terça-feira, 20 de março de 2012

Resposta a postagem UPX ou UPTTC? do blog do MF Eduardo Maia

Caro Maia, preciso me posicionar, pois quem ler esta sua postagem ficará com a impressão que eu, Patrick Monnerat e o David Gomes de Petrópolis somos apenas massa de manobra, pois quem cala concorda. Pois bem, vamos por parte, em primeiro lugar a UPX não quer ser como o Movimento Convergência, não quer sair organizando eventos e talvez realmente só exista até a eleição. Ao meu ver um calendário de eventos decente deve ser organizado pela federação, entendo que a Convergência faça vários eventos porque a federação está incompetente para realizar estes eventos. Caso a UPX vire de fato Diretoria da Federação nas próximas eleições tenho certeza que teremos um calendário decente e caso a Convergência vença as próximas eleições também tenho certeza que isso ocorrerá. Portanto, não necessita de UPX após a eleição. Com relação ao calendário do TTC, é apenas o calendário do TTC, não está escrito lá calendário da UPX. Meu clube já está fazendo alguns torneios também, estamos disputando o nosso Municipal 21' e este é o 4º evento no ano, em breve você verá em nosso blog alguns eventos maiores e isso não tem nada a ver com UPX. Agora, com relação a ser novo no xadrez, talvez você tenha razão, nem eu nem o David conhece a fundo o passado. Da minha parte pode ter certeza se daqui a 1 dia ou 1 ano eu achar que estou com pessoas erradas eu não tenho nenhum pudor em mudar de lado, acho que é o básico de um comportamento ético. Mas, gostaria de te dizer porque estou na UPX no presente. Marcelo, o Eterno, como você o chama é para mim um dos caras mais apaixonados por xadrez que eu conheço, nenhum problema ao meu ver se ficar 26 anos ou 260 na federação. Nunca vi ninguém dizer que o Marcelo se dá bem financeiramente na federação, ao contrário, aqui em Três Rios já veio arbirtrar alguns torneio e de graça. Tem defeitos? Tem sim, mas é um cara espetacular e apaixonado em xadrez. Reynaldo Velloso, conheço a menos tempo e talvez em menor intensidade. Vejo acusações de que ele não gosta de xadrez, pois quase não joga. Ridículo! Aqui em Três Rios temos um diretor , o Batista, que também não gosta de participar dos torneios, acha que não joga bem e coisa e tal, mas gosta de ajudar a organizar e contribuir de alguma forma. Velloso está no xadrez há tanto tempo como você também diz porque? Você deve pensar, por interesses pessoais. Mas logo no xadrez aonde o lucro muitas vezes é "zero mil" como disse o Levy. Conheço ele pouco, mas burro o Velloso não é. E tem mais, desde que iniciamos a conversa sobre eleições na fexerj, conversamos no mesmo patamar, em igualdade de posições, ao contrário da convergência que ao conversar comigo já deixou claro desde o início que o presidente da chapa seria um convergente. Sabe mais um motivo para eu não me identificar com a convergência, esta auto-proclamação, não tenho dúvidas de que vocês fizeram e estão fazendo muito pelo xadrez, mas este marketing desenfreado me dá nojo. E também não reconhecem possíveis erros. Quem me disse foi um amigo e pai de um enxadrista  que foi no Mundial em Caldas Novas, sei que não foi organizado pela convergência, mas sim por um dos líderes deste movimento, e ele me disse que foi muito ruim e muito desorganizado, mas o que se ouviu falar pelo próprio Mascarenhas, que tudo foi uma maravilha. Não venha me dizer que isso é certo, "mostramos o que foi bom e escondemos o que é ruim", isso é política do Maluf. Eu mesmo vim a público no blog do CXTR há pouco tempo me desculpar por erros que ocorreram no nosso escolar, e olha que eu acho que os erros não foram nem meus, mas como organizador geral, passa por mim esta responsabilidade. Por fim, para concluir mesmo, uma última coisa que em muito me preocupa, já disse também que meu caráter foi moldado pelo Marxismo, mas também, graças a Deus, vivo uma fase espitualista em minha vida, não consigo pensar em construir nada se não houver Amor. Você está muito rancoroso, cheio de mágoas, quem sabe uma psicoterapia, Freud (também sei escrever) pode te ajudar. Marcelo, Velloso, eu, você, David, Masca, Elcio e tantos outros continuaremos a gostar de xadrez independente de quem vença as próximas eleições, vamos continuar convivendo e o respeito continua importante. Para com este negócio de apelidos, senso de humor serve para com os amigos não com os adversários, nunca é tarde para amadurecer. Menos mágoa e rancor, mais Amor e muito xadrez!

2 comentários:

  1. Suas observações são muito bem colocadas e chamo a atenção para alguns outros tópicos.
    Fazer torneios é sempre muito bom, mas será que esses eventos tão divulgados estão deixando algum legado? estão construindo algo que permanecerá?
    Os caras nunca vieram aqui em Petrópolis pra me apresentar suas idéias, desculpe, certa vez vieram aqui e marcaram um evento que não cumpriram. São políticos de blog que não conhecem as necessidades de cada clube porque não se interessam. Eu realmente não entendo o que é alguém estar disputando uma eleição e não se apresentar para seus eleitores, ficar agredindo e questionar coisas sem fundamento.
    Os clubes que integram a UPX mantém a sua individualidade e seus projetos internos, o que nos mantém vivos e sem a necessidade de ficar pedindo ajuda. Isto é bem diferente do que a convergência tem feito, pois alguns de seus integrantes passaram a depender tanto da convergência (patrocínio) que seus eventos passaram a ser do movimento e assim perderam sua identidade.
    Quando é falado que a convergência continuará a existir, fica clara a intenção de alguns (que graças a DEUS são poucos) de ser oposição a tudo e a todos.
    Aproveito a oportunidade para dizer a quem não sabe que o que hoje é a UPX teve início entre CXP e CXTR, depois entraram na conversa Renato e Reynaldo, depois Bira e Ricardo Teixeira e assim por diante, ou seja, a história é muito diferente da que contam por aí. Digo mais, se a convergência tivesse tido mais sensibilidade, menos arrogância e convidasse os clubes a participar de todo o processo, certamente ganhariam as eleições e provavelmente a UPX nem teria surgido.
    Agora o que vemos são atitudes desesperadas e ofensivas que não surtirão efeito algum.
    Na política também funciona assim, o candidato que está atrás fica batendo no da frente, esquece de apresentar as suas propostas e acaba perdendo.
    Como você mesmo falou Patrick, o importante é fazermos xadrez e continuarmos nos respeitando.
    Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Considero a hipótese de alteração na gestão da FEXERJ bastante louvável. Porém, no entanto, às vezes, alguns membros da convergência deixam suas emoções - irrefreáveis - virem à tona e, consequentemente, tomarem o lugar da razão.

    Sinceramente... Eu sou um praticante de xadrez e, com certeza, ficarei feliz se uma das duas chapas conseguirem êxito na eleição (nada contra a atual federação, mas acho que o ambiente precisa ser renovado).

    Enfim... Os ânimos estão aflorados devido ao dia tão esperado da eleição está se aproximando. E, embasado exclusivamente nesse ponto, que o melhor, agora, talvez, seja se concentrar no que pode ser feito para aperfeiçoar as respectivas campanhas, e não ficar apontando erros de fulano e ciclano à torto e direito.

    Espero que o grupo mais sensato e competente vença.

    Patrick, eu queria conversar contigo sobre aquele assunto do interclubes, pois estou achando que vai acontecer a mesma coisa esse ano. Daí já acerto contigo logo, para não haver possíveis desencontros posteriormente.

    Abraços, Iago Henrique.

    ResponderExcluir