domingo, 28 de abril de 2013

Fenac: CXTR tem Campeão Brasileiro de Xadrez (Enzo Fontes)









Postado por Patrick Monnerat

Estivemos em Catanduva para participarmos do Fenac, o campeonato brasileiro sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14 e o CXTR se fez presente com 5 atletas. Mais sensacional ainda, na categoria sub-10 absoluto, o Juiz Forano Enzo Emanuel Fontes que joga pelo clube de Três Rios se sagrou campeão, conquistando o maior feito de um atleta do CXTR em seu curto tempo de existência. Enzo fez 5 pontos em 6 possíveis e conquistou com muito mérito este grandioso título que em muito nos envaidece. Nesta mesma categoria o jovem Lucca Cardoso também teve grande desempenho, fez 4 pontos e conquistou a 5ª colocação. Para se ter uma idéia da nossa força nesta categoria, antes de começar a última rodada tínhamos o 1º e 2º colocados. Na categoria sub-10 feminino outra grande participação: Isabella Conti também fez 4 pontos e ficou na quarta colocação. Na categoria sub-12 feminino, Ana Clara Monnerat fez apenas 2 pontos e ficou na 18ª colocação, porém, Ana Clara era a única atleta do CXTR no primeiro ano de sua categoria, ou seja, ano que vem volta a disputar o sub-12 feminino. Já na categoria sub-14 feminino Clarice Monnerat fez 3,5 pontos e terminou na 9ª colocação. O Rio de Janeiro levou além dos 5 atletas do CXTR mais 4 atletas: do CXPAR Cainã Bitencourt (15º na categoria sub-12 absoluto), Kelly Bitencourt (14ª na categoria sub-12 feminino), do CXV João Carlos Soares (26º na categoria sub-14 absoluto) e do TTC o também campeão Gianluca Jorio (categoria sub-12 absoluto). Apesar de pequena  delegação o resultado foi bastante legal, 2 campeões para nosso Estado, fruto do trabalho inicial,  mas promissor da Gestão do MF Mascarenhas.
Mas, nem tudo foram flores, durante o torneio um fato bastante desagradável aconteceu com um de nossos atletas. O jovem Lucca Cardoso após a 4ª rodada solicitou um autográfo ao nosso GM Giovanne Vescovi hepta campeão brasileiro e pais de 2 atletas de idade próxima ao nosso atleta, sem explicação lógica, o pedido foi negado com um rotundo "Não", ao ser questionado pela criança o motivo, apenas repetiu "Porque Não". Absurdo, grosseiro e ridículo, o pai de nosso atleta Márcio Cardoso retrucou  dizendo que era um absurdo a negativa, o GM quis se defender dizendo que não assinaria um documento (Lucca solicitou um autógrafo na súmula) e ainda questionou quem era o Márcio, ridículo mais uma vez, primeiro porque  se toparia assinar em outro papel que não uma súmula era só ter explicado ao nosso pequeno atleta e não foi isso que ele fez, apenas respondeu que não assinaria, segundo tentou rebaixar o pai de nosso atleta, que prontamente respondeu que o GM podia ser bom de cabeça, mas nem tem coração. O blog do CXTR vem a público repudiar a atitude de nosso GM e dizer que se sente envergonhado por um dia ter publicado aqui entrevista com este atleta. Eu, Patrick Monnerat, fiz questão de voltar a publicar um texto neste espaço, que agora vem sendo escrito pelo presidente do CXTR Venusiano Ramos, para contar e lamentar o triste comportamento do GM , mas sobretudo para parabenizar nossos atletas e nosso grande campeão Enzo.

11 comentários:

  1. Lamentável a atitude do GM Giovanni Vescovi.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos nossos atletas! Resultado muito bom para o clube que vem crescendo a cada dia! Fica aqui também o meu apoio ao desabafo e indignação pelo fato lamentável com o Vescovi que presenciamos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a essa galera que com certeza vai marca essa geração!
    E realmente lamentável esse incidente com GM...

    ResponderExcluir
  4. parabéns aos nossos jovens atletas!

    ResponderExcluir
  5. Marcio de Lucca29/04/2013, 16:51

    A reposta ao citado "gm" foi dada na hora,no calor dos acontecimentos.
    Agora,após refletir com calma,confirmo que: LASTIMÁVEL,INCONSEQUENTE,VERGONHOSA E CRUEL,são alguns dos adjetivos dignos à atitude desse nada maiúsculo giovanni vescovi.

    Parabéns Patrick pela coragem em citar no blog de nosso clube o fato desagradável ocorrido no recente campeonato brasileiro de xadrez para crianças.Força e honra ao CXTR,clube que não se curva aos influentes

    Márcio de Lucca

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos os participantes do torneio,vocês são o futuro do xadrez da nossa região!Belissima matéria do CXTR e do amigo Patrick Monnerat.Um abraço a todos do clube!
    Evandro Reis - JF

    ResponderExcluir
  7. Parabenizo os jovens Enzo e Lucca pela brilhante conquista!Pras cabeças meu rei!
    Triste o episódio do GM Geovanni Vescovi. O Brasil não tem nenhum jogador entre os 100 melhores do mundo, É uma vergonha para o nosso país, Um camarada que deve em suas aulas estimular suas crianças, e nega um autografo! Altitude medíocre, imatura e impensada! Pobre alma......esse menino senhor Geovane Vescovi é campeão carioca sub-10 e quinto lugar brasileiro. Eu sou um capivara que tenho um vice campeão mineiro no JEMG- 2010. Sou conhecido por muitos no meio enxadrístico, principalmente no Rio, Minas e São Paulo.Espero não ter o prazer de conhece-lo pessoalmente.Apesar de conhecer os seus 2 filhos onde fui arbitro auxiliar no brasileiro escolar - 2012. Espero que eles não sigam, sua falta de ética e que você reveja seus conceitos, pois você daqui uns anos irá cair no esquecimento e esses meninos serão o futuro de nosso país!

    Um Grande abraço aos amigos do CXTR- Força e honra sempre!
    Adalberto Marino Martins Alves

    ResponderExcluir
  8. Eu achei existia humildade por parte de um GM Brasileiro ,negar um simples autografo a um jovem aff. (ai Geovanni sou simples capivara mais vc nao passa de um ridiculo iguais a vc tem muitos e como disse nosso amigo Adalberto ,vcs como GMs brasileiros teriam por obrigaçao de estar entre 100 melhores do mundo.talvez vc aprendendo a ser mais humilde consiga essa facham ha torço por vc p/ aprender a ser mais humilde e ficar entre 100 melhores do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Parabens a esses jovens atletas futuro do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado CXTR pela homenagem a nossos jovens tão dedicados e que, pouco a pouco, vão colhendo o fruto da dedicação. Sabemos o sacrifício que foi irmos até Catanduva e, felizmente, voltamos com excelentes resultados!!!

    Humberto

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para os nossos brilhantes guerreiros que enfrentaram todas as dificuldades para representar a nossa regiao em Catanduva. Conheço a maioria dos meninos do sub 12 e percebi pelos resultados como foi competitivo e de alto nível a competição, o que valoriza ainda mais os resultados obtidos por todos os nossos atletas...parabéns para o Humberto pelo esforço de levar o Enzo...em Posts antigos já dizíamos que o dia dele iria chegar...
    Jose do Carmo , Viçosa, mg.

    ResponderExcluir