terça-feira, 18 de outubro de 2011

CXTR tem bom desempenho no Interclubes





Aconteceu neste fim de semana no Rio de Janeiro no Tijuca Tênis Clube a 36ª edição do Interclubes da Fexerj e pelo 2º ano consecutivo o CXTR participou e obteve boa performance. Na verdade, gostaria muito de fazer esta postagem após saber o resultado final e a colocação das Equipes B e C que levamos ao torneio, mas infelizmente não pudemos ficar até o fim da premiação, devido ao cansaço da viagem entre sábado e domingo que chegamos em Três Rios a 1:30 da madrugada e tivemos que acordar as 6:00 para voltarmos no domingo e também por termos em nossa equipe 2 jogadores de Juiz de Fora que precisavam chegar a tempo em Três Rios de pegarem o último ônibus para Juiz de Fora. E por fim, que ainda hoje pela manhã não esteja publicado no Site da Federação o resultado final. Porém, nossos leitores devem estar ávidos por informações sobre a nossa participação e assim que o resultado final for conhecido, acrescentarei nos comentários desta postagem ou em uma nova postagem o resultado final de nossas equipes.
Levamos, conforme já escrito, 2 equipes, uma B e outra C, no total de 11 atletas. Confira quem representou o CXTR:
Equipe B: Evandro Reis (1826), Arthur Webler (1760), Patrick Monnerat (1648), Sidney Duarte (1630) e Valério Alves (1604)
Equipe C: Vinícius Couto (1450), João Luiz Monnerat (1405), Luiz Fernando da Glória (1320), Mário Rosa (1302), Clarice Monnerat (1277) e Gabriel Trindade (1192)
Técnico das equipes: Rafael Carvalho
Sidney Duarte e João Luiz Monnerat devido a compromissos particulares só puderam participar no domingo (2º dia da competição)
Para se ter uma idéia da nossa boa participação, e isso vai ficar mais evidente após a classificação final ser declarada, nossa equipe C possuía o rating mais baixo entre todas as inscritas 19ª (em 19), e nossa equipe B era a penúltima 18ª (em 19). Nossa Equipe B terminou com 2 pontos e nossa Equipe C terminou com 3,5 pontos. Lançarei agora o desempenho individual de todos os atletas
Equipe B
Evandro Reis- Foi escalado nas 6 rodadas como tabuleiro 1 de nossa equipe B, fez 5 pontos em 6 possíveis e pode ter sido o melhor tabuleiro 1 na B, foi bye em 1 rodada, venceu 1 partida por WO, venceu 2 partidas e empatou outras 2, saindo invicto do torneio. Aceitou nosso convite para participar deste Interclubes e apesar de morar em Juiz de Fora é mais um forte jogador a reforçar nosso clube.
Arthur Webler- Arthur é adolescente ainda, mas joga como "gente grande", assim, como o Evandro, é de Juiz de Fora, mas agora defende o CXTR, foi escalado nas 6 rodadas e fez 4,5 pontos, foi bye em 1 rodada, venceu 3 partidas, empatou 1 e perdeu apenas 1. Concorre a melhor 2º tabuleiro na B.
Patrick Monnerat- Tenho certeza que ajudei bastante como dirigente, corri atrás do transporte junto a Secretaria de Esportes, convidei os 2 atletas de Juiz de Fora a jogarem por Três Rios e ajudei em toda logística na competição, porém dentro do tabuleiro fiz feio, fui escalado em 5 partidas no 3º tabuleiro e fiz apenas o ponto em que nossa equipe foi bye, perdi as 4 partidas que disputei.
Sidney Duarte- Cada dia mais o "Pescador" vem ganhando confiança para voltar a jogar forte, foi escalado em 2 partidas, uma como tabuleiro 4 e outra como tabuleiro 3, empatou a primeira e perdeu a segunda, mas em um jogo bem equilibrado
Valério Alves- Também não foi bem, foi escalado em 5 partidas como tabuleiro 4 e fez apenas o ponto de bye, mas há de se ressaltar que jogou sempre com adversários com rating bem superior ao seu. Finalmente trouxe sua filiação para o CXTR e nos ajudará a fazer nosso clube ainda mais forte.
Equipe C
Vinícius Couto- Vini foi escalado em 4 rodadas, todas como tabulerio 1, perdeu 3 partidas e fez apenas 1 ponto de bye. Assim, como Valério sempre enfrentou adversários com rating bem acima do seu. Se o desempenho no tabuleiro não foi bom, Vinícius é outro "carregador de piano" do clube, se doando sempre em prol do CXTR.
João Luiz Monnerat- Foi escalado em 3 partidas, 2 como tabuleiro 1 e 1 como tabuleiro 2, saiu invicto, não perdeu e nem venceu, empatou as 3. Se jogar mais torneios da fexerj, em breve terá um rating mais "real" para sua força de jogo.
Luiz Fernado da Glória- Foi escalado em 5 rodadas, 4 como tabuleiro 2 e 1 como tabuleiro 3, fez 2 pontos em 5. Foi bye em 1 rodada, venceu 1 e perdeu 3 partidas. Na última perdeu a chance de ajudar o CXTR a vencer o confronto contra a Alex, teve grande chance de abrir grande vantagem, mas acabou se distraindo e foi derrotado. Vem crescendo muito como jogador.
Mário Rosa- Foi escalado em 4 rodadas, sendo 3 no tabuleiro 3 e 1 no tabuleiro 4, fez 1,5 pontos em 4 possíveis, foi bye, empatou 1 (afogou o rei adversário) e perdeu 2 partidas. Ajudou trazendo peças e organizando a equipe. É muito útil sempre.
Clarice Monnerat- Tem só 12 anos, mas como amadureceu como jogadora nos últimos meses, fruto do trabalho de seu treinador Ovelha e também do esforço pessoal dos treinos "quase diários" dos últimos 2 meses. Foi escalada em 5 partidas, sendo 3 como tabuleiro 3 e 2 como tabuleiro 4, e fez 4,5 pontos, foi bye em 1 rodada, venceu 3 partidas e empatou 1. Também tem chance de ser a melhor tabuleiro 3 no C.
Gabriel Trindade- Tem também apenas 13 anos e é outro talento mirim do CXTR, foi escalado em 3 partidas e fez 2,5 pontos, venceu 2 e empatou 1, sendo que tinha boa vantagem para vencer esta também. Precisa apenas corrigir o hábito ocasional de achar que a partida é blitz, faltando cerca de 15 minutos na última partida, passou a jogar como se faltasse 15 segundos e deixou a vitória escapar e assim seria o único 100% do CXTR. Se continuar a se dedicar vai muito longe.
No fim, o saldo foi bastante positivo. Foi também uma boa oportunidade de rever amigos, e também fazer novas amizades, poder ver grandes ídolos do xadrez Nacional como o GM Giovani Vescovi, GM Krikor, MI Diego Di Berardino, entre tantos outros. Conversar sobre os rumos do xadrez no Estado do Rio de Janeiro. Enfim um final de semana para ficar guardado na memória. Postarei as fotos do evento, assim que eu encontrar o cabo USB da minha máquina e o resultado final assim que for publicado no Site oficial. Agradeço ao Poder Público Municipal e ao Secretário de Esportes José Roberto Padilha pelo transporte, aos atletas que defederam o CXTR e ao técnico das equipes e nosso grande parceiro Rafael Carvalho.

Patrick Monnerat

14 comentários:

  1. Um torneio tão legal não pode ficar sem comentários. Peço ao pessoal que compareceu contar como foi nossa participação. Por exemplo, a divertida viagem , na Kombi da prefeitura o cheiro de gasolina era tão forte que se tivesse anti-dopping a gente seria impedidos de jogar, e a nova fase do Clube, depois do CXTR nervoso foi inaugurado o CXTR carinhoso.Comenta ai galera. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola o torneio!

    Sentir a atmosfera de um torneio grande como o Interclubes é outra coisa!... ver os mestres jogando, encarar oponentes difíceis, sentir a pressão do jogo. Dá um gás pra se dedicar, não só no xadrez mas em tudo.

    Ganhei 3 dos jogos, empatei um depois de uma lambança jogando no apuro, e perdi um que eu podia ter colocado muito mais resistência - é ruim perder um jogo quando vc sente que poderia ter feito mais. Perder prum mestre é mais fácil de lidar. No total, fiz 4.5 de 6, contando o bye.

    Muito legal a descontração na kombi, ri tanto que nem tive como ficar nervoso. Agradeço ao Patrick, que nos convidou e hospedou o evandro e eu. Galera de tres rios foi e voltou na animação, assim que é bom :D

    ResponderExcluir
  4. Arthurzinho, escrevi sua performance errada, mas já corrigi. Fez 4,5 e não 4 pontos, grande torneio. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. O torneio em si foi bastante agradável, mas fiquei desapontado por não ter jogado. rsrs

    Enfim... Ano que vem eu jogo, com certeza. Destaco a participação da equipe de Três Rios nas categorias B e C, pois, embora estivessem com bastantes jogadores jovens, fizeram um bom papel no torneio.

    Como eu disse ao Patrick/Rafael em outras ocasiões; a galera do CXTR vem crescendo muito nesses últimos tempos, e ainda vão dar muito trabalho pra bastante gente ai.

    Destaco - também - a boa participação da tradicional equipe da baixada Fluminense, o IBC, onde esta trouxa duas equipes, sendo uma do C e uma do A. Sempre honrando o esporte em nossa cidade e desempenhando dignamente o papel entre os ditos "gigantes" do xadrez Carioca.


    Para completar, quero parabenizar o evento promovido, que acabou proporcionando a todos jogos equilibradíssimos, GMS e a fortíssima MI Katrine, da Alex, diga-se de passagem, em tal torneio.


    Bem, agora vou ficando por aqui. Fiquei feliz de ter visto o pessoal do CXTR fazendo bonito no interclubes e mais feliz de saber que levam realmente a serio o que fazem. Prometo jogar, caso tudo se acerte, jogar o interclubes com vocês ano que vem.


    Abraços e os espero no Popular!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de agradecer o convite do CXTR e do meu amigo Patrick,agradecer tb a companhia dos atletas de Três Rios,e da integração da equipe.Pude encontrar lá amigos que não via a uns dez anos,além de fortes jogadores,GMs,IMs,FMs.O torneio foi forte,com partidas duríssimas.Obrigado pelo convite para representar o CXTR,e uma abraço a todos! Evandro Reis

    ResponderExcluir
  7. Patrick...Permita-me como "intruso" colocar a Classificacao final no site da FEXERJ. A publiquei antes no Facebook,onde tem dezenas de fotos de varias equipes...Show mesmo!
    B
    Cl Equipe Pts CD EA Mil
    1 CFXC 5,150
    2 TTC 1 4,645
    3 HSCER 4,150
    4 AABB:RIO 4,145
    5 CXV 4,130
    6 ALEX 3,630 0 14
    7 CFCSN 3,630 0 12 19,5
    8 CXP 3,630 0 12 15
    9 JTC 1 3,620
    10 CMUN 2 3,615
    11 NXN 3,140
    12 TTC 2 3,135
    13 TTC 3 2,620
    14 CMUN 1 2,605
    15 CXTR 2,120
    16 AXXM 2,115 0 9,5
    17 ADUX 2,115 0 8,5
    18 JTC 2 2,100
    19 CMUN 3 2,095
    C
    Cl Equipe Pts CD EA
    1 AXXM 5,670 18,5
    2 JTC 1 4,660 15,5
    3 TTC 1 4,645 16
    4 CXP 4,155 14
    5 CMUN 1 3,645 13
    6 CXTR 3,630 13,5
    7 IBC 3,620 0 13,5
    8 JTC 2 3,620 0 12
    9 NXN 3,120 12,5
    10 ALEX 3,115 0 9,5
    11 CFXC 3,115 0 9
    12 TTC 3 2,625 6,5
    13 ADUX 2,620 0,5 7,5
    14 CFCSN 2,620 0,5 7
    15 TTC 2 2,615 1 12,5
    16 AABB:RIO 2,615 0 9
    17 HSCER 2,610 8,5
    18 CMUN 2 2,090 8,5
    19 TTC 4 1,610 3,5
    Escrevi no face: (editado)

    Parabens as equipes campeas,ao TTC,ao CFXC e ao AXXM pelo seus titulos ineditos (eu sei o q representa!),a HSCER,por brigar pela B,como EQUIPE que ha muito nao via e pela C renovando... Aos demais clubes,pelo esforço que sei que tiveram, cada um com sua dificuldade. Agradeco por viver aquilo.Seja como diretor de clube,como vice-presidente e principalmente como árbitro. Ter a grata oportunidade de atuar e coordenar o IA Marius Rombout van Riemsdijk,o FA Christian e a AN Patricia que foram espetaculares.Ao GM Giovanni Vescovi pela sua estada no sábado e como jogador e fã neste caso,de poder jogar um 3x3 como aquele. De rever pessoas como GM Krikor Sevag Mekhitarian, MI José Cubas e outros que alem de profissionais sao pessoas fantasticas...Criticas,sempr​e terao,sempre se pode mudar, mas que seja pra melhor.Que o façamos de modo correto,impessoal e mudemos no forum correto.

    ResponderExcluir
  8. E pra quem nao sabe,em sua primeira prova oficial na FEXERJ há alguns anos, o "Arhurzin" foi Campeao Estadual Popular C e "promovido"... (e quase nao o reconheci rsrs). Sigam seu exemplo!

    ResponderExcluir
  9. Valeu Iago, Evandro e Marcelo pelos comentários. Iago antes mesmo do popular teremos aqui em Três Rios o IV Torneio Escolar e espero que você venha a nossa cidade como no ano passado, este ano a inscrição é gratuita. E quanto a colocação das equipes de Três Rios foi realmente muito legal. No classe B, eu acabei atrapalhando um pouco as coisas, estive muito mal nas partidas e mesmo com o Evandro e o Arthur se saindo muito bem lá nos primeiros tabuleiros ficou complicado de alçar algo maior, mas para quem era o 18º no rating, ter ficado em 15º foi razoável. No C foi sensacional, jogamos com um atleta de 13 e uma de 12 em nossa equipe, João Luiz que talvez seja nosso melhor jogador nessa equipe só pode participar no domingo e para completar o último confronto contra a Alex que estivemos com a vitória na mão mas acabamos cedendo o empate (teríamos ficado em 5º se tivéssemos vencido), saímos da posição 19º no rating para ficarmos em 6º,com certeza foi muito honroso. Escrevam aí, ano que vem iremos para lutar pelo título no C, quem sabe também no B e acredito que poderemos até inscrever uma equipe A.

    ResponderExcluir
  10. Eu que estive lá (doido pra jogar!), estava devendo um comentário.

    Como sempre é muito gratificante e divertido viajar com a equipe do CXTR. É um orgulho.
    Certamente foi uma participação honrosa. Mesmo havendo alguns desfalques, nossa equipe agrupou as forças na equipe C, foi lá e fez muito bonito! Brilhante a participação da Clarice e Gabriel. João Luiz, Vinícius e Mário, muito importantes e conscientes dos seus papéis, mandaram muito bem.
    Na B, com as principais ausências dos inativos Marcos Jr. e Matheus L., Gustavo, por motivos de trabalho. Felizmente contamos com os reforços de Juiz de Fora, Evandro e Arthur, que jogaram muito bem! Espero que continuem firmes com o CXTR e participem das principais competições.
    Infelizmente não foi possível ter uma equipe defendendo a Classe A ainda, mesmo podendo contar com reforços de outras cidades, não foi suficiente, tendo em vista que o Thales estava muito ocupado cuidando do seu ego por outras bandas.
    Espero que nossos projetos de renovação se concretizem e que no ano que vem nosso clube esteja ainda mais forte e unido.

    Parabéns a toda família CXTR.
    Rafael

    ResponderExcluir
  11. Em tempo, parabéns claro Patrick, carregador de órgão, Sidney que volta aos tabuleiros e ao Valério, que veio também de outra cidade, para apoiar o CXTR.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a vc tb Rafael,está famoso no mundo inteiro,viu sua foto no site da chessbase?Segue o link para aqueles que nao viram...http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=7612
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Evandro, ainda não tinha visto.
    Ficou legal o artigo.
    Foi muito bacana a oportunidade de jogar com o GM Vescovi.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Preciso apenas esclarecer que CXTR nervoso foi uma expressão que criamos devido a alguns acontecimentos engraçados ocorridos no Regional de Barra Mansa no ano passado e desde então nós brincamos em fotos nos eventos (ficando todos sérios e com cara de "mau") em que participamos, dizendo que somos o CXTR nervoso. Mas, nesta viagem, dois atletas, que não posso dizer quem foram, acabaram dormindo na Kombi que nos levava ao Rio e acabaram colando os rostos e logicamente foram fotografados inaugurando o CXTR carinhoso, digo isto pois algumas pessoas podem ter associado este comentário que nada mais é que uma brincadeira interna nossa com as confusões que ocorreram internamente no clube com relação ao Intraclube, que eu espero também já estejam superadas. Abraços.

    ResponderExcluir