domingo, 29 de maio de 2011

Resultados do Torneio Rápido de Outono

Foi iniciado na última quinta-feira o Torneio Rápido de Outono com a presença de 8 jogadores, sendo 1 jogador Classe A (Rafael Carvalho), 3 jogadores Classe B (Luiz Gustavo Castro, Patrick Monnerat e Venusiano Ramos) e 4 jogadores Classe C (Matheus Leal, Vinícius Couto, João Luiz Monnerat e Clarice Monnerat) . Optamos por fazer o torneio em 5 rodadas e não em 6 como previsto anteriormente. Neste primeiro dia de evento foram jogadas as 2 primeiras rodadas e os resultados foram:
1ª Rodada: Rafael 1 X 0 Matheus
Vinícius 1 X 0 Luiz Gustavo
Patrick 1 X 0 João Luiz
Clarice 0,5 X 0,5 Venusiano

2ª Rodada: Patrick 0 X 1 Rafael
Venusiano 0 X 1 Vinícius
Luiz Gustavo 1 X 0 Clarice
Matheus 0,5 X 0,5 João Luiz

Na próxima quinta-feira teremos a 3ª e 4ª rodadas. No momento Rafael Carvalho e Vinícius Couto lideram com 2 pontos cada. Em breve trarei o emparceiramento da próxima rodada e amanhã trarei o resultado sensacional que os atletas do CXTR obtiveram na 2ª etapa da Liga X em Juiz de Fora ontem.

Patrick Monnerat


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Torneio de Outono 21 começa hoje

Hoje a noite no Sesc começa o torneio de Outono Rápido 21'. Já teremos as 2 primeiras rodadas hoje e as inscrições podem ser feitas na hora (até 19 horas). Já confirmou presença Patrick, Clarice, João Luiz, Auad, Vinícius, Rafael, Venusiano, Marcelo e Matheus Leal. Hoje também fecharemos os nomes dos atletas que irão disputar a segunda etapa da Liga X em Juiz de Fora que acontecerá no sábado dia 28/05. Mais uma vez conseguimos transporte junto a Secretaria de Esportes e seu dinâmico Secretário José Roberto Padilha a quem mais vez agradecemos. Todos os interessados em participar devem confirmar seu nome até hoje a noite no Sesc. Abraço a todos.

domingo, 22 de maio de 2011

Torneio Rápido (21') começa na próxima quinta-feira dia 26/05

Finalmente, na próxima quinta-feira vai começar o torneio de Outono Rápido 21'. Há 2 semanas atrás eu já tinha anunciado aqui que ele teria início, mas por uma série de contra-tempos que impediu que várias pessoas pudessem ir naquele dia programado acabamos adiando para o dia 26 seu início. No dia 12 inclusive, por ter um número pequeno de jogadores no clube, acabamos fazendo um pequeno torneio de relâmpago com a vitória do forte enxadrista Luiz Gustavo, em segundo ficou Patrick e em terceiro ficou João Luiz. Falando agora do Torneio de Outono 21' vamos as informações: O torneio será disputado no sistema suíço em 6 rodadas sendo 2 rodadas em cada quinta-feira (dias 26/05, 02/06 e 09/06) com 21 minutos para cada jogador. A inscrição será R$5,00 e a premiação será troféu para o campeão e medalhas para o 2º colocado, 3º colocado, melhor Classe B, melhor Classe C, melhor sub-18 e melhor sub-14. O local será o Sesc na sala de xadrez e o horário da primeira rodada será 19:15 e da segunda 20:10. As inscrições podem ser feitas nos comentários desta postagem ou no próprio local até 19:00. Lembro que este torneio é aberto até para não sócios do CXTR. Contamos com a presença maciça dos enxadristas para reanimarmos o clube que está ficando um pouco vazio nas últimas quintas-feiras (será o frio?). Nada melhor portanto, que um torneio entre amigos para reanimar. Abraço a todos.

Patrick Monnerat

sábado, 21 de maio de 2011

Torneio Feminino de Xadrez Pensado

Nos dias 03 e 04 de junho faremos o Campeonato Feminino de Xadrez do CXTR com tempo de reflexão de 60 minutos para cada jogadora e valerá rating fexerj. O torneio será disputado em 5 rodadas pelo sistema suíço no SESC. Nossa intenção é ajudar a desenvolver o xadrez feminino na cidade e também no Estado, acreditamos que o xadrez feminino está muito aquém do seu potencial. Para isso, teremos alguns incentivos: inscrição gratuita, troféu para as 3 primeiras colocadas e um prêmio especial para a campeã e também outro brinde para ser sorteado para todas as atletas que terminarem a competição. Os jogos serão no Sábado dia 03/06: 1ª rodada 13:30 e 2ª rodada 15:45 (podendo ser antecipado caso a rodada termine antes e todas as jogadoras estejam de acordo, respeitados 15 minuots de intervalo entre uma rodada e outra); no Domingo: 3ª rodada 10:00, 4ª rodada 13:30 e 5ª rodada 15:45 com premiação a seguir. Os árbitros serão os AA Venusiano Ramos e AA Rafael Carvalho. A expectativa é ter mais de 10 atletas, contamos com todas.

Patrick Monnerat

Curso de Dragão com Vinícius Vilela- CXTR recomenda


Muitos dias sem postar e muita coisa atrasada para contar para os amigos. No dia 01/05 trouxemos com muito prazer o forte enxadrista e também boa praça Vinícius Vilela que nos brindou com o excelente curso sobre a Defesa Siciliana Variante Dragão. Vinícius, que já é professor de física, tem muita didática e passa com muita simplicidade e eficiência o conteúdo das principais variantes desta importante defesa. De negativo apenas o número baixo de participantes, apenas 7 (Patrick, Clarice, Rafael, Venusiano, Batista, Mário e Luiz Alfredo), mas todos muito interessados em aprender com o Vilela as "artimanhas" da Dragão. Mesmo assim, a intenção é que cursos como este sejam mais frequentes em nosso clube para melhorar o nível técnico dos atletas do CXTR. Para terminar, aí vai a dica para os clubes que querem fazer um evento técnico de alto nível a um custo relativamente baixo, o Curso de Dragão com Vinícius Vilela tem selo de aprovação do CXTR. Valeu Vilela!

Estadual Classe B
















Nos dias 14 e 15 de maio foi disputado na sede do Tijuca Tênis Clube o Campeonato Estadual Classe B que contou com a participação de mais de 50 atletas. O CXTR participou com 2 atletas Venusiano Ramos e Patrick Monnerat. O torneio foi vencido pelo enxadrista Wagnér Morais (TTC), em segundo ficou Francisco Schwab (CFCSN) e completou o pódium Rafael Correa (CFXC). Os enxadristas de Três Rios não fizeram um bom torneio e fizeram apenas 2 pontos em 6 possivéis, ainda não temos a classificação final dos nossos atletas pois ainda não está no site oficial da federação o resultado completo. Mas, sem dúvida nenhuma foi excelente a participação neste evento do ponto de vista técnico e também para acúmulo de experiência para nossos atletas. Também esteve presente e inclusive ajudou em algumas rodadas como árbitro auxiliar o AA Rafael Carvalho atleta e árbitro do CXTR. Mas, o mais impressionante foi conhecer e enfrentar, ou melhor ter sido derrotado (destruído) pelo jogador Murilo Costa Júnior. Nosso amigo Murilo apresenta paralisia cerebral, já tendo sido inclusive Bi-campeão mundial nesta categoria. O simples fato de Murilo gostar de xadrez e saber jogar já seria uma grande vitória, mas Murilo vai além, joga forte, tem rating fexerj superior a 1800 e confesso que fui uma vitima fácil para ele. De todo prazer que já é jogar um torneio como este, me senti muito feliz em conhecer e poder sucumbir ao forte jogo deste impressionante atleta. Parabéns Murilo Costa Júnior, sua história de vida é fascinante. Parabéns ao xadrez, esporte que consegue vencer barreiras quase que intrasponíveis em outros esportes.



P.S: A foto que eu e o Venu estamos em posição de luta de judô foi uma idéia minha após acontecer um fato muito engraçado. Quando estávamos entrando na portaria do TTC, o porteiro viu o "físico" do Venu e perguntou se estaríamos indo para uma competição de jiu jitso, com a seguinte pergunta : Jiu jitso? Venu (que já fez aulas de judô quando mais novo), não pensou duas vezes e respondeu: Não, judô. Esqueceu que estávamos indo para um torneio de xadrez. Com certeza, o resultado não podia ser melhor 2 pontos e 4 Ippon

Patrick Monnerat




Calendário 2011

JUNHO
Dias o4 e 05 (Sábado e Domingo)- Campeonato Municipal Feminino Pensado (60')- vale rating fexerj

JULHO
Dia 03(Domingo)- Campeonato Municipal de Xadrez Relâmpago (5')

AGOSTO
Dias 11, 18 e 25 (Quintas-feiras)- Campeonato Municipal de Xadrez Rápido (21')

Dias 27 e 28 (Sábado e Domingo)- Regional do Interior da Fexerj (a confirmar)- vale rating fexerj

SETEMBRO
Dias 01, 03 e 04 (Quinta, Sábado e Domingo)- Campeonato Municipal de Xadrez Pensado Absoluto (60´)- vale rating fexerj

OUTUBRO
08 e 09 (Sábado e Domingo) III Open de Xadrez de Três Rios (60')- vale rating fexerj

NOVEMBRO
Dias 12 e 13 (Sábado e Domingo)- IV Escolar de Três Rios (21´)

Além destes torneios continuaremos com os torneios da estação, a começar pelo Torneio de Outono 21' que começaremos dia 26 de maio (mais informações nas próximas postagens). Também teremos um grande evento comemorando o Dia Mundial do Xadrez 23/11 ou em data próxima ainda a confirmar.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Torneio Rápido 21' de Outono começa hoje

Gostaria de em primeiro lugar pedir desculpas, pois nas últimas semanas, devido ao excesso de trabalho, venho atualizando pouco o blog. Prometo reorganizar meus horários para poder manter a todos informados e já na próxima postagem falaremos sobre o excelente curso da Defesa Siciliana Variante do Dragão ministrada pelo jogador Vinícius Vilela no dia 01/05. Mas, como hoje começa o Torneio de Outono Rápido (21'), trago primeiro esta postagem. Serão 6 rodadas no Sistema Suíço, sendo 2 rodadas a cada quinta-feira. As inscrições serão feitas por comentário nesta postagem e também no Sesc até 19 horas. A primeira rodada começa as 19:15 e a segunda será 20:10. A inscrição será R$5,00 e a premiação será troféu para o campeão, medalhas para o 2º colocado, 3º colocado, melhor B, melhor C, melhor sub 18 e melhor sub 14.
Patrick Monnerat