



Aconteceu neste fim de semana no Rio de Janeiro no Tijuca Tênis Clube a 36ª edição do Interclubes da Fexerj e pelo 2º ano consecutivo o CXTR participou e obteve boa performance. Na verdade, gostaria muito de fazer esta postagem após saber o resultado final e a colocação das Equipes B e C que levamos ao torneio, mas infelizmente não pudemos ficar até o fim da premiação, devido ao cansaço da viagem entre sábado e domingo que chegamos em Três Rios a 1:30 da madrugada e tivemos que acordar as 6:00 para voltarmos no domingo e também por termos em nossa equipe 2 jogadores de Juiz de Fora que precisavam chegar a tempo em Três Rios de pegarem o último ônibus para Juiz de Fora. E por fim, que ainda hoje pela manhã não esteja publicado no Site da Federação o resultado final. Porém, nossos leitores devem estar ávidos por informações sobre a nossa participação e assim que o resultado final for conhecido, acrescentarei nos comentários desta postagem ou em uma nova postagem o resultado final de nossas equipes.
Levamos, conforme já escrito, 2 equipes, uma B e outra C, no total de 11 atletas. Confira quem representou o CXTR:
Equipe B: Evandro Reis (1826), Arthur Webler (1760), Patrick Monnerat (1648), Sidney Duarte (1630) e Valério Alves (1604)
Equipe C: Vinícius Couto (1450), João Luiz Monnerat (1405), Luiz Fernando da Glória (1320), Mário Rosa (1302), Clarice Monnerat (1277) e Gabriel Trindade (1192)
Técnico das equipes: Rafael Carvalho
Sidney Duarte e João Luiz Monnerat devido a compromissos particulares só puderam participar no domingo (2º dia da competição)
Para se ter uma idéia da nossa boa participação, e isso vai ficar mais evidente após a classificação final ser declarada, nossa equipe C possuía o rating mais baixo entre todas as inscritas 19ª (em 19), e nossa equipe B era a penúltima 18ª (em 19). Nossa Equipe B terminou com 2 pontos e nossa Equipe C terminou com 3,5 pontos. Lançarei agora o desempenho individual de todos os atletas
Equipe B
Evandro Reis- Foi escalado nas 6 rodadas como tabuleiro 1 de nossa equipe B, fez 5 pontos em 6 possíveis e pode ter sido o melhor tabuleiro 1 na B, foi bye em 1 rodada, venceu 1 partida por WO, venceu 2 partidas e empatou outras 2, saindo invicto do torneio. Aceitou nosso convite para participar deste Interclubes e apesar de morar em Juiz de Fora é mais um forte jogador a reforçar nosso clube.
Arthur Webler- Arthur é adolescente ainda, mas joga como "gente grande", assim, como o Evandro, é de Juiz de Fora, mas agora defende o CXTR, foi escalado nas 6 rodadas e fez 4,5 pontos, foi bye em 1 rodada, venceu 3 partidas, empatou 1 e perdeu apenas 1. Concorre a melhor 2º tabuleiro na B.
Patrick Monnerat- Tenho certeza que ajudei bastante como dirigente, corri atrás do transporte junto a Secretaria de Esportes, convidei os 2 atletas de Juiz de Fora a jogarem por Três Rios e ajudei em toda logística na competição, porém dentro do tabuleiro fiz feio, fui escalado em 5 partidas no 3º tabuleiro e fiz apenas o ponto em que nossa equipe foi bye, perdi as 4 partidas que disputei.
Sidney Duarte- Cada dia mais o "Pescador" vem ganhando confiança para voltar a jogar forte, foi escalado em 2 partidas, uma como tabuleiro 4 e outra como tabuleiro 3, empatou a primeira e perdeu a segunda, mas em um jogo bem equilibrado
Valério Alves- Também não foi bem, foi escalado em 5 partidas como tabuleiro 4 e fez apenas o ponto de bye, mas há de se ressaltar que jogou sempre com adversários com rating bem superior ao seu. Finalmente trouxe sua filiação para o CXTR e nos ajudará a fazer nosso clube ainda mais forte.
Equipe C
Vinícius Couto- Vini foi escalado em 4 rodadas, todas como tabulerio 1, perdeu 3 partidas e fez apenas 1 ponto de bye. Assim, como Valério sempre enfrentou adversários com rating bem acima do seu. Se o desempenho no tabuleiro não foi bom, Vinícius é outro "carregador de piano" do clube, se doando sempre em prol do CXTR.
João Luiz Monnerat- Foi escalado em 3 partidas, 2 como tabuleiro 1 e 1 como tabuleiro 2, saiu invicto, não perdeu e nem venceu, empatou as 3. Se jogar mais torneios da fexerj, em breve terá um rating mais "real" para sua força de jogo.
Luiz Fernado da Glória- Foi escalado em 5 rodadas, 4 como tabuleiro 2 e 1 como tabuleiro 3, fez 2 pontos em 5. Foi bye em 1 rodada, venceu 1 e perdeu 3 partidas. Na última perdeu a chance de ajudar o CXTR a vencer o confronto contra a Alex, teve grande chance de abrir grande vantagem, mas acabou se distraindo e foi derrotado. Vem crescendo muito como jogador.
Mário Rosa- Foi escalado em 4 rodadas, sendo 3 no tabuleiro 3 e 1 no tabuleiro 4, fez 1,5 pontos em 4 possíveis, foi bye, empatou 1 (afogou o rei adversário) e perdeu 2 partidas. Ajudou trazendo peças e organizando a equipe. É muito útil sempre.
Clarice Monnerat- Tem só 12 anos, mas como amadureceu como jogadora nos últimos meses, fruto do trabalho de seu treinador Ovelha e também do esforço pessoal dos treinos "quase diários" dos últimos 2 meses. Foi escalada em 5 partidas, sendo 3 como tabuleiro 3 e 2 como tabuleiro 4, e fez 4,5 pontos, foi bye em 1 rodada, venceu 3 partidas e empatou 1. Também tem chance de ser a melhor tabuleiro 3 no C.
Gabriel Trindade- Tem também apenas 13 anos e é outro talento mirim do CXTR, foi escalado em 3 partidas e fez 2,5 pontos, venceu 2 e empatou 1, sendo que tinha boa vantagem para vencer esta também. Precisa apenas corrigir o hábito ocasional de achar que a partida é blitz, faltando cerca de 15 minutos na última partida, passou a jogar como se faltasse 15 segundos e deixou a vitória escapar e assim seria o único 100% do CXTR. Se continuar a se dedicar vai muito longe.
No fim, o saldo foi bastante positivo. Foi também uma boa oportunidade de rever amigos, e também fazer novas amizades, poder ver grandes ídolos do xadrez Nacional como o GM Giovani Vescovi, GM Krikor, MI Diego Di Berardino, entre tantos outros. Conversar sobre os rumos do xadrez no Estado do Rio de Janeiro. Enfim um final de semana para ficar guardado na memória. Postarei as fotos do evento, assim que eu encontrar o cabo USB da minha máquina e o resultado final assim que for publicado no Site oficial. Agradeço ao Poder Público Municipal e ao Secretário de Esportes José Roberto Padilha pelo transporte, aos atletas que defederam o CXTR e ao técnico das equipes e nosso grande parceiro Rafael Carvalho.
Patrick Monnerat