quinta-feira, 17 de junho de 2010

Regional Sudeste: Ana Clara Monnerat Campeã













Aconteceu neste último fim de semana o Regional Sudeste de Xadrez Escolar na cidade de Barueri (na grande São Paulo). O torneio era aberto a todas as Escolas da Região Sudeste e o organizador foi o GM Giovanni Vescovi. E por falar em organização, a deste torneio foi exemplar. Horários respeitados, camisa do evento para todos os participantes, excelente arbitragem a cargo do AI Mauro Amaral e sua equipe, entre outros pontos positivos a se destacar.
O CXTR teve mais uma vez 2 atletas representando a cidade de Três Rios e o Colégio Santo Antônio, escola aonde estudam Ana Clara e Clarice Monnerat. E a participação das meninas foi novamente espetacular. Ana Clara foi campeã da categoria 2º ano escolar feminino do Ensino Fundamental (antiga 1ª série) e sua irmã Clarice ficou na 4ª colocação na categoria 6º ano escolar (antiga 5ª série) , esta que era considerada a categoria mais forte do evento.
O torneio teve a participação de 125 atletas e foi disputado da seguinte forma: Ensino Fundamental I - contou com a participação dos alunos do 1º ano do EF ao 5º ano masculino e feminino juntos, Ensino Fundamental II - alunos do 6º ano ao 9º ano do EF masculino e feminino juntos, Ensino Médio masculino e feminino juntos. Então vamos aos comentários dos jogos de nossas atletas. Ana Clara disputou 6 partidas, todos contra adversários mais velhos que ela e de séries superiores a dela, tendo jogado contra 5 meninos e 1 menina, fez 3 pontos e assim terminou em 1º lugar tornando-se na verdade Bi-campeã do Regional Sudeste, já que no ano passado também ficou em 1º lugar feminino na categoria 1º ano escolar na AABB do Rio de Janeiro. Ana Clara vem demonstrando um grande amadurecimento e apesar da pouca idade (7 anos) já apresenta certa experiência que tem feito a diferença em algumas circunstâncias, a chave de ouro pode vir ainda este ano com o título brasileiro escolar em Poços de Caldas em setembro. Clarice ficou na 4ª colocação mas esteve bem perto do título. Na sua categoria haviam 4 fortíssimas jogadoras: Isabelle Tamarozzi (campeã do torneio e 8ª no Brasileiro sub-12), Katherine Vescovi (vice no torneio e 3ª no Brasileiro sub-12), Beatriz Burached (3ª no torneio e campeã Brasileira sub-10) além da Clarice que ficou em 7º no Brasileiro. Clarice fez 4 pontos em 6 possíveis, só tendo sido derrotada pela forte jogadora do 8º ano Julia Alboredo (Rating Fide 1826) e pela atleta Katherine Vescovi em jogo muito equilibrado em que Clarice no final com pouco mais de 5 minutos tinha 4 peõs ligados e o Rei e Katherine já com a seta pendurada e com 1 peão a menos. Mesmo assim, Katherine ainda venceu graças a sua maior experiência em finais, Clarice parecia acreditar que venceria no tempo, passou a jogar sem pensar trocou os peões e ainda deixou um peão passar e virar dama, tomou mate há 10 segundos do fim do tempo de sua adversária. Apesar deste deslize, o resultado foi muito positivo, Clarice terminou em 4º mas com a mesma pontuação da 2ª colocada (e da 3ª ) e a meio ponto da campeã mostrando que com um pouquinho mais de treino também lutará pelo título no Brasileiro Escolar em Poços de Caldas. Ana Clara além de um lindo trófeu recebeu um livro da Editora Solis: Epopéia do campeonato brasileiro de xadrez, que conta a história de todos os campeonatos Brasileiros de xadrez.
Parabéns a todos os envolvidos neste grande evento e tentaremos no mês de outubro trazer para Três Rios um evento infanto-juvenil que também terá tudo para se tornar um evento marcante no xadrez nacional.

5 comentários:

  1. Parabéns à Aninha pela vitória neste torneio de tão alto nível e à Clarice que pelo que fiquei sabendo fez uma excelente partida contra Katherine. Parabéns!

    Matheus L.

    ResponderExcluir
  2. Patrick
    Parabens pela performance de ambas.Uma curiosidade,sem COLAR...Sabe de quem é o livro? Bem,no interclubes,vc traz que o autor autografa...

    ResponderExcluir
  3. As nossas atletas, Clarice e Ana Clara, a cada dia que passa tem nos dado mais alegrias. Todos nós esperamos que, muito em breve, o título brasileiro, nas categorias da Ana Clara e da Clarice esteja em Três Rios.
    Parabéns ao Patrick pelo empenho em desenvolver nosso CXTR.
    No escolar, em outubro, espero poder colaborar efetivamente para a sua realização.
    Parabéns mais uma vez as nossas atletas.

    ResponderExcluir
  4. Meninas.. show de bola!! As duas começam a mostrar mais maturidade no jogo. Aninha só pegou pedreira, jogou contra um monte de meninos e ganhou assim mesmo. Clarice também mostrou evidente melhora e por muito pouco não ganhou da Vescovi, em jogo que antes estava ganho. Rendimento bem melhor do que no Espírito Santo aonde perdeu fácil. A questão agora é experiência, e esses torneios são ótimos pra isso. Além disso, tem que continuar os treinamentos. Parabéns mesmo. Parabéns Patrick. Gostou da edição da postagem?? Grde abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ana Clara e Clarice representaram muito bem o CXTR. Parabéns Patrick!
    Muito sucesso para vocês!
    Abração!

    ResponderExcluir