segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sensacional: Clarice Monnerat é terceira colocada no Campeonato Brasileiro Escolar





Aconteceu entre os dias 23 a 25 de setembro na cidade de São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar com a participação das enxadristas do CXTR Ana Clara Monnerat e Clarice Monnerat. Ana Clara, que jogou na categoria 3º ano do ensino fundamental, não teve uma participação tão boa, errou em algumas posições em que não erra normalmente e parece ter sentido uma pressão psicológica atrapalhando seu real potencial enxadrístico, fez 2,5 pontos em 6 possíveis e ficou na 10ª colocação trazendo pelo menos uma medalha para casa. Sua irmã, Clarice Monnerat, jogou na categoria 7º ano do ensino fundamental e teve uma participação excepcional, fez 4 pontos em 6 e terminou na 3ª colocação, alcançando o mais expressivo resultado de um enxadrista do CXTR em toda história do clube e trazendo para a cidade um bonito troféu. Clarice foi derrotada apenas pela atual campeã sub-12 e também sub-18 do país Katherine Vescovi (também campeã neste torneio e com rating CBX de 2007) e pela vice-campeã Agatha Hurba (campeã escolar no ano passado). Venceu jogadoras fortes e com rating fide como as sul-matogrossenses Julia Yumi e Ana Carolina Martineli, ficando na frente da também carioca e atual vice-campeã brasileira sub-12 Eduarda Freitas. Mérito para seu professor Marcus Vinícius Ovelha que vem desenvolvendo um grande trabalho com as irmãs Monnerat, méritos para o CXTR que começa a colher nacionalmente frutos do projeto de xadrez na cidade, mérito para as meninas que vem dedicando e se esforçando para vôos cada vez mais altos. Tenho certeza que no próximo ano o resultado pode ser ainda mais expressivo e quem sabe com mais atletas do CXTR disputando tão importante Campeonato. Parabéns Aninha, parabéns Clarice.

10 comentários:

  1. Parabens a Clarice e Aninha e aos pais e avos corujas pela performance! :-)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Clarice e Ana clara pela brilhante participação. Vocês são pessoas muito especias. Adoramos vocês. Família Kosminsky.

    ResponderExcluir
  3. E aproveitando,parabens tb a alguns representantes fluminenses: Os tijucanos GianLuca (4 EF com 6 em 6 - 100%!) e Joao Pedro Cha (6 no 1EM, perdendo apenas pra campeao e vice Supi 221O e Casemiro 2097),o Cadu do JTC (3 EF Vice!)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Patrick,

    pelo resultado no escolar, pelo exemplo de pai e pelas filhas, esforçadas, inteligentes e educadas.

    Vilalba e família.

    Email que recebi do amigo Vilalba solicitando que eu postasse aqui nos comentários. Obrigado pelos elogios.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito orgulhoso de minhas netas, Clarice e Ana Clara.
    Fico pensando quando meu pai ensinou-me a jogar xadrez, e eu ensinei a meus filhos, nunca tinha imaginado em ver, um dia, uma neta minha ser a 3ª melhor enxadrista do Brasil, na categoria 7º ano do ensino fundamental.
    Parabéns ao Patrick e a Olga. Parabéns tbm ao professor das meninas, o Marcos Vinícios.
    Parabéns tbm ao CXTR por levar em frente o xadrez, um sonho meu, quando mudei-me para Três Rios..
    O CXTR não pára.
    Um abraço a todos.
    João Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Quero agradecer as manifestações de carinho de todos, Marcelo, Ricardo Vilalba e família, MF Eduardo Maia, Maurício e família Kosminsky (também adoramos vocês) e meu pai. Não conheci meu avô Lourival, mas tenho certeza que em algum lugar ele se orgulha de ter começado o xadrez nesta família. Agradeço de coração a todos que torcem pelo sucesso de minhas filhas no xadrez. Patrick Monnerat (Pai coruja)

    ResponderExcluir
  7. Resultado de todos atletas do Estado do Rio de Janeiro: 2º ano EF fem Juliana Machado 11ºlugar,3º ano EF fem Ana Clara Monnerat 10º lugar,4ºano EF fem Kelly Bittencourt 7º lugar, 7º ano EF fem Clarice Monnerat 3ºlugar e Eduarda Freitas 4º lugar, 9º EF fem Maria Eduarda Pio 13º lugar,1º ano EM fem Vitória das Neves 7º lugar, 3º ano EF masc Carlos Eduardo vice campeão e Nathan Vieira 25º lugar, 4º ano EF masc Gianluca Jorio campeão, Cainã Bittencourt 7º lugar e João Machado 18º lugar, 7º ano EF masc Lucas Froes 7º lugar, 9º ano EF masc Matheus Vieira 28º lugar, 1º ano EM masc João Pedro Chã 7º lugar e André Rotstein 12º lugar. Além deste atletas do RJ, passo também o resultado dos atletas da liga X de Juiz de Fora 3º ano EF masc Enzo Fontes 7º lugar, 8º ano EF masc Pedro Lage 7º lugar e 7º ano EF fem Nicole Moreira 12º lugar.

    ResponderExcluir
  8. Patrick
    Tem uma licao que é importante tirarmos,como incentivo...Sei que este é um dos objetivos do CXTR e tenho certeza do CXP (que nao pode comparecer,e que é destaque no cenário estadual), do CMUN,do TTC,do JTC,da ADUX,dos futuros CXPAR (Paraty) e CXQuatis (ambos em formacao) e de vários clubes aqui nao mencionados e de diversos enxadristas (de Tres Rios mesmo e de varios destes municipiosd e clubes). Dos acima, Clarice e Aninha, Duda e cadu, Caina e Kelly, Joao Pedro,André e Gian sao enxadristas ativos, que tem participado dos Estaduais por Idade e de outras provas.Quase todos,estarao no Interclubes.O Xadrez Escolar é quantitativo e qualitativo,como vários esportes. O primeiro trabalho é na escola e não por isto,que nao devemos tratar estes eventos com a devida seriedade. O segundo trabalho,sao os clubes onde há o aprimoramento e o contäto com adultos,onde vemos que a forca nao depende da idade. Alias,o Escolar de Tres Rios ano passado foi histórico,com um excelente nivel.O terceiro trabalho é nos eventos oficiais,primeiro a nivel estadual,depois nacional e alguns como foi o caso do Gian e da petropolitana Grasi em 2007, para nao dizer nosso IM Diego vao mais longe,nos representando em mundiais fora do pais! (Este ano teremos um no Brasil). Metas,objetivos,sao tratados em varios niveis. É Joao,que o CXTR nao pare!

    ResponderExcluir
  9. Tenho que registrar aqui, mais uma vez, meus parabéns as meninas!
    Parabéns Clarice e Ana Clara, nos horaram longe, mais uma vez!
    Parabéns pro coruja Patrick tbm ;)

    ResponderExcluir