segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Brasileiro Escolar - Resultados dos atletas do CXTR

Como bem lembrado pelo AF Marcelo Einhorn em comentário no post anterior, 5 atletas de Juiz de Fora também representaram, juntamente com as irmãs Clarice e Ana Clara Monnerat, o CXTR durante o Campeonato Brasiliero Escolar neste fim de semana, são eles: Enzo Fontes, Rafael Mendonça, Lucca Cardoso, Isabella Conti e Nicole Moreira. Antes de trazer o resultado, gostaria de fazer um elogio ao campeonato. Juiz de Fora é uma cidade ideal para fazer eventos deste porte, boa rede hoteleira e restaurantes que agradam aos mais simples e aos mais sofisticados, opções de lazer e sem a violência de algumas capitais. Parabéns Luciane e Julio Lapertosa pela escolha, esperamos que ano que vem Juiz de Fora possa novamente receber este grande evento. Vamos ao que interessa, aos resultados, começando pelos meninos:
Rafael Mendonça 11º colocado na categoria 6º ano Absoluto com 3,5 pontos, categoria muito disputada e grande resultado, não recebeu medalha apenas pelo critério de desempate, pois teve a mesma pontuação do 10º e 9º.
Lucca Cardoso 5º colocado na categoria 4º ano Absoluto com 4 pontos. Lucca é filho do Márcio e agora também é treinado pelo Classe A Evandro Laet, como tem evoluído nos últimos torneios, grata surpresa.
Enzo Fontes 2º colocado na categoria 4º ano Absoluto com 5,5 pontos. Enzo foi para brigar pelo título, empatou apenas uma partida, com o campeão Alberto Tonhati e levou azar nos critérios de desempate, mas sem nenhuma dúvida fez um belíssimo torneio obtendo a melhor classificação do CXTR.
Agora as meninas:
Ana Clara Monnerat 10º colocada na categoria 4º ano Feminino com 3 pontos, torneio irregular, chegou a ser derrotada por atleta que havia vencido no Fenac sem grandes dificuldades, ficou atrás na classificação de atleta que venceu na 1ª rodada. Os critérios de desempate não lhe favoreceram, ficando empatado em pontos até com a 6ª colocada, pelo menos conseguiu uma medalha.
Isabella Conti 6ª colocada na categoria 4º ano Feminino com 3 pontos, nossa Campeã Estadual esteve bem até a 4ª rodada, mas 2 derrotas nas 2 últimas partidas lhe tiraram o pódium.
Nicole Moreira 5ª colocada na categoria 8º ano Feminino com 3,5 pontos. Grande evolução da nossa atleta, vem ganhando experiência em grandes torneios e já começa a incomodar as favoritas.
Clarice Monnerat 3ª colocada na categoria 8º ano Feminino com 3,5 pontos. Mais um pódium para o CXTR, conseguiu repetir a classificação do Brasileiro Escolar do ano passado. Fez um grande jogo contra a campeã Katherine Vescovi e no próximo ano talvez brigue pelo título.

Parabéns a todos nossos atletas e nossa parceria com a Ajux, 7 atletas com 6 recebendo medalhas e 2 pódiuns coroaram ainda mais o excelente ano do CXTR nas categorias de base/escolar.

10 comentários:

  1. Oi Patrick. Parabéns a todos os atletas e que continuem assim. Estes resultados são reflexos do investimento que clubes como o CXTR vem fazendo para proporcioanr a evolução dos enxadristas.
    Abraços a todos e até sábado.
    Antonio Alberto

    ResponderExcluir
  2. Fico muito contente com os resultados obtidos pelos nossos jovens enxadristas. Quando estive no SESI em Juiz de Fora e vi a quantidade de jovens, de vários Estados, participando do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, tive certeza de que o futuro do xadrez esta assegurado. Parabéns aos nossos atletas.
    Abraços.
    João Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Caro Patrick, como bom pai coruja que sou, não posso deixar de registrar o seguinte:

    O Enzo, na penúltima rodada liderava a categoria do 4º ano, com 1,5 a mais de M-Buch que o Alberto. O Enzo venceu a 6ª rodada mas, infelizmente, o Alberto ficou com 20 de M-Buch e o Enzo com 19,5. Ou seja, o Enzo obteve a mesma pontuação que o Alberto (5,5 em 6 pontos possíveis), venceu 5 adversários, empatando apenas com o Alberto e, por uma diferença de apenas 0,5 de M-Buch perdeu o 1º lugar.

    Confira em: http://www.casadoxadrez.com/CBXE2012%204%20ano%20absoluto.htm

    Portanto, nós, pais, consideramos que ele é "co-campeão". Por ser necessário haver critério de desempate, o fator decisivo acabou sendo o M-Buch e, assim, o atleta acaba sendo prejudicado pelo desempenho de seus adversários, ou seja, daqueles a quem ele venceu.
    Mas, lembrando o que sabiamente disse a mãe do Thiago Carstens Dobuchak (atleta de Curitiba, do 7º ano fundamental) para o Enzo: ele " teve um desempenho de campeão, teve a mesma pontuação do 1º lugar. Um atleta não tem como se responsabilizar pelo desempenho de seus adversários. Os critérios de desempate acabam vinculando o atleta ao resultados dos adversários, o que não é justo. Portanto, considere-se CO-CAMPEÃO".

    É isto aí! Pra nós, o Enzo VENCEU!!!
    Estamos gratificados. Troféu é apenas um detalhe! Ele já recebeu um presente nosso como Recompensa!

    Torcemos para que haja critérios mais justos de desempate, como, por exemplo, uma nova partida entre os atletas que empataram, nem que seja uma blitz. Aí sim, o atleta não dependerá do resultado de seus adversários e lutará apenas com suas próprias armas.

    Abraços
    Humberto

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos nossos atletas! mandaram bem lá.

    ResponderExcluir
  5. Humberto, boa noite.
    Em relação ao critério de desempate, o importante eh que ele seja estabelecido antes do início da competição. Não houve injustiça.
    Cada critério de desempate visa dar enfâse em algo, como por exemplo o nº de vitórias que dah enfâse no jogador que eh mais combativo. Infelizmente o critério que foi escolhido no torneio era o único em que seu filho era ultrapassado mas em torneio de xadrez eh assim mesmo, com jogadores da mesma pontuação, tendo colocação diferente em função do CD escolhido.
    O importante, como vc colocou, eh que ele teve um excelente rendimento e tomara que ele consiga manter esse padrão de jogo nos próximos torneios.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  6. Caro Alexandre, concordo plenamente com você. Em momento algum eu aleguei que houve injustiça. Pelo contrário! O Regulamento do campeonato é a lei que o rege e foi cumprido à risca. Concordamos plenamente!
    Assim como num concurso público, o Edital é a lei que deve ser seguida, não é mesmo? Todo enxadrista que se inscreve num torneio, submete-se ao regulamento, ok?
    O que eu quis frisar foi o fato de que, tanto o Enzo, quanto o Alberto, obtiveram o mesmo número de vitórias (5 em 6 possíveis). No confronto direto entre os dois, eles empataram, sendo que o Alberto tem rating FIDE e, neste caso, o Enzo foi quem se saiu melhor, vencendo um jogador que, em tese, seria mais forte que ele.
    Isto comprova que não houve um atleta melhor, nenhum dos dois foi primeiro ou segundo lugar. Ambos venceram. Porém, se houve um atleta que seria considerado "melhor", foi o Enzo, por haver empatado com um garoto com rating FIDE.

    No critério de desempate adotado pelo campeonato (M-Buch modificado), eliminou-se o pior resultado de cada enxadrista, ou seja, o adversário de pior desempenho final que cada um deles enfrentou. Mesmo neste caso, o atleta de menor desempenho final que o Enzo enfrentou, obteve 2 pontos. O atleta que o Alberto enfrentou e obteve o menor desempenho obteve apenas 1 ponto geral. Ou seja, o Enzo enfrentou atletas mais difíceis que o Alberto.

    Portanto, no meu entendentimento, o confronto direto entre os atletas é o melhor critério de desempate. E, como, inclusive neste aspecto, houve empate entre os dois, deveria ter havido uma nova partida para desempate, invertendo as cores das peças que eles haviam jogado inicialmente. Aí sim, poderíamos afirmar que um atleta foi primeiro e o outro segundo lugar.
    Foi isto que eu quis frisar e que espero seja refletido para todos os torneios de xadrez.
    Aqui em Juiz de Fora, na Liga-X, já houve um caso interessante, em que 4 garotas empataram em vários critérios de desempate. O que definiu a colocação final foi a data de aniversário ou mês de nascimento (salvo engano) delas. É mole?
    Portanto, isto só comprovou que as 4 estavam no mesmo nível enxadrístico, nenhuma era melhor que a outra.
    Abraço
    Humberto

    ResponderExcluir
  7. Prezado Humberto
    Aprendi do nosso IA Salamon e costumo comentar em cursos de arbitragens (creio que o Elcio tb concorde comigo) que não há criterio de desempate 100% justo. Obvio que alguns como confronto direto sao melhores como numero de vitorias como primeiro criterio. E empataram! Para o suiço habitualmente usamos Confronto, Milesimos Totais,Milesimos medianos ou com corte do pior (sistema brasileiro - a ordem dos milesimos varia, com mais partidas, a tendenxcia é usar o total depois) e depois numero de vitorias,.SB,etc O Escore acumulado só tem a desvantagem de ser previsivel (minha opiniao). So teriamos um vencedor e neste caso,o Enzo foi desfavorecido. Nao diminui o mérito dele em nada! Ele fez a parte dele (a perfeicao seria apenas os indiscutiveis 100%).Precisamos valorizar qualquer conquista! Parabens a todos e em particular a vcs da AJUX pela realizacao do evento. Espero em um futuro nao distante (ouviu Thales? rssr) visitá-los! Espero ver a todos de JF no popular em TR no proximo fds!Até lá!

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Marcelo.
    Só uma retificação: A realização do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar não foi iniciativa da AJUX, e sim da Casa do Xadrez Escola e Clube, de BH, do Prof. Júlio Lapertosa e sua esposa Luciane Sepúlveda. (http://www.casadoxadrez.com/index.htm).
    Nós, da AJUX, não tivemos participação alguma, ok?
    Gostaríamos, sim, que os próximos campeonatos brasileiros fossem em Juiz de Fora, em virtude de ser uma cidade com boas opções de transporte, acesso, restaurantes, rede hoteleira, grande número de enxadristas, etc.

    Abraço
    Humberto

    ResponderExcluir
  9. parabens para todos os dirigentes do CXTR, em especial para o Patrick, pela brilhante participação dos seus atletas no campeonato brasileiro escolar. Não podemos esquecer do Haroldo, um dos grandes responsaveis por esta brilhante participação dos atletas de Juiz de Fora.. Excelente resultado da Clarice.. Feliz pela volta da Jade...muito bom ver os atletas de Sao Joao Nepomuceno.. e por fim o Enzo, a maior revelaçaõ do xadrez escolar recente... pode ter certeza que os mesmos critérios que o prejudicaram irão beneficiá-los em outros torneios... Abraços em breve retornaremos..
    José do Carmo e João Vitor

    ResponderExcluir
  10. Caro José do Carmo, será um prazer tê-los de volta na Liga-X. Obrigado pelas palavras.
    Visite também nosso blog:

    http://www.ajux.comuf.com/

    Abs.
    Humberto

    ResponderExcluir