quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Fexerj começou bem o ano: Popular de Verão

Com quase 100 atletas, começou  o ano esportivo para a Fexerj em 2014 com o Popular de Verão na sede do novo clube ASA. Excelente estrutura e organização impecável, com rígido controle dos horários, fizeram um final de semana bem agradável no Rio. O grande campeão foi o MI Marcus Vinícius (Ovelha) que fez 5,5 pontos, seguido do MI argentino Luis Rodi e do MF Wágner Peixoto ambos com 5 pontos. O CXTR levou 7 atletas e não 6 como noticiei antes, pois o enxadrista Iago Henrique também se inscreveu, além de levarmos o enxadrista Haroldo Carvalhido, que ainda não se filiou a Fexerj, mas que em breve também estará filiado ao CXTR. A classificação final de cada jogador do CXTR, um pequeno comentário e a classificação inicial por rating (virá entre parênteses), você confere agora:
-Iago Henrique (29) 20ª colocação com 4 pontos, Iago se consolida como Classe A, o engraçado foi que Iago enfrentou 2 outros atletas do CXTR, venceu a mim (Patrick) e empatou com a Clarice. Grande performance.
-Patrick Monnerat (58) 43ª colocação com 3 pontos, fiz um bom torneio com rating perfomance de 1747 e também venci  o forte enxadrista Wily Petrenko de 1861. Na primeira rodada estive perto de vencer ou pelo menos empatar com o MF Jorge Medeiros, segundo o próprio Mestre.
-Márcio Cardoso (36) 57ª colocação com 2,5 pontos. Márcio fazia torneio para acabar entre os 20 primeiros, venceu as 2 primeiras partidas, inclusive do MF Jorge Medeiros e na 3ª rodada deixou de vencer com qualidade a mais o enxadrista Fernando Ventura e o pior, não solicitou empate ao juiz, quando o adversário tinha rei e dama, contra rei, dama e peão seu  e jogou para derrubar a seta do Márcio. Pronto, no segundo dia apenas mais meio ponto, apesar de só ter enfrentado fortíssimos jogadores. Ficou aquém de seu potencial.
-Clarice Monnerat (46) 60ª colocação com 2,5 pontos. Clarice foi a outra enxadrista a ficar em uma colocação abaixo do seu rating inicial. Conseguiu um excelente resultado com o Classe A Iago ao empatar, mas poderia ter vencido o jogo já que tinha torre e 2 peões contra torre e 1 peão e tinha 15 minutos contra apenas 1, mas talvez pela inexperiência, aceitou a proposta de empate . Jogou contra 3 Classes A e deixou de fazer um grande torneio ao ser derrotada na última partida por enxadrista com rating próximo ao seu. Mesmo assim, foi a melhor feminino do torneio e recebeu uma bonita medalha.
-Isabella Conti (81) 64ª colocação com 2,5 pontos. Isabella fez excelente torneio, empatou com 2 Classe B e com um Classe C forte (Reinaldo Mano). Recebeu aplausos do salão, inclusive do presidente Mascarenhas ao empatar um partida com peça e 2 peões a menos com brilhantismo.
- Leandro Conti (77) 71ª colocação com 2 pontos. Leandro vem evoluindo muito, já joga, ao meu ver, como Classe B e talvez por isso, apesar de ter ficado acima do seu rating inicial, poderia ter feito um torneio melhor, mesmo assim, fora o jogo contra o parceiro Haroldo, só enfrentou jogadores Classe B.
-Ana Clara (81) 73ª colocação com 2 pontos. Aninha também supreendeu ao vencer um jogador Classe B, com certeza fará grande duelo com Isabella Conti na luta pelo título estadual da categoria sub 12 (logicamente contra outras jogadoras talentosas de outros clubes) em março em Barra Mansa.
- Haroldo Carvalhido (92) 75ª colocação com 2 pontos. Haroldo não jogou a 1ª rodada e mesmo assim conseguiu fazer 2 pontos, precisa agora apenas preencher a ficha de filiação ao CXTR.

Portanto, estamos todos de parabéns, os enxadristas do CXTR que fizeram bonito no Rio e a Federação de Xadrez que começou mostrando que este ano o xadrez no Estado será ainda melhor que em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário