domingo, 12 de janeiro de 2014

Torneio Karpov e final da Corrida dos Campeões

A última etapa da corrida dos campeões aconteceu no dia 11/12 e o  campeão, mais uma vez, foi Rômulo Mota, seguido por Venusiano Ramos, Jonatan Simão, Patrick Monnerat e Clarice Monnerat. Após as 12 etapas de torneios relâmpagos o grande campeão da Corrida dos Campeões foi o enxadrista Luiz Fernando da Glória que fez 70 pontos e foi o ganhador do Livro 500 xeques mates chocantes, em 2º lugar ficou Patrick Monnerat com 69 pontos e fechou o pódio Rômulo Mota com 68 pontos.
No próximo ano vamos dar prosseguimento a esta empreitada, mas de uma forma um pouco diferente. A corrida dos campeões vai virar o Torneio do Mestre, não mais homenageando somente campeões mundiais e também homenageando mestres de xadrez internacionais e nacionais. Vamos juntar diversão e incentivo a leitura de xadrez. Teremos 6 etapas e não mais 12, sendo 1 etapa a cada 2 meses, os torneios continuarão sendo de xadrez relâmpago, mas sem o tempo fixo de 5 minutos em todas as etapas, assim, o tempo de reflexão vai variar de 5 a 15 minutos, algumas etapas talvez com incremento de tempo nos relógios digitais. O dia também vai variar, algumas etapas no meio de semana e outras em sábados, domingos ou feriados e o local não vai ser sempre no Sesc, a idéia é abrir novos espaços para jogarmos xadrez, como outros clubes ou bares/restaurantes. Por último e mais interessante será a premiação, todo torneio terá um sorteio entre todos participantes de 1 livro de xadrez e também 1 livro para o  campeão de cada etapa. Os livros serão na maioria das vezes  usados, mas em bom estado, sempre que possível escrito ou sobre a carreira do homenageado. No final das 6 etapas o grande campeão receberá um livro da coleção Meus Predecessores da autoria de Kasparov e o critério de pontuação será o mesmo. As etapas terão inscrição entre R$10,00 e R$15,00 e a primeira etapa vai homenagear o Grande Mestre Herinque Mecking, o Mequinho, maior jogador de xadrez do Brasil de todos os tempos. O campeão vai ganhar, assim como o sorteado entre os inscritos, os livros: O Xadrez de um Grande Mestre de autoria do Mequinho (sorteado) e O Confronto do Século- Fischer X Spassky também de autoria do Mequinho (Campeão da etapa). Confira nas próximas postagens  o calendário 2014 do CXTR e compareça. O torneio será aberto para enxadristas de qualquer clube ou federação e também para não filiados.

3 comentários:

  1. Memorial Karpov??? ele morreu?

    ResponderExcluir
  2. Falha nossa! Na verdade o torneio chamou-se Torneio Karpov e não Memorial Karpov, como pode ser visto nas postagens anteriores. Corrigindo o título da postagem: Torneio Karpov

    ResponderExcluir
  3. vlw pela correção ( que susto tomei !! ) e parabéns pelo Blog de vcs .

    ResponderExcluir