domingo, 10 de julho de 2011

Intraclube será o Torneio Pensado de Inverno

Começaremos na próxima quinta-feira o Torneio Pensado de Inverno que na verdade será o 1º Intraclube do CXTR. Há certo tempo atrás, o jovem Matheus Leal teve a idéia de organizarmos um torneio interno entre equipes, assim, optamos por organizar 3 equipes entre os associados, cada uma com 5 atletas e a formação de cada uma é a seguinte: EQUIPE BOB FISCHER Thales Castro, Sidney Duarte, Venusiano Ramos, Mário Rosa e Marcelo Monsores; EQUIPE KASPAROV Rafael Carvalho, Marcos Júnior, Matheus Leal, Luis Alfredo Auad e Gabriel Trindade; EQUIPE CAPABLANCA Luis Gustavo Castro, Patrick Monnerat, João Luiz Monnerat, Vinícius Couto e Clarice Monnerat.
Na distribuição das equipes tentei fazer 3 equipes equiparadas para que a disputa seja interessante e com chances de título para todas, também houve uma distribuição tentando colocar no mesmo patamar jogadores de nível semelhante, é claro que nem sempre isso é tão possível, por exemplo, ao meu ver no tabuleiro 1 Thales Castro é o franco favorito, assim como Vinícius Couto leva uma boa vantagem no tabuleiro 4, acredito que Matheus Leal é o mais forte no tabuleiro 2, assim , tentei equilibrar ao máximo as equipes e já peço desculpas caso algum jogador se sinta "ofendido" com o nível que ele tenha sido colocado, isso porque não usei o Rating Fexerj como único critério devido basicamente a 2 motivos: alguns jogadores (Auad, Gabriel e Marcelo) ainda não têm rating, e segundo porque alguns jogadores tem Rating Fexerj ainda incompatível com a força do seu jogo (João Luiz e Matheus Leal jogam para Classe B apesar de ainda serem C, Luis Gustavo joga com força de Classe A).
Sobre o torneio em si será disputado no Sistema Schuring Double-Round em 6 rodadas nas próximas 6 quintas-feiras sendo que cada equipe folgará em 2 rodadas. O tabuleiro 1 de cada equipe jogará apenas com o tabuleiro 1 das outras equipes e assim por diante. Alguns jogadores também poderão ter alguma dificuldade em comparecer toda quinta-feira por compromissos profissionais (Luis Gustavo, Mário e Sidney) e assim alguns jogos podem mudar de dia para facilitar estes atletas e conseguirmos realizar todas as partidas sem nenhum WO. Também precisamos confirmar com todos os atletas se concordam em participar deste torneio (ainda não confirmaram a presença por falta de contato meu os atletas Luis Gustavo, Mário, Auad e Gabriel) o que deve acontecer até amanhã no máximo. A premiação e a pontuação da disputa também vai ser definida (3X2 ou 4X1 fazem apenas 1 ponto geral para a equipe, assim, como é o Interclubes da Fexerj ou será pontuação somada que declarará a equipe campeã?). Acreditamos que estaremos fazendo um torneio diferente dos que já fizemos e encherá de ânimo o clube com uma disputa interna entre os 3 times formados, mas é claro, que a amizade que reina no CXTR está acima de toda disputa. Estamos muito orgulhosos de nos mantermos entre os clubes que mais realizam xadrez no Estado. Mais informações nas próximas postagens.

Patrick Monnerat

11 comentários:

  1. É isso aí Patrick... há algum tempo atrás o ML conversando comigo no MSN teve essa brilhante idéia... eu achei sensacional..e passei ela pá tu! Vai ser muito legal esse torneio.. mas o ideal é que todos os tabuleiros joguem simultaneamente, senão perde bem a graça... o negócio é o pau comer simultaneamente em todos os tabuleiros e a emoção vir à tona. Eu não sou franco favorito de nada.. meus adversários são: carne de pescoço e fio desencapado!! Perigo Total!!! Grandes jogadores! O que vc fez, Presidente, tá muito bem feito!!!!
    Cmonn Bobby Fischer..... ehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Thales,Bobby Fischer is the best now? rsrs
    Dr Patrick,dois comentarios tecnicos:
    O primeiro é que o Gabriel tinha grampo anterior (e portanto tem rating!), que foi usado no estadual Sub 14, 1244. A ordem seria GT e LA entao,nao?
    O segundo,uma reflexao sobre a pontuacao.Imagine um schuring em 5 rodadas onde uma equipe vence todas pelo escore minimo 2,5x1,5 (compare com 1X0 no futebol e o saldo de gols).Faria 4,0 e 125 totais. A outra perdeu este por 1,5x2,5 mas ganhou os outros 3 matches por 4x0.Faria 3,0 e 175 totais. Qual teria sido pra vc a melhor EQUIPE?

    ResponderExcluir
  3. Fala Marcelo, entendi sua comparação com o futebol, a melhor equipe para mim é aquela que vencer mais partidas e não aquela que tiver o melhor saldo, portanto o "saldo" só deve valer como critério de desempate. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Patrick e Marcelo.. no Torneio por equipes do FICS, chamado de TEAMLEAGUE, o qual minha equipe, a MOTLEYCREW, ganhou de novo,hahahaha funciona assim:
    O placar final é decidido pelos MP's = Match Points. Ou seja, se a Equipe Kasparov ganha da Bobby Fischer por 3,5 x 1,5, ela faz um Match Point. Os pontos das partidas, por exemplo o 3,5 e o 1,5 são computados no GP = Game Point, que é justamente o que o Patrick falou, utilizado como critério desempate.
    Exemplo, se uma equipe empatar com a outra em MPs(3,0 x 3,0 por exemplo) o desempate é pelos Gp's, ou seja, quem ganhou mais tabuleiros no final das contas :)
    Acho que o Interclubes da FEXERJ é assim também né?
    Marcelo, o Patrick fez um ótimo trabalho, acredito que não tem uma equipe melhor que a outra, tá bem equilibrado. Vai ser legal, não importa quem ganhe, o importante é a integração dos associados e manter a alegria no Clube :)
    Abraços a todos :)

    ResponderExcluir
  5. Isso ae!
    Vai ser super maneiro, minha equipe ta preparada!
    Grande iniciativa do Patrick.
    Thales, cuidado com o choque.

    Nos vemos lá, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha ... com certeza..Japaman :) Já saiu a tabela??

    ResponderExcluir
  7. Thales,
    Patrick vai postar hoje a tabela.
    Sua presença novamente no clube vai ser muito importante, que bom que vai participar.

    Vai começar na outra quinta, por uma questão de disponibilidade de algumas pessoas.

    O bonde Kasparov ta animado!! vamo que vamo!!

    ResponderExcluir
  8. Beleza Japa, tamo junto.. sempre.
    Já recebi a tabela por email.... pra eu jogar na 3a eu tenho que remanejar os treinos do Tênis, mas isso eu dou um jeito.
    Estou esperando a confirmação do Patrick acerca da contagem dos pontos.. tem que ser por Match Points, a equipe ganhou o confronto, leva um ponto, perdeu é zero e empatou é meio. Game Point é para critério desempate, pelo menos é assim em todo torneio por equipe, que se preze :)
    O bonde de vcs tinha que se chamar Magnus Carlsen! hehehehe só gurizada!
    Eu abro mão do nome Kasparov em homenagem ao Sidney que é alucinado pelo Fischer.. hehehehe
    A Equeipe de vcs é a favorita!
    Abcs.. Força e Honra!!

    ResponderExcluir
  9. Thales é isso mesmo. Match Points para definir a equipe campeã e Game Point como critério de desempate. Vou postar agora todo o calendário e o adiamento para quinta que vem dia 21 a 1ª rodada para facilitar a participação de alguns atletas.

    ResponderExcluir
  10. Boa iniciativa do CXTR, espero que dê certo.



    Abraços, Iago.



    OBS: temos que conversar depois, Patrick!!!

    ResponderExcluir
  11. Grande Iago, prazer tê-lo aqui no nosso Blog. Entre em contato comigo através do email do CXTR: cxtr@bol.com.br , abraços.

    ResponderExcluir