Postado por Patrick Monnerat
Estivemos em Catanduva para participarmos do Fenac, o campeonato brasileiro sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14 e o CXTR se fez presente com 5 atletas. Mais sensacional ainda, na categoria sub-10 absoluto, o Juiz Forano Enzo Emanuel Fontes que joga pelo clube de Três Rios se sagrou campeão, conquistando o maior feito de um atleta do CXTR em seu curto tempo de existência. Enzo fez 5 pontos em 6 possíveis e conquistou com muito mérito este grandioso título que em muito nos envaidece. Nesta mesma categoria o jovem Lucca Cardoso também teve grande desempenho, fez 4 pontos e conquistou a 5ª colocação. Para se ter uma idéia da nossa força nesta categoria, antes de começar a última rodada tínhamos o 1º e 2º colocados. Na categoria sub-10 feminino outra grande participação: Isabella Conti também fez 4 pontos e ficou na quarta colocação. Na categoria sub-12 feminino, Ana Clara Monnerat fez apenas 2 pontos e ficou na 18ª colocação, porém, Ana Clara era a única atleta do CXTR no primeiro ano de sua categoria, ou seja, ano que vem volta a disputar o sub-12 feminino. Já na categoria sub-14 feminino Clarice Monnerat fez 3,5 pontos e terminou na 9ª colocação. O Rio de Janeiro levou além dos 5 atletas do CXTR mais 4 atletas: do CXPAR Cainã Bitencourt (15º na categoria sub-12 absoluto), Kelly Bitencourt (14ª na categoria sub-12 feminino), do CXV João Carlos Soares (26º na categoria sub-14 absoluto) e do TTC o também campeão Gianluca Jorio (categoria sub-12 absoluto). Apesar de pequena delegação o resultado foi bastante legal, 2 campeões para nosso Estado, fruto do trabalho inicial, mas promissor da Gestão do MF Mascarenhas.
Mas, nem tudo foram flores, durante o torneio um fato bastante desagradável aconteceu com um de nossos atletas. O jovem Lucca Cardoso após a 4ª rodada solicitou um autográfo ao nosso GM Giovanne Vescovi hepta campeão brasileiro e pais de 2 atletas de idade próxima ao nosso atleta, sem explicação lógica, o pedido foi negado com um rotundo "Não", ao ser questionado pela criança o motivo, apenas repetiu "Porque Não". Absurdo, grosseiro e ridículo, o pai de nosso atleta Márcio Cardoso retrucou dizendo que era um absurdo a negativa, o GM quis se defender dizendo que não assinaria um documento (Lucca solicitou um autógrafo na súmula) e ainda questionou quem era o Márcio, ridículo mais uma vez, primeiro porque se toparia assinar em outro papel que não uma súmula era só ter explicado ao nosso pequeno atleta e não foi isso que ele fez, apenas respondeu que não assinaria, segundo tentou rebaixar o pai de nosso atleta, que prontamente respondeu que o GM podia ser bom de cabeça, mas nem tem coração. O blog do CXTR vem a público repudiar a atitude de nosso GM e dizer que se sente envergonhado por um dia ter publicado aqui entrevista com este atleta. Eu, Patrick Monnerat, fiz questão de voltar a publicar um texto neste espaço, que agora vem sendo escrito pelo presidente do CXTR Venusiano Ramos, para contar e lamentar o triste comportamento do GM , mas sobretudo para parabenizar nossos atletas e nosso grande campeão Enzo.
Lamentável a atitude do GM Giovanni Vescovi.
ResponderExcluirParabéns aos nossos atletas! Resultado muito bom para o clube que vem crescendo a cada dia! Fica aqui também o meu apoio ao desabafo e indignação pelo fato lamentável com o Vescovi que presenciamos.
ResponderExcluirParabéns a essa galera que com certeza vai marca essa geração!
ResponderExcluirE realmente lamentável esse incidente com GM...
parabéns aos nossos jovens atletas!
ResponderExcluirA reposta ao citado "gm" foi dada na hora,no calor dos acontecimentos.
ResponderExcluirAgora,após refletir com calma,confirmo que: LASTIMÁVEL,INCONSEQUENTE,VERGONHOSA E CRUEL,são alguns dos adjetivos dignos à atitude desse nada maiúsculo giovanni vescovi.
Parabéns Patrick pela coragem em citar no blog de nosso clube o fato desagradável ocorrido no recente campeonato brasileiro de xadrez para crianças.Força e honra ao CXTR,clube que não se curva aos influentes
Márcio de Lucca
Parabéns a todos os participantes do torneio,vocês são o futuro do xadrez da nossa região!Belissima matéria do CXTR e do amigo Patrick Monnerat.Um abraço a todos do clube!
ResponderExcluirEvandro Reis - JF
Parabenizo os jovens Enzo e Lucca pela brilhante conquista!Pras cabeças meu rei!
ResponderExcluirTriste o episódio do GM Geovanni Vescovi. O Brasil não tem nenhum jogador entre os 100 melhores do mundo, É uma vergonha para o nosso país, Um camarada que deve em suas aulas estimular suas crianças, e nega um autografo! Altitude medíocre, imatura e impensada! Pobre alma......esse menino senhor Geovane Vescovi é campeão carioca sub-10 e quinto lugar brasileiro. Eu sou um capivara que tenho um vice campeão mineiro no JEMG- 2010. Sou conhecido por muitos no meio enxadrístico, principalmente no Rio, Minas e São Paulo.Espero não ter o prazer de conhece-lo pessoalmente.Apesar de conhecer os seus 2 filhos onde fui arbitro auxiliar no brasileiro escolar - 2012. Espero que eles não sigam, sua falta de ética e que você reveja seus conceitos, pois você daqui uns anos irá cair no esquecimento e esses meninos serão o futuro de nosso país!
Um Grande abraço aos amigos do CXTR- Força e honra sempre!
Adalberto Marino Martins Alves
Eu achei existia humildade por parte de um GM Brasileiro ,negar um simples autografo a um jovem aff. (ai Geovanni sou simples capivara mais vc nao passa de um ridiculo iguais a vc tem muitos e como disse nosso amigo Adalberto ,vcs como GMs brasileiros teriam por obrigaçao de estar entre 100 melhores do mundo.talvez vc aprendendo a ser mais humilde consiga essa facham ha torço por vc p/ aprender a ser mais humilde e ficar entre 100 melhores do mundo.
ResponderExcluirParabens a esses jovens atletas futuro do Brasil!!!
ResponderExcluirObrigado CXTR pela homenagem a nossos jovens tão dedicados e que, pouco a pouco, vão colhendo o fruto da dedicação. Sabemos o sacrifício que foi irmos até Catanduva e, felizmente, voltamos com excelentes resultados!!!
ResponderExcluirHumberto
Parabéns para os nossos brilhantes guerreiros que enfrentaram todas as dificuldades para representar a nossa regiao em Catanduva. Conheço a maioria dos meninos do sub 12 e percebi pelos resultados como foi competitivo e de alto nível a competição, o que valoriza ainda mais os resultados obtidos por todos os nossos atletas...parabéns para o Humberto pelo esforço de levar o Enzo...em Posts antigos já dizíamos que o dia dele iria chegar...
ResponderExcluirJose do Carmo , Viçosa, mg.