domingo, 11 de outubro de 2009

CXTR Entrevista: Gérson Peres


Conversamos com o escritor, professor, técnico e forte jogador Gérson Peres. Também é o fundador do Clube de Xadrez On line (http://www.clubedexadrez.com.br/ ) site de xadrez que é referência no Brasil. Tem 36 anos e há 17 anos trabalha exclusivamente com o xadrez. É técnico desportivo com habilitação em xadrez, como professor estruturou o projeto de xadrez escolar na cidade de São Sebastião do Paraíso. Como jogador é tetracampeão mineiro absoluto e está em 97º lugar no rating FIDE Brasil.
.
.
1-Você é um dos grandes incentivadores do xadrez no Brasil. Acredita que o xadrez possa ser um agente de transformação social?Por quê?
.
A primeira coisa a citar é o aspecto do pensar. As pessoas tendem a agir por impulso. O xadrez é um aguçador da mente fazendo as pessoas pensarem antes de agir. Neste aspecto intelectual, poderíamos dizer que o xadrez ajuda a pessoa a raciocinar e a encontrar os melhores caminhos que a vida nos oferece. No aspecto social o xadrez é como outro esporte, dá oportunidade de uma pessoa menos favorecida se destacar, vencendo torneios, ganhando medalhas,trófeus e alguns até mesmo sobrevivendo propriamente do xadrez. Muitos jogadores tem oportunidade de viajar e conhecer vários lugares enriquecendo de cultura sua vida.
.
.
2-Li no seu site que o Ministro do Esporte Orlando Silva formou uma comissão para estudar o cenário nacional da prática do xadrez e a construção de um plano nacional de desenvolvimento do xadrez escolar (entre essas pessoas estão o vice presidente financeiro da CBX o professor Charles Moura Netto e o vice presidente de xadrez escolar Julio Lapertosa).Você acredita que esse é o caminho ? E o crescimento do xadrez escolar nos fará em breve uma potência nesse esporte?
.
Essa comissão é uma idéia muito importante, pois ela trará diretrizes e regulamentação ao processo de ensino do xadrez no meio escolar. Sem dúvidas esse é o caminho, inclusive a maioria dos que vivem do xadrez no Brasil estão ministrando aulas em escolas. O xadrez escolar funciona como uma peneira para descoberta de talentos nesse esporte. O xadrez de alto rendimento passa necessariamente pelo xadrez pedagógico, não há outro caminho.
.
.
3-Li também uma vez que você iniciou tarde no xadrez com 16 anos, mesmo assim você está entre os 100 melhores jogadores do Brasil. Isto faz diferença? Qual a idade ideal para começar?
.
A idade ideal para iniciar a prática do xadrez casa com a idade da alfabetização,por volta de 6 anos, mas nessa idade o xadrez deve ser uma atividade lúdica. A base é feita nessa idade e hoje em dia é essencial o ingresso cedo no xadrez e também não há lugar melhor que a escola para essa introdução no xadrez. Sou uma exceção, os que como eu começarem tarde terão que compensar com muito estudo. No meu caso, cheguei a estudar entre 6 e 8 horas por dia para chegar onde cheguei.
.
.
4-Noto também sua preocupação em fortalecer nosso xadrez competitivo. Seu site vende os melhores livros, vários deles ainda nem foram lançados em língua portuguesa . Essa é a melhor maneira de se tornar um grande jogador: estudando em livros dos grandes jogadores e professores mundiais?
.
Kotov, grande treinador Russo dizia que existem dois caminhos: determinação em estudar e prática constante. Para a prática existem softwares excelentes, existem os clubes físicos e a internet. O problema é a teoria, mas também existem softwares e bons livros. O jogador inteligente tem a sabedoria de fazer as duas coisas. Aconselho a todos a lerem, principalmente os livros clássicos: Dvoretsky, Watson, Seirawan entre outros.
.
.
5-Você também é professor (inclusive dá aulas pela internet) e escritor (co-autor do Espírito da Abertura). Como é viver do xadrez no Brasil?
.
Para o professor é uma modalidade como outra qualquer, é como dar aula de física ou matemática. Como jogador é mais complicado, é preciso estar entre os melhores do país, talvez entre os 10 melhores para ter uma condição estável. Mais fácil é ser professor, pouquíssimos jogadores tem patrocínio.
.
.
6- Mande um recado final aos jovens de Três Rios que querem ou já iniciaram na prática do xadrez.
.
Consigam na área de xadrez algo prazeroso como é todo esporte. Façam do treinamento uma prática agradável para a progressão contínua no xadrez, pois senão, um treinamento que não gera prazer fará com que você abandone o xadrez em breve. Estudem e pratiquem

2 comentários:

  1. Foram otimas as entrevistas com o Gerson e tambem com Vescovi. Parabens, tambem, pelo blog. Muito bem estruturado. Continue assim, e assim teremos mais divulgação do xadrez no Brasil.
    Tambem informo a criação de um novo blog, dirigido ao publico infantil. Trata-se do "xadrezdoPicaPau.blogspot.com", onde Felipe Silva irá noticiar sobre o xadrez infantil no Brasil. O blog encontra-se em experiencia, mas tende a crescer, como o blog do Clube de Xadrez de Tres Rio.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas entrevistas no blog do Clube de Xadrez de Três Rios, com repercursão nacional.
    Parabéns Patrick!

    ResponderExcluir