segunda-feira, 8 de abril de 2013

Magnus Carlsen vence Torneio de Candidatos Mundo da FIDE de xadrez 2013


Carlsen, M. – Svidler, P.
Magnus Carlsen – Peter Svidler


Magnus Carlsen venceu o Torneio dos Candidatos da FIDE, em Londres após uma dramática final que se tornou histórica para o mundo do xadrez.
Os dois líderes da competição, o norueguês Magnus Carlsen e o russo Vladimir Kramnik, inesperadamente perderam os seus jogos na última rodada e mantiveram a pontuação igualada, entretanto no tie-break, segundo a regra do maior número de vitórias, Carlsen sagrou-se vencedor (Carlsen, cinco e Kramnik, quatro).
 Vladimir Kramnik 
Vladimir Kramnik, segundo classificado 
pelo criterio de desempate

Na 14ª e última rodada, Carlsen jogando com as brancas, perdeu para Peter Svidler. Esta derrota daria o título do torneio para o seu adversário direto Vladimir Kramnik, se não fosse pela derrota que Kramnik jogando de negras sofreu diante de Vassily Ivanchuk.
Nos últimos dias de competição, Carlsen passou por dramáticos momentos. Perdeu a liderança contra Ivanchuk, porém com uma impressionante vitoria sobre Radjabov, conseguiu alcançar Kramnik.
Agora Magnus Carlsen será o adversário do atual campeão mundial, o indiano Viswanathan Anand, pela disputa do título mundial, o que acontecerá em novembro deste ano.

Rodada 14 – 1 de abril
Magnus Carlsen
0-1
Peter Svidler
Vassily Ivanchuk
1-0
Vladimir Kramnik
Boris Gelfand
½-½
Alexander Grischuk
Levon Aronian
1-0
Teimour Radjabov

Classificação apos a rodada 14

Classificação final

No critério de desempate tradicional, Kramnik terminaria em primeiro lugar, porém segundo as regras do Torneio de Candidatos, leva-se em conta o número de vitórias conquistadas por cada jogador (Carlsen, cinco e Kramnik, quatro). Após o primeiro critério de desempate, mantendo-se igual o número de vitórias, o vencedor seria definido pelo confronto direto.

Fontes: http://www.ajux.comuf.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário