sábado, 20 de novembro de 2010

CXTR comemora em grande estilo o Dia Mundial do Xadrez





Ontem dia 19/11 se comemorou o Dia Mundial do Xadrez devido ao nascimento de José Raul Capablanca, cubano, campeão mundial entre os anos de 1921-1927 e até hoje considerado um dos maiores gênios que este esporte já conheceu. Aqui em Três Rios o CXTR não deixou por menos e realizou uma grande festa. Trouxemos em nossa cidade pelo 2º ano consecutivo um Mestre Internacional de xadrez. Este ano a festa ficou a cargo do MI sérvio Dragan Stamenkovic de rating fide 2370. O MI enfrentou 22 participantes e conseguiu um resultado impressionante: 18 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Contamos com a participação de atletas de 8 cidades: Três Rios (Patrick, Venusiano, Rafael, Takenawa, Ana Clara, Mário, Marcos Júnior, Matheus, Luiz Alfredo, Frederico, Caio, Clarice, Gabriel), Levy Gasparian (João Luiz), Paraíba do Sul (Luiz Gustavo), Barra do Piraí (Ruy), Juiz de Fora (Evandro, Enzo, Arthur), Santos Dumont (Adalberto), Belo Horizonte (Éneas) e Além Paraíba (Salim). Entre os enxadristas presentes, mas que não participaram da simultânea: Sidney, Valério, Marco Formiguinha e na organização geral Thales Castro. Representando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, parceira no evento, André Cerqueira, e representando o Sesc também parceiro, Jaques Gaúcho. Também esteve presente, representando o Programa de Televisão SdeC Esportes, nosso amigo Paulinho que fez, certamente, mais uma excelente matéria esportiva. Os 3 jogadores que conseguiram empatar com o MI foram Evandro Reis e Arthur Webler de Juiz de Fora, Marcos da Matta Júnior de Três Rios e o único jogador a vencer o MI foi Salim Cohen de Além Paraíba, destaques também para as crianças Gabriel Trindade (12 anos), Clarice Monnerat (11 anos), Ana Clara Monnerat (7 anos) e Enzo Fontes (7 anos) o caçulina da turma. No fim tivemos o sorteio de 2 livros entre os participantes: Caio Xavier ganhou o Livro 101 Ataques Surpresas do Xadrez e Matheus Leal levou Dominando as aberturas de xadrez. Para finalizar um delicioso coquetel oferecido pelo Sesc. Agradecemos aos parceiros e colaboradores que fizeram deste evento uma grande festa: ao MI Dragan Stamenkovic, grande figura e excelente jogador, ao Vereador Betinho Barbosa, sempre solícito quando necessitamos, ao amigo Antônio Serrão (o Sapo) e ao Takenawa que ajudaram financeiramente o evento, ao Prefeito Vinícius Farah e sua competente Secretaria de Esporte e Lazer através do Secretário José Roberto Padilha e sua equipe e finalmente ao Sesc, co-irmão do CXTR, grande parceiro nesta jornada do xadrez na cidade, nosso mais profundo agradecimento, principalmente às pessoas do Jaques e Felipe. Agradecemos mais uma vez ao Mestre Internacional Dragan, que deu um incrível show de profissionalismo!!! Vem aí o maior evento do xadrez no ano na cidade de Três Rios: A Final do Campeonato Estadual do Interior (mais notícias em breve aqui no Blog).









10 comentários:

  1. Realmente os companheiros do CXTR estão de parabéns! Foi um evento de alto nível. O Dragan é um grande enxadrista.
    Parabéns ao Salim de Além Paraíba que conseguiu vencer ao grande mestre. E também parabéns a todos que lá estiveram.
    Aos nossos patrocinadores, ao Thales e ao Patrick mais uma vez afirmar que vcs são os esteios do CXTR.
    Vamos esperar a final do campeonato estadual do interior.
    Grande abraço a todos.
    JL

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto da simul! =) O evento foi mto organizado e tudo fluiu suavemente. CXTR sempre fazendo eventos legais, mto bom ter esse clube na região.
    Aproveito a chance para agradecer ao Thales que foi até JF pra dar carona p/ mim, Evandro e Adalberto.
    No tabuleiro, o mestre honrou seu título: desde a abertura, começou me pressionando e sem me dar espaço algum. Fiquei impressionado com a concentração e resistência que ele mostrou durante as 4 horas de jogo. Por um brevíssimo momento ele me deu chance de contrajogo que aproveitei, conseguindo assim o empate.
    Enfim, os jogadores e os organizadores estão de parabéns! Foi um evento impecável e proveitoso.

    Arthur Webler

    ResponderExcluir
  3. O evento foi incrível,uma integração de vários enxadristas da região e uma estrutura impecável.Dragan um verdadeiro gentleman conduziu a simultânea de forma magistral,mostrando sua força e ganhando partidas duríssimas.Parabéns aos organizadores,vocês estão de parabéns pela estrutura e organização,tivemos um coquetel após a simultanea e depois fomos conversar na pizzaria.Um grande abraço a todos e me convidem para os próximos.

    Evandro Reis

    ResponderExcluir
  4. Venho agradecer pelo convite feito dos amigos Thales, Evandro e Patrick e dizer que vocês da FXTR estão de parabéns pelo belo evento realizado!
    O MI Dragan honrou com certeza seu titulo e mostrou muita frieza, concentração e conhecimento ao enfrentar bons jogadores!
    Desejo Sucesso e vida longa ao clube e a vocês meus amigos!
    Muito Obrigado mais uma vez!
    Forte Abraço!!!

    Adalbeto Marino Martins Alves

    ResponderExcluir
  5. Bem,pessoALL... Foi uma pena nao poder ir.Alem de trabalhar (por uma semana nao estou de ferias), sairia muito tarde e teria que ficar por ai. Dragan,que eu ja conheco ha alguns anos,é um gentleman. E a organizacao do CXTR nao me surpreende mais. É esperar a surpresa do Interior! (Antes,quem puder,Popular, ainda tem gente que precisa de vaga!).Parabens a todos!

    ResponderExcluir
  6. Realmente foi muito legal. Valeu a pena todo o esforço. O Dragan realmente é um cara nota 10. Muito profissional, educado, e excelente jogador. UM VERDADEIRO EXEMPLO!! Pude analisar algumas partidas que me enviaram, e foi muito alto o nível no qual ele jogou, diante de todas as adversidades e os participantes também. Agradeço a todos os jogadores de coração!! Aos que vieram de fora para prestigiar, muito obrigado: RUY LOURY, EVANDRO, BETÃO, ARTHURZINHO, SALIM, ENZO e GUSTAVO(apesar de sócio)e ENÉAS!! NOTA 10. Obrigado também aos nossos JAPA, CLARICE, CLARINHA, FRED, BIEL, MARCOS JUNIOR, AUAD, MATHEUS LEAL, CAIO, TAKENAWA, VENU, PATRICK, MARIO e JOÃO LUIS. Especiais agradecimentos ao incrível JACQUES CRIZOZUM DO SESC e ao FELIPE, a PREFEITURA MUNICIPAL mais uma vez, sem ela não teria o evento, sempre através do próprio prefeito VINICUS FARAH e do Secrtário JOSÉ ROBERTO PADILHA, ao CANAL S d C - ESPORTES, através do PAULINHO E ANDRÉ, ao VEREADOR BETINHO BARBOSA, e ao SAPO que contribuíram de forma imprescindível para o sucesso da simultânea.
    João Luiz, como eu disse no encerramento: Patrick e eu e equipe, só estamos dando sequência a todo esforço que vc fez em 2009 para criar, ainda que tenha sido "de fato" o Clube. Isso aí é cria sua!!! Nós estamos no seu gás e vamos para a FINAL DO INTERIOR com Força e Honra. "TÂMU JUNTO"!!

    ResponderExcluir
  7. Não esqueci do grande SIDNEY PINHEIRO DUARTE!!! É QUE ESSE MERECE UMA POSTAGEM À PARTE PELO QUE ELE FEZ!! Em breve no BLOG a SURPRESA e o PRESENTE DO PESCADOR e o devido pacote de homenagens!!

    ResponderExcluir
  8. Foi muito legal realmente. Minha filha Ana Clara me falou ainda ontem que toda hora lembra e parece estar jogando a simultânea ainda. Para que todas pessoas vejam a importãncia de um evento como este para uma criança. Fica com certeza marcado para toda vida. Mais uma vez eu queria agradecer ao MI Dragan que se mostrou um Gentleman. O professor de minhas filhas o MI Marcus Vinícius Ovelha me falou que esteve com o Dragan e que também adorou participar do nosso evento.Parabéns também ao Thales Castro que participou efetivamente de toda organização.

    ResponderExcluir
  9. Amigos blz foi muito bom ,mais tem algo no ar ,Porque seria?

    ResponderExcluir
  10. A simultânea foi impecável, incrível resultado obtido pelo ilustre MI Dragan, a organização ficou simplesmente impecável, atraso de 10 minutos ou menos até se bem me lembro, nada faltando, muito bom mesmo. Coquetel depois também excelente, agradecer aos parceiros do CXTR que já vêm há um tempo estendendo a mão ao CXTR em todos os eventos. Abraço

    Matheus L.

    ResponderExcluir