domingo, 13 de setembro de 2009

CXTR ENTREVISTA





Começaremos uma nova sessão no blog conforme prometido que trará entrevistas com personalidades do xadrez. Nesta primeira conversaremos com o Campeão Municipal 2009de Xadrez, Thales, que no dia 09 de setembro venceu também o torneio de Xadrez Rápido. Outra grande participação do jogador foi no último Regional da Fexerj na cidade de Campos aonde terminou em 3º lugar invicto.Seu nome é Thales José F. de Castro, é advogado, tem 40 anos, mora em Juiz de Fora e é natural de Marabá no Pará.

1- COM QUE IDADE VC CONHECEU O XADREZ E COMO FOI ISSO?
Comecei a jogar xadrez com uns 08 anos, foi meu pai que me ensinou e eu jogava com meu irmão. Mas eu só sabia mover as peças, naquela época não fazia a mínima idéia que existia um universo infinito, que é a Teoria. Foi só aos 17 anos que vim saber algo sobre a teoria do jogo quando eu conheci o Sidney Duarte na Faculdade de Engenharia em 1988.
2 - QUEM SÃO SEUS ÍDOLOS NO XADREZ?
Gary Kasparov, melhor de todos os tempos sem sombra de dúvidas. Mas eu gostava também de estudar as partidas do Vladimir Simagin, um gênio total, um verdadeiro artista, com estilo de jogo agressivo e imaginativo, um expert na tática e um teórico de mão cheia que deu várias contribuições para a Teoria de Aberturas, mas que nunca recebeu o devido reconhecimento. Você sabia que existe a Defesa Simagin? (1.e4 d6 2.d4 c6 3.Nf3 Bg4).
3 - SEU JOGO PODE SER CONSIDERADO MAIS TÁTICO OU ESTRATÉGICO?
Hoje eu jogo xadrez em busca de qualquer tipo de vantagem, seja material ou posicional. Mas, as pessoas esquecem que antes necessitam conseguir uma coisa que se chama INICIATIVA para poder mandar no jogo. Então quando eu começo uma partida, cada lance que faço é direcionado para a obtenção da iniciativa, seja para um ataque tático ou posicional. Eu busco uma vantagem qualquer, pode ser a menor possível, e quando vc consegue uma pequena vantagem, com o uso da boa técnica, você vai conseguindo outras, até a vantagem se transformar em uma grande, ou em várias pequenas. Mas eu só jogo para o ataque... isso não quer dizer que eu sou tático. A estratégia é o fio que te guia no labirinto. Não há como jogar, ou tentar jogar um xadrez de alto nível sem ser estratégico. Lá no Regional de CAMPOS eu fui pra cima de todo mundo, fosse de brancas ou pretas, em busca da iniciativa, da vantagem e da vitória e saí de lá invicto em seis partidas, sendo que eu fui o único que enfrentou os quatro jogadores mais fortes e com Rating FIDE, Vinicius Villela 2243, Marcelo Einhorn 2115, Marcelo Santos 2090 e Alexandre 1980(Fexerj). Mas isso não pode ser feito de forma irresponsável, há que se atacar, porém, de forma organizada e prudente. No mais, acho que as pessoas se equivocam quando dizem “ah eu sou tático” ou, “eu sou posicional”... quem insiste nisso deixa de jogar os lances corretos que a posição exige.
4 - QUAL SUA ROTINA DE TREINOS?
Todos os dias eu jogo na Internet partidas de cinco, três e um minuto. O relâmpago é essencial para que o jogador progrida – ele treina o “olho da mente”. Nesse servidor que eu jogo, todos os dias eu disputo um torneio de 5 minutos sem acréscimo às 23:00h. Jogo torneios de todos os controles de tempo, e também participo da TEAMLEAGUE que é um forte torneio por equipes, com partidas de 45 minutos com 45 segundos de acréscimo. Demora uns dois meses e a média é uma partida por semana, são quatro tabuleiros e o nosso número 1 é Mestre FIDE(um austríaco, Hartmuth Beck). Eu jogo no tabuleiro 3 e às vezes no 2. No último trimestre a nossa equipe foi campeã do OPEN. Além disso, procuro todos os dias ler meus livros novos. Às vezes eu fico lendo sete livros ao mesmo tempo, hehehehe, fico maluquinho. Gosto muito dos livros do Mark Dvoretski, que foi treinador do Kasparov, ele é sem comentários, tenho uns oito livros dele. Ou seja, a minha rotina de treinos é uma bagunça... mas eu vou me organizar melhor agora, estipulando, além dos jogos na net, 1 hora de estudo todo dia, pelo menos.
5 - VC É O ATUAL CAMPEÃO MUNICIPAL DE TRÊS RIOS DE XADREZ PENSADO E ACABA DE FATURAR O TÍTULO DE XADREZ RÁPIDO 21 MINUTOS, ONDE PENSA EM CHEGAR COM O XADREZ? SONHA EM SER MESTRE ALGUM DIA?
Bem, pela primeira resposta vê-se que eu jogo a mais ou menos uns 22 anos. Desse tempo, se a soma do tempo que eu permaneci jogando alcançar dez anos, é muito. Eu parei várias vezes e por longos períodos. Só pra você ter uma idéia retornei ao xadrez quando eu fui Vice Campeão do I Open de Três Rios em dezembro de 2008. Eu estava a uns quatro anos sem jogar uma partida ao vivo, você acredita? Só tava jogando olhando pra tela do computador. Vim pra aquele torneio porque havia decidido voltar com força total para o xadrez, (mas achei que iria ser massacrado). E só dá pra se dedicar mesmo, quando vc já nasce rico, tem alguém que te sustente ou quando vc atinge uma estabilidade profissional, o que só consegui agora. Então, renovei a minha biblioteca com mais 25 livros de xadrez e já encomendei outros, pra tentar pelo menos melhorar um pouco o meu nível. E de dezembro pra cá acho que isso deu resultado. Tava tão parado, que o meu rating FEXERJ é do ano de 1998 e está estagnado em 1782. Por um lado é bom porque quem não conhece subestima, e isso é um perigo no xadrez. Quanto a essa questão de chegar a Mestre, acho que isso é uma conseqüência. Se der deu. Mas vou tentar, quem sabe daqui a uns dois anos, ainda acho que preciso enriquecer mais a minha "chess culture".
6 PORQUE TRÊS RIOS, DE ONDE VEM SUA LIGAÇÃO COM A CIDADE? E O XADREZ DE JUIZ DE FORA COMO ANDA?
A minha ligação com a cidade é simples. Quando conheci o Sidney Duarte em 1988, não sei como ele tirou da cabeça que eu tinha potencial pra jogar, mesmo não sabendo nada, e virou meu técnico de xadrez, me prometendo a ensinar tudo o que sabia. Devo muito a ele, ou quase tudo. A gente ia pra “Cantina do Teixeira” no Instituto de Ciências Exatas da UFJF matava todas as aulas e ficava estudando xadrez... ahhh conheci o Fernando Takenawa também naquela época, um pouco depois. Era um viciado também. Obviamente fiquei amigo do Sidney, e como ele mesmo diz, sou um dos dois melhores amigos dele, e, novamente, devo a ele a volta ao xadrez, já que foi ele quem me chamou para jogar o I OPEN DE TRÊS RIOS, quando me deu o click de não parar mais. E essa ligação com Três Rios aumentou ainda mais quando conheci recentemente a família Monnerat, como eu já falei no blog do CXTR. As propostas que o João e você, Patrick, tem para o Clube me seduziram a voltar a jogar e desta vez por Três Rios e não por Petrópolis. Além do mais, agora eu sou o Vice Presidente do CXTR... então eu sou um verdadeiro Trirriense, certo? Com relação a Juiz de Fora, o Xadrez lá é uma coisa isolada do mundo, isto porque não tem um Clube Oficial e sequer uma conexão com a Federação Mineira. Depois que o Teófilo morreu o xadrez de JF ficou acéfalo.Também não dá pra comparar a Federação de Minas com a FEXERJ, é como comparar Nova Iorque com Manhumirim. Por isso decidi parar de jogar os torneios em Juiz de Fora, aonde já fui inclusive campeão, e voltar a jogar somente no Estado do Rio. E, se eu tiver algum plano de chegar a MF, o Rio é o local ideal para tentar isso devido ao grande número de torneios de alto nível.
7 - VÊ ALGUMA PROMESSA NO XADREZ TRIRRIENSE?
Sim, muitas. O João Alves, O Leonardo, a Fátima, a Clarice e a Ana Clara. Pelo menos esses são os que eu conheço. A Flaviana eu não conheço bem, mas ela foi vice no sub 16 Rápido, então, merece destaque também. Com certeza existem outros que inclusive devem ser alunos do Professor Formiguinha lá do CIEP; Mas foi uma pena que eu não podia chegar mais cedo para assistir as rodadas do sub-16, que aconteciam antes das do Absoluto, e conhecer melhor as crianças.
8 - TEREMOS EM BREVE UMA EQUIPE CLASSE A PARA DISPUTAR O ESTADUAL?
Acho que em breve não. E isso não é por causa do nível dos nossos jogadores, mas sim, por uma simples questão: pra jogar o A tem que ter rating A. E o que eu fico vendo é o pessoal de Três Rios querendo jogar torneios entre eles mesmos, que sequer valem rating FEXERJ. Aí fica difícil. A turma tem que mudar a postura. A gente tem que jogar os Regionais e correr atrás de aumentar o rating. Não tem outro jeito. Eu comecei a minha escalada agora. Vamos ver se até dezembro ou fevereiro, quando sai a próxima lista, o meu rating ultrapassa os 1900, pelo menos.
9 - COMO ESTÁ SUA PREPARAÇÃO PARA O II OPEN DE XADREZ EM DEZEMBRO?
Eu não estou me preparando especificamente para este Torneio, meu plano é subir o rating o máximo possível até lá. Estou mantendo a minha rotina de treinos(bagunçada) para ir tentando colher os frutos e eu acho que estou conseguindo. De Dezembro pra cá eu joguei 34 partidas oficiais sem contar wo’s e só perdi duas. (uma pro Arthur Santa Cruz que tem Rating FIDE acima de 2300 e outra pro Marcelo Einhorn, que também dispensa comentários, ambas no Regional de Três Rios, mas eu me vinguei do Einhorn em Campos... hehehe) Dessas 34, 10 foram contra jogadores CLASSE A do RJ e eu só perdi essas duas que acabei de falar). Ou seja, tive oito resultados positivos = 03 vitórias e 05 empates, contra os tops. Nesse período, fui Vice-Campeão do I Open de Três Rios(invicto), Campeão Municipal 2009 de Três Rios(invicto), 8º colocado no Regional de Três Rios, Campeão Municipal de Três Rios de Xadrez Rápido(invicto) e 3º Lugar no Regional de Campos(invicto). Acho que estou indo bem, né?
10 - ENTÃO JOSÉ JORGE CAMPEÃO DO I OPEN QUE SE CUIDE POIS NOSSO CAMPEÃO VIRÁ COM FORÇA TOTAL?
O José Jorge é um grande cara e um excelente jogador. Você acredita que em 1988 ele deu uma simultânea em Juiz de Fora contra jogadores B e ganhou de todo mundo, menos de mim? hehehe – Empatou... eu estava começando o estudo com o Sidney. No I Open empatou também, mas ele não precisava ganhar para faturar o torneio. Ele está com um rating muito alto... mais de 2200 FIDE, significa então que ele é o favorito, certo? Também fiquei sabendo que o prêmio vai ser alto, o que vai atrair um monte de feras, mas vou tentar fazer uma boa figura dentro do meu plano de melhorar o meu rating.

2 comentários:

  1. Além da excelência da entrevista, não posso deixar de consignar que sinto-me honrado por termos jogado no Torneio de Campos (aliás, o meu primeiro torneio), tanto mais agora, por saber que vc alcançou o título de Campeão Municipal de Xadrez de Três Rios. Que a sua jornada rumo ao título de MF seja breve. Estes são os meus sinceros votos. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. thekillerchickens fazendo estrago também no xadrez pensado

    ResponderExcluir