domingo, 20 de outubro de 2013

Três Rios tem Campeã e vice Campeã Brasileira de Xadrez



Peço licença a todos para escrever esta postagem na 1ª pessoa, como Patrick Monnerat, pai muito coruja, mas também dirigente bastante dedicado ao CXTR. É fato  que o CXTR cresceu muito nos últimos anos, sendo hoje representando por atletas de vários municípios além de Três Rios, temos atletas filiados que moram em Paraíba do Sul, Levy Gasparian, Volta Redonda, Além Paraíba, Santos Dumont, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e até São Paulo, além é claro, de vários atletas de Juiz de Fora. Desses, Juiz Foranos, tivemos grandes resultados no brasileiro escolar, já comentados na postagem anterior. Mas, nada existiria se não fosse um núcleo na cidade que tem o nome de nosso clube, Três Rios. Assim, neste fim de semana tivemos os resultados mais expressivos de 2 atletas de nossa querida cidade e para minha grande felicidade, estas 2 atletas eram minhas filhas Ana Clara e Clarice Monnerat. Todos sabem o carinho e o quanto eu contribuo para o crescimento de nosso clube, mas são elas o maior combustível na minha paixão pelo xadrez. Muitos sabem também que nos últimos 6 anos elas vêm participando das principais competições infantis de xadrez no Brasil, as custas de algum esforço meu e da minha esposa Olga. Chegamos a ter alguns resultados ruins, algumas vezes questionamos se valia a pena, mas para nossa felicidade foi neste campeonato brasileiro escolar acontecido em Betim, nossa maior alegria. Ana Clara foi vice campeã e ficou a meio ponto do maior degrau do pódio, fez belíssimo torneio, foi a única a vencer a campeã, amadureceu muito como enxadrista este ano, a maior prova é que nesta mesma competição no ano anterior tinha sido apenas a 13ª colocada. Chegou a última rodada com chance de título, venceu seu jogo, mas um outro resultado não aconteceu. Mas, sem nenhuma dúvida a segunda colocação em campeonato tão difícil é uma grande conquista. Clarice fez o pai e mãe sofrerem ainda mais. Começou perdendo a primeira partida e precisou fazer um torneio de recuperação para chegar ao 1º título brasileiro de xadrez de um trirriense. No fim da competição um título muito comemorado compartilhado com mais 2 atletas (empatadas em todos os critérios). Valeu a pena sim! Estou muito orgulhoso de vocês duas, tive uma das maiores alegrias de minha vida e vou ser eternamente grato a vocês por terem me proporcionado tamanha felicidade. Aproveito para agradecer algumas pessoas extremamente importantes nesta caminhada: a meu avô Lourival Monnerat por ter começado este nobre arte na família (será que um dia meu vô sonhou ter um familiar campeão brasileiro?), meu pai João Luiz, primeiro professor de xadrez das meninas e grande incentivador (comemora meu velho, o título é nosso!), ao MI Marcus Vinícius (Ovelha), apesar de há 1 ano sem aulas, esta vitória tem muito do "dedo" e da mente do Ovelha, professor de xadrez e de ética da minhas filhas, e finalmente, minha esposa Olga, sempre paciente e dedicada como mãe (desculpa pelo xadrez te roubar um pouquinho suas filhotas mesmo assim sei que você entende e como ajuda em todo processo). Estou radiante, feliz e com a alma leve. Que Deus se faça presente sempre em nossas vidas. Obrigado.

6 comentários:

  1. Parabéns à família pelo resultado e pelo trabalho realizado aí na cidade. Que venham outros bons resultados!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo do Carmo21/10/2013, 11:01

    Parabéns Patrick, por essas pérolas do xadrez feminino. Venho acompanhando a trajetória de vocês há uns dois anos e para mim, não foi nenhuma surpresa esses resultados devido a grande evolução dessas atletas. Clarice e Ana Clara que Deus continue iluminando o caminho de vocês. Um grande abraço de seu amigo Marcelo e de seus amigos do SESI/SENAI São João Nepomuceno!

    ResponderExcluir
  3. A minha alegria e satisfação são imensuráveis. Meu pai ao ensinar xadrez para os filhos, eu, o Paulo e o Lourival, tenho certeza, de que ele esperava que um de seus descendentes pudesse chegar tão lange. Ele sonhava alto asim como eu. Sonho que se sonha junto, vira realidade.
    E eu particularmente, tive a honra de qunado mudei-me para Três Rios iniciei o ensino de xadrez as minhas netas. E hoje vejo os frutos. Parabéns para nós. Bjus meninas.

    ResponderExcluir
  4. Bonito e emocionante o seu comentario Patrick ... Parece que as vitorias dos nossos filhos nos deiixam mais felizes do que as nossas proprias vitórias...e o xadrez proporciona isto ...momentos de insucesso alternados com conquistas ... Parabens meninas e que esta conquista sirva de energético para novas competiçoes....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a família pelo sucesso, e que venham novas conquistas !!!

    ResponderExcluir