quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Folder do Torneio Relâmpago de Verão do CXTR

Dia: 17/02/11 Local: Sesc Três Rios localizado na Rua Nelson Viana nº327 Centro
Tempo de reflexão: 5 mintutos para cada jogador Sistema Suíço: em 7 rodadas
Inscrição: Gratuita. O atleta interessado em participar deve confirmar sua inscrição aqui nesta postagem nos comentários, também pode se inscrever pelo telefone 24-9236-4212 (Patrick) ou pelo e mail CXTR@bol.com.br e também no Sesc no dia do evento até no máximo 19:00 horas (haverá membros da Diretoria do CXTR à partir de 18:30 no local). O evento é aberto para enxadristas da cidade de Três Rios e de qualquer outra cidade.
Horários das Rodadas: 1ª Rodada 19:15; 2ª Rodada 19:30; 3ª Rodada 19:45; 4ª Rodada 20:00; 5ª Rodada 20:15; 6ª Rodada 20:30 e 7ª Rodada 20:45.
Premiação: Campeão Geral- Troféu; Vice-Campeão- Troféu; Melhor Classe B Medalha; Melhor Classe C Medalha; Melhor Sub-18 Medalha; Melhor Sub-14 Medalha e Melhor Feminino Medalha
Arbitragem: AA Venusiano Ramos e AA Rafael Carvalho

52 comentários:

  1. A galera ainda não confirmou, mas esperamos no mínimo uns 20 participantes. Teremos jogadores de vários niveis, vai ser ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Confirmados: Patrick, João Luiz, Rafael, Venusiano, Mário, Matheus Leal, Frederico, Gabriel, Valério, Clarice, Ana Clara, Evandro, Evaldo, Vinícius, Luiz Alfredo, Marcos Júnior, Lucas, Caio Xavier. O torneio vai bombar, tem muita gente ainda por confirmar, aguardamos a todos, abraços e até amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Hmmmmm, AA Venusiano e AA Rafael...
    Que moral hein, CXTR!?!?

    Confirmadaço.
    Vamo que vamo :D

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos novos árbitros Venusiano e Rafael, sucesso para ambos nesse novo seguimento.
    Em breve, estarão sendo convidados arbitrar um torneio FIDE.
    Abraço,
    Elcio

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Professor, sempre que precisar estamos juntos!

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Henrique... apesar de não te conhecer ou pelo menos não lembrar quem vc é, eu pergunto... tudo bem?
    Olha eu confesso que não li o seu comentário todo pq eu acabei de chegar de Belo Horizonte em uma viagem muito cansativa já que saí de JF às 06:30 da manhã e já voltei... mas te falo uma coisa... eu nem vi isso aí que vc tá falando.
    Primeiramente, porque o emparceiramento está sendo feito pelo SWISS PERFECT e todos os emparceiramentos são feitos na presença de todos os jogadores, pelo menos, daqueles que ficam até o final da rodada, e são muitos. De uma coisa eu tenho certeza, vc pode até estar certo no seu raciocínio técnico, mas que não houve beneficiamento algum, isso eu te garanto que não houve. Alías, se houvesse, eu não teria pego na 4ª Rodada o Leandro que não tem Rating Fide, isso pra mim foi péssimo. Além do mais, não posso imaginar ser beneficiado enfrentando o MARCELO SANTOS, o qual é um dos jogadores mais duros de se enfrentar pelo seu espírito de luta... quem estava lá viu eu reclamando da sorte "Putz.. peguei o Santos.. ele vai querer jogar até a morte" .. isso pq eu estava muito cansado e tinha que ir embora já que a minha mulher estava esperando no Hotel... o Santos joga até o final.... às vezes até chegar a rei contra rei. E quem viu a partida assistiu a luta de quase 03 horas e meia que acabou em empate, partida esta muito analisada pelo MESTRE RICARDO TEIXEIRA ao final.
    Agradeço a visita no blog.. e continue aparecendo.. mas.. com certeza... não hoouve beneficamento... se houvesse não teria pego o Wagner Morais na 2ª Rodada e nem tampouco jogaria sábado que vem com o Leandro da Hebraica, e também teria escolhido alguém menos trabalhoso pra jogar na 3ª Rodada do que o Santos :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. E os fakes continuam....Meu caro PH....
    Primeiro,vc está sendo leviano ao afirmar que há manipulação.O emparceiramento é feito por software e na presença de vários O Árbitro é o AA Fernando Madeu.
    Segundo,agradeço sua importante observação.É sempre bom,discutir,debater arbitragem...É importante para os novos árbitros não aprenderem apenas manipular softwares,mas tambem entender (ate confesso q nem e preciso hoje em dia tanta pratica manual) os principios do suiço. Aprenda então pq o Leandro subiu e não o Daniel... O resto do emparceiramento da rodada vc erraria se permitisse a desnecessaria dobra da cor.Nao sei se vc sabe mas o SP é baseado no emparceiramento baeado no rating (Dutch System) que vc encontra no Handbook FIDE (C04) e que esta no help do programa tb. Transcrevo do Handbook no original para que nao paire duvidas:
    A.5 Byes
    Should the total number of players be (or become) odd, one player ends up unpaired. This player receives a bye: no opponent, no colour, 1 point. A bye is considered to be a downfloat.
    B.5 No player shall receive an identical float in two consecutive rounds.
    Portanto,LeandroxMarcelo está correto. Realmente,vc desconhece e muito!Acho que nao preciso continuar...
    FA Marcelo Einhorn

    ResponderExcluir
  9. Prezado Marcelo,
    Gostaria de ajudar a esclarecer a dúvida do Paulo Henrique.
    Alguns erros estão acontecendo no emparceiramento do Estadual da FEXERJ sim.
    Você, Paulo Henrique e quem mais se interessar pelo assunto, podem observar na lista dos inscritos a relação está por ordem de rating FIDE e depois o correto seria colocar o rating CBX.
    O responsável pelo emparceiramento colocou o ID CBX e no lugar do rating CBX trocou pelo da FEXERJ – situação errada, pois é um evento FIDE e CBX. Veja abaixo como deveria ser a relação por ordem de rating e com isso outro emparceiramento:
    Rating inicial

    SNo. Nome Elo-CBX Elo-FIDE FED
    1 Milton Kasuo Okamura 0 2175 BRA
    2 Alexandre Ferreira Campos 0 2171 BRA
    3 Diogo Duarte Guimaraes 0 2166 BRA
    4 Luiz Antonio Bardaro Manzi 0 2152 BRA
    5 Marcelo Einhorn 0 2115 BRA
    6 Fernando Ventura de Oliveira 0 2109 BRA
    7 Marvio Darilho Salles 0 2100 BRA
    8 Daniel Mattos Marcolino 0 2059 BRA
    9 Marcelo dos Santos Silva 0 2055 BRA
    10 Thales Jose Fernandes de Castro 1852 0 BRA
    11 Rodrigo Mello Dos Santos 1812 0 BRA
    12 Wagner Soares de Morais 1805 0 BRA
    13 Guilherme Vieira Espinosa 1788 0 BRA
    14 Francisco Carlos Coelho Schwab 1710 0 BRA
    15 Leandro Esperanca de Souza 0 0 BRA
    Rodada 1

    Me. SNo. Nome Pts Res. Pts Nome SNo.
    1 1 Milton Kasuo Okamura 0 - 0 Daniel Mattos Marcolino 8
    2 9 Marcelo dos Santos Silva 0 - 0 Alexandre Ferreira Campos 2
    3 3 Diogo Duarte Guimaraes 0 - 0 Thales Jose Fernandes de Castro 10
    4 11 Rodrigo Mello Dos Santos 0 - 0 Luiz Antonio Bardaro Manzi 4
    5 5 Marcelo Einhorn 0 - 0 Wagner Soares de Morais 12
    6 13 Guilherme Vieira Espinosa 0 - 0 Fernando Ventura de Oliveira 6
    7 7 Marvio Darilho Salles 0 - 0 Francisco Carlos Coelho Schwab 14
    15 Leandro Esperanca de Souza 0 1 - - BYE

    ResponderExcluir
  10. Outro erro básico que está acontecendo é que o programa usado é o Swiss Perfect 98, esse é um programa ultrapassado e o programa que a FIDE recomenda hoje para os torneios FIDE é o Swiss Manager. Acredito que por falta de segurança e de conhecimento (o Estadual Absoluto 2010 da FEXERJ é o exemplo mais recente) a FEXERJ não vem usando esse programa como parâmetro nos seus eventos.
    Caso você não saiba Marcelo, informo que a diferença básica entre os programas citados, apesar de que os dois usam o sistema holandês (como vc citou) é que o Swiss Manager prioriza a cor dentro de um grupo de pontuação enquanto que o Swiss Perfect 98 prioriza mais a força. Sempre vai dar uma diferença entre os dois.
    Hoje o árbitro dispõe de um programa que é uma Ferrari (Swiss Manager) para andar e a FEXERJ prefere andar de Fusca (SP98) que não é mais recomendado pela FIDE. Vale citar os ganhos adicionais com o Swiss Manager para a arbitragem, tais como:
    1. Gerar relatórios Krauser.
    2. Gerar relatórios em Excel.
    3. Gerar relatórios de Normais.
    4. Gerar arquivos para o PGN – Chessbase.
    5. Colocar online as informações no Chess-Results.

    Veja como seria o emparceiramento da 1ª e 2ª rodadas, seguindo os critérios de rating adequados (FIDE e CBX) neste Estadual, observe abaixo que já na 2ª rodada o emparceiramento não bate com a da competição:
    Rodada 2

    Me. SNo. Nome Pts Res. Pts Nome SNo.
    1 6 Fernando Ventura de Oliveira 1 - 1 Diogo Duarte Guimaraes 3
    2 4 Luiz Antonio Bardaro Manzi 1 - 1 Leandro Esperanca de Souza 15
    3 8 Daniel Mattos Marcolino 1 - 1 Marcelo Einhorn 5
    4 2 Alexandre Ferreira Campos ½ - 1 Marvio Darilho Salles 7
    5 10 Thales Jose Fernandes de Castro 0 - ½ Marcelo dos Santos Silva 9
    6 12 Francisco Carlos Coelho Schwab 0 - 0 Milton Kasuo Okamura 1
    7 14 Guilherme Vieira Espinosa 0 - 0 Rodrigo Mello Dos Santos 11
    13 Wagner Soares de Morais 0 1 - - BYE


    Rodada 1

    Me. SNo. Nome Pts Res. Pts Nome SNo.
    1 1 Milton Kasuo Okamura 0 0 - 1 0 Daniel Mattos Marcolino 8
    2 9 Marcelo dos Santos Silva 0 ½ - ½ 0 Alexandre Ferreira Campos 2
    3 3 Diogo Duarte Guimaraes 0 1 - 0 0 Thales Jose Fernandes de Castro 10
    4 11 Rodrigo Mello Dos Santos 0 0 - 1 0 Luiz Antonio Bardaro Manzi 4
    5 5 Marcelo Einhorn 0 1 - 0 0 Francisco Carlos Coelho Schwab 12
    6 13 Wagner Soares de Morais 0 0 - 1 0 Fernando Ventura de Oliveira 6
    7 7 Marvio Darilho Salles 0 1 - 0 0 Guilherme Vieira Espinosa 14
    15 Leandro Esperanca de Souza 0 1 - - BYE

    E esses erros só aumentam com o desenrolar da competição, afetando todas as demais rodadas.
    Espero ter ajudado e ter esclarecido os problemas de emparceiramento do Estadual Absoluto FEXERJ 2010.
    AF Elcio Mourão

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Caro Paulo Henrique, quem está escrevendo é Patrick Monnerat Diretor do CXTR e responsável pela maioria das postagens deste blog, gostaria de te esclarecer que nosso Blog dá total liberdade para quem quiser escrever e se expressar da forma que achar conveniente aqui nos comentários das postagens, logicamente sem palavrões e baixarias. Porém, como paira no ar a dúvida se você é realmente um enxadrista real ou apenas mais um fake, gostaria que no próximo comentário, caso você venha a fazer, você se identifique-se melhor, diga para nós ou seu nome completo ou seu clube para que possamos te dar o tratamento que você merece, caso você seja realmente um fake e está se escondendo atrás de um nome falso e vem aqui no nosso Blog criar confusão eu te digo: errou o lugar amigo, nosso clube é um clube pequeno, modesto, mas de gente séria que gosta realmente de xadrez e que acha esta politicagem que por ai está acontecendo podre e que só pode piorar o xadrez, assim ou você se identifica ou seus comentários serão excluídos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Caro Élcio ...

    Eu não entendo patavinas disso... só sei e mal jogar xadrez, melhorando aos poucos, mas, seja o que for.... seu comentário é bemdiferente do que fez o Paulo Henrique, o qual o Marcelo chegou a qualificar de leviano. Tudo o que vc disse é o oposto de dizer que houve ou está havendo beneficiamento. Isso é delírio, com todo respeito. Eu mostrei alguns elementos lógicos que comprovam que não há o que o Paulo Henrique disse e o Marcelo alguns elementos técnicos. Se a Fexerj preferiu usar o Fusca ao invés da Ferrari, e eu nao tenho cabedal técnico pra dizer se isso está certo, foi uma opção dela, e isso não implica em dizer que ela está beneficiando A ou B. Se houvesse beneficiamento a mim, não teria pego o cara mais forte do torneio na 1a rodada, um sem FIDE na 2a, o Santos na última rodada do domingo e também não jogaria com outro sem FIDE na 4a rodada. Pra mim, tudo isso aí foi péssimo.

    Paulo Henrique .. obrigado, mas, calma, se tem uma coisa que o Marcelo não é.. é ser desonesto.

    O xadrez é um jogo de guerra... mas ela nasce e morre no tabuleiro.... e se queres uma Revolução.. faça-a sem armas ... PAZ!!

    ResponderExcluir
  14. PH
    Embora eu desconfie quem vc seja,é mais honesto que vc se apresente meu caro FAKE....Isto sim é LEVIANDADE E DESONESTIDADE.... E olha,se for quem eu desconfio,eu e vc sabemos que vc nao precisa disto. Eu nao preciso fazer curso do SM com ele (esiste ate um outro AF certificado, lembra-se?), eu o uso bem, afinal trabalho com software. ..E ele ensinou no curso? Cobrou na prova? Falando em prova...
    Elcio
    Enrolou e nao confessou ao PH que nao houve manipulacao e nem pq o emparceiramento da 2 rodada. Vc nao precisa me dizer as difenças do SP e do SM...Se acha o SP tao obsoleto assim,nao mostre no seu curso.E pra quem nao sabe,nao existe so o SM. Tem o softare usado no Aeroflot, tb sertificado e que gera o Krause etc,que ate ja cheguei a testar em alguns anos.
    E aonde está que que o correto é usar o rating CBX? Pq entao,vc nao usou nos IRTs que fez (Mendes,Araruama,Cabo Frio) e sim pura ordem alfabetica de sobrenomes,o que gera distorcoes piores no emparceiramento. O rating FEXERJ como segundo criterio é bem mais justo e ate conmpreendo que vc o condene por razoes poliicas. Poderiamos,embora nao seja o escopo,debater sobre o rating CBX, mas vc sofismou bastante! Aplicou os crierios ue acha correto (rating CBX) que já altera os resultados da rodada inicial. Ai infere resultados pra emparceirar a segunda Utilize agora o criterio do rating FEXERJ. Emparcere a 2 rodada pelo SM e veja se tem diferença ali. Vc mesmo CONFESSA que utilizam o mesmo sistema de emparceiramento.
    Enfim, aproveitando a carona do Patrick, se formos debater arbitragem ou qualquer outro tema,que o façamos sem FAKES,agressoes pessoais,sofismas,etc...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Prezado PH
    Conheco bem sim e o estilo tb.
    Então,vc deve se lembrar que foi árbitro do quadro.Não deveria cometer um erro de emparceiramento tão infantil,não é?
    O Elcio não foi claro e padagógico.Usou um sofisma já demonstrado. Mas é uma opiniao.Vc tem todo o direito de me achar incompetente.
    E não fui eu quem comecou chamando os outros de manipuladores não é?
    Bem,acho que o debate já rendeu o q devia.

    ResponderExcluir
  18. Caro Paulo Henrique, sobre o convite de jogar uma partida é só marcar. Agora ainda me questiono, será que você é mesmo o tal Paulo Henrique Santana que foi federado em outra época? Bom pelo que você disse, você só está jogando pela internet. Então porque um enxadrista que não está participando muito das atividades enxadrística no Estado chega em nosso Blog em uma postagem sobre um torneio interno do CXTR com o comentário com o título "QUE COISA FEIA" e cheio de ataques ao Marcelo e ao Thales? Ora, me parece estranho, talvez realmente tenha relação com uma possível briga entre você e Einhorn no passado, mas, francamente, uma briga na década de 80 e vc vem ao nosso Blog cheio de pedras na mão acusando inclusive que um jogador do nosso clube está sendo beneficiado (para quem está afastado vc até que está por dentro, sabe que nosso atleta quer ter Rating Fide), com sinceridade, se for realmente verdade vá fazer análise, e não é análise de xadrez não, é análise mesmo, com Psiquiatra, porque,se mágoa da década de 80 faz você dar um PITI deste porte, quem dirá um problema mais recente. Agora, para mim que não sei ser falso, você deve ser Fake sim, como muitos que apareceram no Blog do Amorim, e se for um Graúdo do xadrez Estadual ou Nacional, pior ainda. Portanto, Paulo Henrique (ou não?) vai fazer sua Politiquinha por outras bandas. Nosso clube se orgulha de em pouco tempo ser um exemplo de xadrez no Interior, cria um blog para você, assim você fala a besteirada que vc quer falar lá e lê quem quer.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Paulo Henrique.... desculpas aceitas :)

    ResponderExcluir
  21. Por um acaso este Paulo Henrique é aquele que tinha uma empresa com o Marco André? e pode me dizer qual é o nome desta empresa? se souber é só me dizer qual o site que vc joga meu amigo e vamos jogar umas patidinhas. Sobre o acontecido acho que a nossa federação anda de fusca a muito tempo e não é só no quesito arbitragem.
    Um fraternal abraço a todos de 3 rios e nos vemos aqui o alfabarra clube no Aberto do Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ainda não me respondeu meu amigo, qual era o nome da empresa que tinha com o Marco? desculpe, sei de tudo, mas preciso saber ao certo
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Renato, me desculpa intrometer, mas como o cara vai saber o nome da empresa se ele for Fake? Talvez, se a gente der um tempinho, o cara pode procurar, se informar e até dizer o nome da empresa, mas o desafio está feito: prova para mim que vc não é Fake e diz agora o nome da empresa.

    ResponderExcluir
  26. Vai ser um prazer recebé-lo meu amigo da antiga, te vejo lá e quando quiser aparecer para jogar uma partida ao vivo é só chegar as quintas e sextas.
    abraço.

    ResponderExcluir
  27. Tempo esgotado, para quem entrou e fez comentário às 14:28, depois 15:41 e 15:56, agora não responde ao Renato e nem ao meu desafio é porque não sabe o nome da empresa. Assim, provavelmente Sr. Fake sabe de 1 caso antigo de um jogador que teve um problema com o Einhorn e que segundo informações que eu peguei mora atualmente nos EUA, fica fingindo ser o cara e vem zonear nosso Blog. Sai fora Fake, deixa o xadrez sério para as pessoas sérias.

    ResponderExcluir
  28. Paulo Henrique... fiquei sabendo que vc tinha falado que eu era um "gentleman" mas excluiu o comentário .. pô cara.. coloca aí de novo :)

    ResponderExcluir
  29. Amigos,
    só desejo fazer mais uma correção:

    1710 é a ID_CBX do Francisco Schwab, seu 'rating' CBX é 1947, o que o coloca na 9ª posição, portanto nenhum dos emparceiramentos realizados ou apresentados aqui estão corretos.

    Abraços,
    Levy.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite a todos!
    Entrei aqui a alguns dias mas parece que a coisa esquentou.
    A presença dos FAKES está cada dia mais constante nos blogs, imagino que tenha ligação com as eleições para o Conselho de Árbitros e até com as próximas eleições para a fexerj.
    A discussão é sempre válida, mas no lugar certo e na hora certa. O que não consigo entender é uma pessoa ficar procurando pequenos deslizes para se apoiar sem apresentar uma proposta melhor.
    Fiz o curso de árbitros com o Sr. Élcio e ele ensina a utilizar o SP, não compreendo a avaliação de "fusca", pois afinal perdemos um tempo precioso que poderíamos aprender mais sobre a "ferrari".
    MInha sugestão é a seguinte, estão chegando as eleições para o Conselho, então aqueles que se consideram como uma opção melhor que o Marcelo, se pronunciem ao invés de nomearem um testa de ferro como candidato.
    Vamos fazer política de verdade e buscar melhorias reais para o XADREZ em nosso estado.
    Abraços,
    David

    ResponderExcluir
  31. RENATO... um abraço pra vc tb :)

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de lembrar a todos que a pessoa que atacou o falado Paulo Henrique foi exemplarmente punida, ficando longe dos tabuleiros por alguns anos e não pode ser remetido a esta situação novamente. Ninguem merece isso.
    abraço a todos.

    ResponderExcluir
  33. Com a sumida do Paulo Henrique, que para mim é realmente um Fake e que tem o papel de iniciar uma discussão se escondendo atrás de 1 nome falso e criar assim uma guerra entre as pessoas verdadeiras, vou comentar o que poderíamos chamar de questão técnica de toda essa discussão. Assim como o Thales, eu também não entendo de arbitragem, programa X ou Y, mas mesmo assim eu gostaria de me intrometer. Vocês acreditam mesmo que a diferença do programa é uma questão tão importante? Eu não! Venho levando minhas filhas em alguns torneios Brasil afora e vários destes torneios que elas disputaram (inclusive torneios CBX) foram com o Swiss Perfect, com todo respeito aos entendidos, isto não pode ser uma questão importante para acusar alguém de incompetente, na minha opinião é apenas uma questão de escolha. Com relação ao rating CBX ou Fexerj idem, para que serve utilizar o Rating? Criar uma possível relação de forças, principalmente na 1ª rodada, para que os mais fortes não se enfretem de imediato. Riscos de distorções sempre existirão. Por exemplo, minha filha Clarice de 11 anos tem rating CBX 1810 e Fexerj 1155, pior, minha filhinha menor Ana Clara de 8 anos tem rating CBX de 1705 e fexerj 787 ou algo parecido, se disputarem um torneio com o Thales, nosso mais forte jogador na cidade de Três Rios, ficarão na frente dele se utilizarmos o Rating CBX. Então convenhamos, um ou outro critério, um ou outro programa, um possível rating errado (Schwab) não é o X da questão. Querem criticar a federação? Também tenho queixas, cadê o calendário do ano, que até agora nada, informações no site oficial sobre o Estadual só apareceram no meio desta semana e isso é muito ruim, entre outras falhas da Direção da Federação. Mas com sinceridade, tem gente querendo ver chifre na cabeça de cavalo, encontrar problema aonde não existe e isso é pior ainda. Agora, por último, ao criador de Fakes, tá na hora da gente evoluir, o que está em jogo é o rumo do xadrez estadual no próximo período, vamos fazer uma discussão madura, com nomes reais e sem agressões infundadas e pueris pelo bem do xadrez.

    ResponderExcluir
  34. Grandes amigos Patrick,Thales e CXTR,
    Mais uma vez vocês apresentaram uma maturidade incomum em nosso estado quando o assunto é xadrez.
    Parabéns mais uma vez pelo trabalho desenvolvido e saibam que nós do CXP andamos juntos nessa caminhada emm prol do xadrez.
    Uma coisa que ainda não entendi e talvez alguém saiba me responder: Se existe um Conselho de Árbitros e este conselho tem um presidente, porque todas as críticas recaem sobre o prezado Marcelo?
    Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  35. É impressionante o que as pessoas fazem quando misturam seus interesses pessoais para fazer essa política de merda.

    Vai chegar uma hora, que nós, enxadristas sérios, que gostamos e queremos um xadrez de verdade, vamos nos cansar dessas brigas apelativas, vamos lutar pelo que importa, vamos depor todos vocês!

    O Sr. José das Couves tem todo o direito de discordar, discutir, opinar sobre as questões técnicas, criticar a organização, a administração etc.. Propor algo melhor.. Mas chamar de desonestas duas pessoas idôneas é demais. Que pelo menos se identificasse. Devia existir um rating para a moral, veríamos como tem mestre capivara.

    Apesar de ser aqui uma mídia para divulgar as atividades de do nosso clube, dos nossos jogadores e que aceita comentários de qualquer um, só pedimos o mínimo de se identificar e ter um algum critério para não postar acusações tão levianas e que estão totalmente fora do tópico. Esse é o intuito do nosso blog, divulgar o xadrez, divulgar o nosso xadrez. Uns deviam se preocupar em atualizar mais os seus, informar mais e mais rápido, é dever! Outras premiadas mídias deviam é parar de divulgar seu exacerbado radicalismo, parar de manipular os comentários. Parar de manipular as esquetes alheias.

    Amigos, vamos orar pelo reino de Caissa. Agora ele precisa
    Abraços
    Rafael Carvalho
    CXTR

    ResponderExcluir
  36. HUauhahuahuahuahuahu Ô JAPA.. mandou bem demais... lindo comentário... gostei do RATING MORAL e MESTRE CAPIVARA.. eheheuehuehueuhe... VC DISSE TUDO..briga apelativa e acusações levianas... uma pena...! PATRICK ... mandou muito bem também... CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO.. é o que querem ver... PERGUNTO ao tão estimado ELCIO MOURÃO... pq ele disse que foi um erro listar os jogadores que não tem rating fide utilizando o rating FEXERJ e não o CBX no ESTADUAL, se no ABERTO INTERNACIONAL DE ARARUAMA, aonde vc arbitrou, a listagem de jogadores após os RATINGS FIDES se deu pela ordem alfabética...sendo que os jogadores tinham RATING CBX...isso não é um erro também??? Meu caro ÉLCIO.. pergunto numa boa.. eu não entendo nada.. só quero humildemente saber... faço isso sem ironias ou acusações.. vc sabe que eu não tenho nada contra vc ... na verdade não tenho nada contra ninguém, nunca tive e nem vou ter...... OK?? Aguardo sua resposta... E DAVID ... vcs de PETRÓPOLIS também são sérios .. somos irmãos nessa luta de fazer um xadrez isento de politicagem e vaidades.. também não sei porque todas as críticas caem sobre o MARCELO.. ele nem é o àrbitro ...

    Abraços a todos..

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Patrick e Thales,

    Foi com muita tristeza que li os comentários desta postagem. Então, resolvi escrever, em primeiro lugar em meu nome e em segundo pelo Movimento Convergência do qual faço parte como todos sabem.
    Repudio com veemência os fakes. Acho-os desnecessários para abordarem qualquer conteúdo. E é de péssimo gosto. E, acima de tudo, repudio menções a fatos (pretéritos e presentes)PESSOAIS e questões PESSOAIS.
    Quero me ater ao conteúdo apresentado pelo
    fake PH, arbitragem. Olha, assim, como o Thales, não entendo xongas, nem de ferrari nem de fusquinha! Mas creio que um debate em alto nível, uma dialética na matéria entre os dois AF, o Élcio e o Marcelo, seria muito bom a quem possa interessar. Não concordam?
    Agora escrevo como membro da Convergência. Não permito (verbo correto e legítimo por quem gasta muito tempo e energia pelo Movimento) qualquer tipo de associação entre esse fake e a Convergência. Temos feito um trabalho duro, com acertos e erros mas visando sempre a um objetivo que é de oferecer e melhorar as práticas de Xadrez do RJ.
    Também não permito que usem esse fake como escada para escreverem sobre "essa política", "política de merda",etc. Política é bom. É aquilo que fazemos para alterar um estado de coisas que achamos não estar bem. Política é nosso dia a dia, se por exemplo, mando uma carta para uma empresa de ônibus reclamando que o degrau de acesso é muito alto faço política. Se compareço a uma reunião de condomínio no meu prédio, faço política. Graças a Deus (já era tempo!) estamos vivenciando um SALUTAR PROCESSO POLÍTICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
    Portanto, sérios todos somos, do CXP, do CXTR, de todos os os outros clubes, dos parceiros e membros da Convergência (entidades e pessoas físicas).
    Por fim, convido a todos a fazerem uma avaliação do trabalho sério da Convergência nos locais adequados: www.xadrezriodejaneiro.blogspot.com e www.maiakowsky.blogspot.com

    Convido também a participarem do Aberto do Brasil-Cidade Maravilhosa na próxima sexta-feira no Alfabarra.

    Parabéns ao CXTR pelo ótimo trabalho. Fiquei satisfeito em encontrar o Patrick na AABB e poder, olho no olho, aparar uma aresta que existia em relação a uma postagem no meu blog.

    Agora vai começar Mengão x Botafogo!

    Cordiais saudações.

    José Eduardo Bastos de Oliveira Maia.

    ResponderExcluir
  38. Olá amigos, espero que assunto fake esteja encerarado e o assunto arbitragem do Absoluto continue, porque quero saber o que está certo e o que está errado. Thales, em relação ao td cair em cima do marcelo, acredito que seja porque ele é o único da federação do Rio que dá cara para bater, o Presidente faz o que quer e o Marcelo é o único que fala pela federação. Pasme vc, a documentação do Alfabarra Clube para a filiação está com ele, O PRESIDENTE, desde março do ano passado e depois de email, carta e até conversa comigo, ele não se dignou a responder nada sobre o assunto, o pobre do marcelo é que sofre com minhas cobranças e chatiações.
    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  39. Prezado MF Eduardo Maia, acho ótimo podermos manter esta discussão que nada mais é do que fazer política. A associação a Politicazinha, Política de merda e por aí vai se trata de como esse possível Fake colocou toda questão e é ótimo que finalmente o Movimento Convergência venha publicamente se colocar contra os Fakes, porque até agora isto não tinha acontecido. A associação entre o que o Fake disse e a atuação do Movimento Convergência não foi feita por ninguém, leia de novo todos os comentários, você foi a 1ª pessoa a fazer esta associação, será que foi devido até agora os Fakes que apareceram aqui ou no Blog do Amorim terem apenas defendido o Movimento Convergência ou terem atacado a atual gestão da Fexerj? É possível, convenhamos o "escritor fantasma" é no mínimo um simpatizante do Movimento. Mas, se vocês se colocam contrário ao uso de Fakes também estão contra ao que eu estou chamando "política de merda" e isso é bom. Agora, que é estranho aparecer um "cara" sumido desde a década de 80 fazendo acusações de favorecimento e manipulação em um torneio e em seguida aparecer o comentário do AF Élcio Mourão dizendo que realmente existiam erros neste emparceiramento, isso é. Acho com sinceridade que AF Élcio podia sim dar sua visão do que ele acha certo ou errado, do fusquinha e da ferrari, etc, mas acho que devia, sendo ético, desmentir o tal PH, dizendo não havia fraude, e sim e apenas o que ele acredita ser um erro técnico, mas ele não disse isso no comentário dele e isso pode sugerir oportunismo. Espero que ele possa responder a dúvida que o Thales colocou em um dos últimos comentários, isso vai ajudar muito a manter a discussão "técnica", com isso aproveito para também responder ao Renato Carvalho, o que você Renato está chamando de certo ou errado? A posição de vocês estão tendo parece estar querendo dimunuir o Campeonato Estadual Absoluto deste ano e não se trata disto. Vamos supor que agora todos nós concordemos que só será usado o Swiss Manager, que por ordem será usado o Rating Fide, seguido pelo CBX e talvez no fim o Fexerj, em que isto diminui o Campeonato em andamento. Vamos cobrar sim da Direção da Federação que o calendário saia logo, que nossos grandes jogadores optem por ficar no Estado e não tenham que sair para jogar por São Paulo, vamos cobrar para que o Estadual de Menores seja registrado na CBX para que os campeões possam ser beneficiados com estadia e alimentação no Brasileiro de Categorias e vamos sim fazer uma discussão técnica não só de arbitragem, mas também de xadrez escolar, desenvovimento do xadrez no Interior, entre tantas discussões sérias e pertinentes que o momento exige e aí sim estaremos fazendo POLÍTICA. Pelo bem do xadrez. Abraços a todos. Patrick Monnerat

    ResponderExcluir
  40. Caro Maia...

    Primeiramente... viva o Roger Federer!!!

    Obrigado pela visita... e pelo comentário no blog...também concordo que uma discussão técnica entre os dois AFs em questão é salutar e pedagógico para todos nós que não entendemos xongas, como vc mesmo disse... desde que um deles não suma quando instado a responder uma questão.... aí fica no ar e feio.
    Bom vc falar que o seu Movimento tem erros.. todos temos... o CXTR, a Fexerj, a FIDE, a CBX, os outros Clubes.. afinal, a falibilidade é humana e se não errarmos somos Deuses... O que sempre transpareceu em todos os comentários e postagens feitas pelo seu Movimento era que ele era proveniente do poder de Deus... divino e infalível, nenhum errinho.. tudo perfeito... e ficar ouvindo isso por um tempão é irritante. O que não se pode é procurar “chifre em cabeça de cavalo”, como muito bem disse o Patrick... sejam os erros de quem forem ... são normais. No entanto merecem observação as associações sabiamente apontadas pelo Patrick. Tem gente não comungando da sua cartilha. O seu comentário é feliz e oportuno... que todos aqueles que te seguem possam vê-lo e que isso sirva também para que os Fakes, que são pessoas de verdade, mas, covardes, aprendam a criticar mostrando a cara, para que o processo político seja feito de forma democrática, construtiva e sem baixarias.

    A todos... Façamos Xadrez como ele sendo um fim em si mesmo! ... sem vaidades e sem ambições que não sejam as enxadrísticas. Os fins não justificam os meios. Um dos grandes desafios de quem faz Xadrez é conseguir deixar de lado esses sentimentos menos nobres e não buscar a promoção pessoal que transcenda ao Xadrez. Ou seja, não fazer do Xadrez ou da “Política do Xadrez”, uma oportunidade para vendetas e um trampolim para se conseguir vantagens pessoais que não sejam os próprios méritos advindos do Tabuleiro. Em termos de xadrez, fora do tabuleiro eu quero o nada! E é essa a política do nosso Clube, o Xadrez como um fim em si próprio... Humildemente, é assim que todos deveriam agir.

    Um grande abraço pra vc e obrigado pelos elogios os quais os devolvo para vc também :)

    Felicidades!!

    ResponderExcluir
  41. Patrick... Vc é o meu Presidente!!

    ResponderExcluir
  42. Ao Clube de Xadrez 3 Rios,
    respondendo a sua pergunta, não quero falar mais de fakes, não costumo me envolver nesses debates na internet, quando faço é expondo meus sentimentos que tenho pelo que acho certo e faço questão de colocar meu nome. o que eu acho que é certo e errado não vem ao caso, quero saber tecnicamente o que está certo e errado no absoluto, esta discussão sim tem que continuar de maneira ordenada e sincera, se for possível. e continuando acho que a federação é cheia de incompetentes e não sei o que ele faz para ter ainda seguidores como vcs e outros.

    ResponderExcluir
  43. Caro Renato Carvalho, em primeiro lugar eu gostaria de dizer que apesar de tecnicamente eu não saber quase nada de arbitragem, não existe nada de errado no Absoluto, ora quais são os "erros" apontados pelo AF Élcio Mourão: 1º usar o Swiss Perfect e não o Swiss Manager, ora é claro que é opinião dele que o segundo programa é melhor mas usar o primeiro é lógico que não configura um erro; 2º Não usar o Rating CBX como segundo critério e sim o Rating Fexerj, ora respondo com a pergunta que não quer calar: Porque em Araruama não foi usado o Rating CBX e sim ordem alfabética após o Rating Fide? Creio que seja apenas escolha da organização e pronto, não tem essa de certo ou errado. Agora quero falar sobre a sua segunda colocação sobre ser "seguidor" da Federação. Reconhecemos a Diretoria da Federação como legítima, mas temos muitas críticas a como as coisas vem sendo conduzidas , é só ver nesta postagem quantas coisas concretas eu levanto criticando a federação (aqui entenda-se Direção da Federação), só não enxerga quem não quer. Agora acho que a diferença é que a crítica que eu fiz é construtiva e pontual, as críticas que foram feitas nos comentários desta postagem foram ilusórias e até mesmo oportunistas. O que aconteceu foi uma acusação falsa seguida de uma opinião pessoal de qual o melhor programa e critério para ordenar o emparceiramento, mas sem desmentir que não há erros e deixando com que pessoas sérias como eu acredito que você seja, fiquem desconfiados que tenha acontecido algo errado, peço mais vez que os AF Marcelo Einhor e AF Élcio Mourão possam esclarecer estas questões aqui nos próximos comentários. Sobre a competência das pessoas da Federação eu respeito sua opinão apesar de não ser a minha, mas concordo que muitas questões do xadrez estão sendo levadas de maneira incompetente, não só pelas pessoas hoje na Direção da Federação como também das lideranças do xadrez no Estado e acredito que está na hora da gente poder se organizar para tornar o Xadrez do Rio de Janeiro uma referência de Xadrez Competente para todo o Brasil. Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Ao clube de xadrez 3 rios,
    gostaria de avisar que não responderei mais a seus comentários, não tenho o hábito d ficar me envolvendo nesses debates, entrei neste para desmascarar um fake, em relação a sua resposta não gosto de ler que vc não entende de arbitragem, diz que não tem nada de errado no absoluto, diz ainda que as escolhas são da organização e depois pede que os dois AFs esclareçam as questões, se precisa esclarecer é pq vc acha que pode ter erro.
    reconheço a diretoria da federação como legítima também e tenho, como já foi dito, opinião totalmente contrária a vc, não me vejo em parceria com este tipo de gente, por isso me dirigi a vcs como seguidores, me desculpe se o adjetivo é pejorativo, não acredito que possamos fazer um xadrez de qualidade e competente com a ralé.
    Tenho também que dizer que o fato de apoiar o movimento que realmente faz um xadrez de qualidade, competente e honesto, não falo por eles, eles tem seus membros mais aptos para isso, td que falo aqui é opinião minha e expressado sem nenhum medo e com muita vontade de ser entendido de maneira a não ofender a quem não deve.
    Que o Grande Arquiteto Do universo lhe cubra de Paz e prosperidade.

    ResponderExcluir
  45. Xiiiii, acabou argumentação e começou a apelação. Não pedi esclarecimento ao Árbitros por dúvidas minhas e apenas para esclarecer as suas, mas em nenhum momento te ofendi, te tratei mal, até mesmo porque não nos conhecemos. É melhor mesmo você não responder mais nada, não me conhece, não conhece meu trabalho e me chama de ralé. Com certeza, com pessoas como você que se acha os "sabe tudo" não dá mesmo para conversar. Mesmo assim, também desejo paz no seu caminho porque acho que você precisa.

    ResponderExcluir
  46. Caro Renato... vc perguntou se houve erro no Estadual Absoluto. Te respondo, porque eu estava lá.. durante duas semanas. Se houvesse algum erro todos os jogadores teriam gritado e se revoltado imediatamente contra a organização, afinal, ninguém é idiota e trouxa. E lá só tinham jogadores experientes... Alexandre Campos, Marvio Salles, Marcelo Santos, Manzi, Milton Okamura, Francisco Schwab Fernando Ventura e outros. Não houve nada de errado no Absoluto... a não ser o fato de um Fake maluco aparecer aqui e dizer que estavam me beneficiando. Depois disso o AF Elcio Mourão apareceu e disse que os erros se resumiam a: 1º usar o Swiss Perfect e não o Swiss Manager e 2º Não usar o Rating CBX como segundo critério e sim o Rating Fexerj. Ora nada disso pode se cosntituir em erro que comprometa o torneio. Primeiro porque o SWISS PERFECT é um programa plenamente usável, tanto que ensinam o seu uso nos cursos de arbitragem e, segundo, o emparceiramento pelo Rating Fexerj após FIDE é feito com o intuito de continuar listando os jogadores por força, em ordem decrescente. Tal fato também pode ser feito utilizando-se o Rating CBX. Mero Critério. Agora, ... como muito bem disse o PATRICK, entilulando como a pergunta que não quer calar: Porque em Araruama(torneio arbitrado pelo AF Elcio Mourão) não foi usado o Rating CBX e sim a ordem alfabética após o Rating Fide? Como ele pode dizer que a FEXERJ errou se foi feito pior em Araruama e salvo engano em Cabo Frio também? NUNCA VI USAR COMO CRITÉRIO DE FORÇA A ORDEM ALFABÉTICA. Será que o JOgador com a Letra A é mais forte do que o com a letra B?? Bem.. de qualquer forma.. foi um critério... e certamente isso não desmereceu o torneio vencido pelo MI PERDOMO, e tampouco saíram GRITANDO NOS BLOGS que havia fraude ou algo do gênero. O que não se pode é criticar os outros quando se faz pior, né?

    Bem.. apesar das linhas escritas de afogadilho... vc entendeu.. vc é inteligente.

    Estou contigo no combate aos Fakes e agradecemos a força que vc deu para desmascarar o tal do PH que voltou e apagou todos os comentários que fez... talvez por vergonha do verdadeiro Paulo Henrique... ou por alguma recaída moral.

    Um grande abraço e sorte aí nos seus torneios, tudo de bom ao ALFABARRA!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  47. Ao clube de xadrez 3 rios,
    venho aqui pedir desculpas ao senhor que escreve, não o conheço, não sei de sua história e nunca quis, em nenhum momento ofendê-lo e pelo que li eu o fiz, por isso peço desculpas pelas palavras como ralé que, hoje depois de pensar e refletir sobre isso, chego a conclusão que não é uma maneira educada de me expressar. senhores do clube de xadrez 3 rios, a quem devo total respeito pelo trabalho realizado, este que escreve pede desculpas pelo mal entendido e lembro que td começou por conta de um ninguém que não sabe o que é fazer xadrez acontecer.
    Fraternal abraço a todos.

    ResponderExcluir
  48. Quem escreveu o post anterior foi eu, Renato Carvalho, não prestei atenção e estava com a conta google da minha mulher.
    abraço a todos e desculpas por isso também

    ResponderExcluir
  49. Boa Renato... tá tudo tranquilo :) Bela atitude a sua!! Só os grandes reconhecem publicamente os próprios erros.
    Desculpas aceitas :)
    Estamos todos aí nessa mesma luta do Xadrez e sempre com as portas abertas. Parabéns pelo trabalho aí no Alfa!!
    Lembrou bem.. o Fake botou pilha mesmo.... mas ele não conseguiu me tirar do sério heheheh.
    Sorte aí e Felicidades!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Renato Carvalho, meu nome é Patrick e aceito suas desculpas sem qualquer problema. Também desejo sucesso a seu clube (e que a filiação a Federação ocorra logo) e no Aberto do Brasil que será realizado neste fim de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  51. Boa.

    E a paz reina novamente!

    Com educação e respeito tudo fica mais fácil de resolver.

    Parabéns a todos, que por fim, deixam este exemplo.

    ResponderExcluir
  52. Nao devemos confundir definições politicas com tecnicas. Sobre as primeiras, acho que os comentarios do Patrick principalmente, são suficientes e até agora estão sem resposta. Vamos as colocacoes tecnicas. A FIDE,estabeleceu um formato (Krause) txt que contem os dados do torneio.Primeiro podemos notar que mesmo sendo uma facilidade do programa,este formato nao contempla ratings locais e segundo,a FIDE nao determina o uso de um programa especifico como o Manager, como proprietário.Pòr isto a CBX nao obriga o uso do ratring CBX (cuja formula de cálculo,ao contrario do FEXERJ é inteiramente diferente do FIDE- Venu,vc pode se desejar explicar a distribuicao normal),ordem alfabetica (a usada erradamente é a de sobrenomes) e nem o uso do Manager .No Aeroflot foi usado o Swiss Master q tb gera relatorios web e é bom. Mas nada impede que por ex,que eu use o SP e exporte para um programa web que eu tenha desenvolvido quie gere relatorios web e o arquivo Krause. O uso do SP,mais simples,inclusive ainda é exigido pela CBX (vc tem q enviar junto para o rating).Discussoes sobre quakl é mais precso sao mais profundas. Quanto ao uso do rating FEXERJ cito varias razoes,-- O rating CBX nao é atualizado,transpassado ou similar,com fortes distorcoes.So existe como base para torneios e federacoes pequenas.A ordem alfabetica de sobrenomes (pq nao nomes?) causa distorcoes ainda piores que posso exemplificar.(E foi usado nos IRTs do Elcio este ano).Já o FEXERJ é conhecido parametro real de forca e regimentalmente obrigatorio o uso sempre que possivel no estado.Nao por acaso,ele tem sido renegado (desde o uso do extinto Rating RJ) e as normas do Estado nao ensinadas em Cursos de Arbitragens

    ResponderExcluir