quinta-feira, 17 de abril de 2014

Boletim FENAJ nº 1

Boletim FENAJ Nº1- A Cidade de Três Rios

Três Rios é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Sua população urbana aferida em 2010 pelo Censo é de 77.503 habitantes mas possui uma população flutuante que gira em torno de 400 mil pessoas devido ser cidade-polo da região centro sul fluminense, atraindo visitantes de todas os municípios vizinhos e também de municípios de Minas Gerais em busca de empregos, comércio e lazer.

Os três rios que fizeram o município receber essa denominação são os rios: Piabanha, Paraibuna e Paraíba do Sul. A cidade, antes chamada de Entre-Rios, foi elevada à categoria de município em 1938, chamando-se Três Rios. Porém, manteve-se o nome Entre-rios em várias instituições e estabelecimentos comerciais, como forma de resguardar a história da região.

A cidade de Três Rios vem experimentando um grande crescimento nos últimos anos com a chegada na cidade de grandes indústrias como a Nestlé, a Latapack-Baal e mais recentemente a Neobus. No comércio, grandes lojas também se fazem presente no município como as Lojas Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Líder, Ricardo Eletro, Lojas Cem entre outras. Toda esta retomada no crescimento que vive atualmente a cidade, em muito se deve a visão empreendedora do prefeito municipal, Sr. Vinícius Farah e sua equipe, que desde seu primeiro mandato vem colocando a cidade de Três Rios entre os municípios com maior crescimento proporcional no Estado do Rio de Janeiro e também do país.


Na área cultural, a cidade que apresenta um cinema (Cine Três Rios) e um teatro municipal, aonde importantes peças são frequentemente apresentadas, possui  também vários Festivais em sua agenda cultural como o Festival Internacional de Dança, o Festival Gastronômico e Festival Nacional de Teatro.
Na área esportiva, não tinha mesmo como fugir de sua vocação. O Prefeito Vinícius Farah é profissional de Educação Física e sua competente Secretaria de Esportes é liderada pelo ex jogador de futebol, Sr. José Roberto Padilha, que atuou nos times do Fluminense, Flamengo e até na Seleção Brasileira de Juniores. Hoje a cidade é uma referência nacional na ginástica olímpica e possui um dos centros mais modernos deste esporte no país. No xadrez, apesar de ainda ser muito jovem, o clube local, o CXTR, vem obtendo grandes resultados no Estado e também em competições nacionais. Vários atletas do clube como os jovens Enzo Fontes, as irmãs Clarice e Ana Clara Monnerat, Isabella Conti, Nicole Moreira, Lucca Cardoso, Maria Clara Dias, Pedro Lage, Luiz Fernando da Glória e Jonatan Simão já trouxeram importantes conquistas estaduais e até nacionais para o CXTR. Quando levamos ao prefeito municipal a proposta de fazermos aqui o FENAJ não se pensou 2 vezes, fomos agraciados com todo apoio para fazermos o FENAJ em nossa cidade.

Portanto, a todos que nos visitarão durante o Campeonato Brasileiro de Xadrez sub 16 e sub 18 absoluto e feminino no mês de maio, tenham certeza que serão recebidos de braços abertos em uma cidade que sente em prazer em receber bem seus visitantes. Sejam todos muito bem vindos a cidade de Três Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário