam muito afim de jogar e só fizeram porque eu insisti. Resultado: há cada rodada eu preciso fazer um malabarismo para que cada jogo aconteça. É aprender para o próximos. O comentário das partidas mais detalhadamente, a pedido do chatim, faço no próximo comentário. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Há cada rodada foi bravo, zero em português. O certo é:A cada rodada.

    ResponderExcluir
  7. Kasparov não morreu. Apenas Bobby morreu. Capablanca devia estar sepultado faz tempo.

    Facas nos dentes galera, pra cima deles!

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo Patrick ... nós, realmente, temos que reconhecer todos os malabarismos que vc fez para que esse torneio pudesse acontecer. Todos nós agradecemos o seu esforço assim como o do JAPA. Show. Grande Abraço. Comenta os jogos.

    Não podemos deixar de lembrar que existe hoje uma pessoa super feliz e muito afim de jogar xadrez e ajudar o Clube.. como já fez no passado com a doação dos Relógios Digitais: SIDNEY DUARTE o Pescador. Então quero ver os comentários desse jogo aêêê.. hehehe FELICIDADES!!

    ResponderExcluir
  9. Patrick,Rafa,Thales e demais amigos
    Nao sei se sabem,o TTC realizou um Interclubes em 2 categorias, B e C, schuring, a convite (3 equipes do anfitriao,AABB,CMUN e HSCER) para treino.No entanto,fizemos questao (o Sergio como organizador e eu como arbitro) de manter tanto quanto possivel,todas as regras oficiais (menos a de fornecer material por cortesia). Assim,tivemos WO e o celular perdia. Percebemos ,como em qqualquer por equipes,o interesse,compromwetimento,responsabilidade de cada um. A B,sempre mais comprometido, ate pq o rating é uma medida disto (dos em evolucao) do q a C. As equipes nao sei se sabem,sao de no min 4 e no max de 8. O Intra de vcs,nao difere do contexto acima e a diferença para o Interclubes é q é dificil convencer a fora da cidade,ir e nao jogar. Mas isto é a verdadeira equipe, pq faz parte da estrategia da equipe estar vencendo por 2x1 e propor empate superior para garantir o match, o que aqui nao houve. Alguns tb nao gostam ou nao sabem jogar por equipes e em outros o jogo cresce.O C,tem o fator unrated que pode desquilibrar (lembram do popular?). No A,ainda existe uma diferença entre um Diego e um Thales em um 1 tab e o B é equlibrio,JOGO DE EQUIPE. Por tudo isto, deve-se tanto quanto possivel,independente da descontracao interna (e ai cada um sabe ate onde encara a responsabilidade) manter ate certo ponto as regras,o que inclui WO e celular e no caso do Interclubes, alem de so jogarem aqueles que estiverem realmente dispostos. E deve caber ao Presidente (se possivel) a decisao final sobre escalacoes. No mais,parabens ao CXTR pela iniciativa e aguardemos quinta!

    ResponderExcluir
  10. Boa Marcelo,

    Obrigado por compartilhar e opinar por aqui no nosso blog.

    Estamos na reta final deste interno por equipes, com um balanço positivo ao meu ver. Quando terminarmos vou colocar meus comentários gerais.

    Abraços

    ResponderExcluir