domingo, 9 de maio de 2010

AS ÚLTIMAS DO CXTR: Thales Castro empata com MI em simultânea pela Internet

Amigos, apenas pra dar uma movimentada no Blog, já que estamos num período de "entre-safra"de torneios, pois estamos aguardando o Regional da Fexerj de Três Rios, que acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de maio, eu vou postar uma partida que eu joguei ontem contra um Mestre Internacional, o Iuguslavo VOJISLAV MILANOVIC, que tem atuais 2293 de rating FIDE, mas já alcançou 2330, como melhor rating da carreira. Tem 49 anos, e é um famoso treinador de xadrez certificado pela FIDE e um dos mais conhecidos treinadores da Internet. Maiores detalhes no site: http://www.chess-lectures.com/ e também no endereço http://www.ichessu.com/Administration.aspx?subPage=Coaches.
A partida foi jogada em uma Simultânea contra 15 jogadores no site WCL, World Chess Live, e lá o meu nick é o meu próprio nome. Apesar de ser uma simultânea, para aquele que ministra, é muito mais fácil jogar pela Internet do que realizar a simultânea ao vivo, por inúmeras raões, mas, principalmente, porque ele pode fazer vários lances seguidos em uma partida.. o que ajuda no não esquecimento das posições além de não ter que ficar andando em círculos.. heheheheh.
O controle de Tempo foi de 30 minutos com 20 segundos de incremento por cada lance jogado.
Bem, já percebi que alguns jogadores que eu conheço aqui do Rio não gostam de postar as suas próprias partidas, para que ninguém as estude e veja os acertos ou erros cometidos, as variantes preferidas que jogam e etc.... . Fato é que eu não estou nem aí pra isso e assim, segue a partida para divertimento dos nossos associados e amigos :)
Apenas para lembrar aqueles que não tem muito contato com a notação em inglês, quando aparecer:
R=Torre(rook) N=Cavalo(Knight) K=Rei(King) Q=Dama(Queen)

[Event "WCL"] [Site "World Chess Live"]
[Date "2010.05.08"]
[White "IM Vojamilanovic"]
[Black "ThalesCastro"]
[Result "1/2-1/2"]
[WhiteElo "2293 FIDE"]
[BlackElo "1924 Fexerj"]
[ECO "B52"] [Opening "Sicilian"]
[Variation "Canal-Sokolsky attack, 3...Bd7"]
[TimeControl "1800+20"]

1. e4 c5 2. Nf3 d6 3. Bb5+ (Kasparov nas simultaneas que jogava, gostava muito dessa variante Rosolimo da Siciliana) Bd7(optei em cobrir com o bispo) 4. Bxd7+ Nxd7 (entrei na B52) 5. O-O Ngf6 6. Re1 e6 7. c3 Be7 8. d4 O-O 9. h3(até aqui os dois jogadores optaram pela linha principal, mas com h3 eu senti que o Voja queria testar o meu jogo fora da teroria) a6(então vamos lá...) 10. Nbd2 Rc8 11. Nf1 b5(nota-se que as brancas vão tentar o plano natural de atacar na ala do rei, mas com Rc8 e b5, as negras começam a atacar pela ala da dama)12. Ng3 cxd4 13. cxd4 Qc7 14. Bg5 Qc2(esse lance talvez nem fosse o melhor, o fritz sugere que eu jogue h6, mas eu queria assustar o MI e colocar pressão nele, eu sabia dos riscos de e5) 15. e5 Nd5 16. Bxe7 Nxe7 17. exd6(as brancas ganham um peão) Ng6(aqui novamente o fritz sugere outra coisa, Nd5, mas eu pensei muito nesse lance porque eu sabia, por intuição, que ele jogaria Ne5, é o lance mais natural e tentador, e com o cavalo em g6 eu iria simplesmente trocar os cavalos, mesmo que isso unisse os peões. Eu assumiria uma espinha na garganta, mas mandaria uma para a dele também, qual seja, o domínio amplo e irrestrito da coluna C!!Nesse momento o Milanovic disse pra mim após o jogo: vojamilanovic(IM) kibitzes: I thought this will be easy job for me, vojamilanovic(IM) kibitzes: but you play very good) 18. Ne5 Ngxe5 19. dxe5 Qxb2(e com isso eu recupero o peão) 20. Re2(lance interessante, parece óbvio o Qg4, mas perde direto para Nxe5!... hehehehe, comentamos isso após a partida) Qc3 21. Qe1 Qxe1+(esse era o momento ideal para trocar as damas, de acordo com o plano das negras) 22. Raxe1 Rc5 (note a consecução do plano) 23. f4 Rfc8 (aqui eu propus empate, mas ele nem deu trela. Tudo bem, o cara quer ganhar! Mas eu não via como ele quebrar a minha plataforma, mesmo manobrando o cavalo dele. Simplesmente porque eu também tenho um plano interessante em mente que consolidaria o anterior. O Fritz dá igualdade total nessa posição)24. Ne4(lá vem ele) Rc4 25. g3 h6 (esse lance faz parte daquele de consolidação que eu tenho em mente) 26. Nd2 Rc2 27. Nb3 R2c4 (aqui entra novamente a estratégia em ação, eu não posso trocar as torres, senão eu enfraqueço a minha posição e fica mais fácil dele invadir) 28. Kf2 Kf8 29. Rd2 Ke8 30. Ree2 Nb6(pronto! Taí o plano que eu tinha em mente lá no lance 25, qdo joguei h6 - o bloqueio de Nimzovich vai ser feito pelo Rei e com isso eu libero o cavalo, para equilibrar as ações no tabuleiro. Isso dá efetividade a todas as peças do bando preto, tanto que o MI disse: vojamilanovic(IM) kibitzes: yes that very good plan. Tinha um curioso assistindo os comentários da partida, e ele soltou essa: UriahHeep kibitzes: just been reading about blockading in My Sysytem - hehehehe) 31. Rd4 Kd7 32. Red2 Nd5 33. Kf3 Rc3+ 34. Kf2 R3c4 (aqui eu já não vejo problema em trocar uma das torres, porque eu já centralizei o Rei e o meu cavalo está num"outpost" e com isso seria muito difícil ele se infiltrar na posição) 35. Kf3 Rc3+ 36. R4d3 (o MI se recusa em repetir os lances e empatar, afinal só havia a minha partida, ele já tinha detonado todo mundo) R3c4 37.Nd4 (e passa o cavalo) b4(mas as negras jogam com energia. Não há o que temer, o ponto forte das negras também dói nas brancas, e o avanço da ala da dama tenta criar mais um problema para o MI. O fritz sugere Ra4, mas eu sou mais o meu lance, hehehe) 38. f5 a5 (aqui uma aparente imprecisão minha, teria sido mais calmo jogar simplesmente Nc3, como sugere o Fritz, as brancas ganham um peão, mas ainda assim não é fácil progredir, porque eu abro a coluna f para atacar com a torre que está na minha primeira fila, e crio tema tático, manjado, de empate por repetiçao) 39. fxe6+ fxe6 40. Nxe6 Kxe6 41. Rxd5 Rc3+ 42. Kf2(aqui depois da partida eu conversei um pouco com o Voja, e Kg4 era interessante, mas eu teria h5+! e criaria uma rede de mate, se Kxh5, Rxg3! Ele teria que jogar com muita precisão e não capturar em h5) Rf8+ (tudo como previsto) 43. Kg2 a4 (antes de jogar R8f3, vai um lance enérgico que assuta as brancas) 44. Rb5 Rff3 45. Rxb4 Rxg3+ (e com isso tem empate forçado) 46. Kf2 Rgf3+ 47. Ke2 Rxh3 48. Rbd4 (curiosamente, analisando após a partida pelo Fritz, ele dá uma pequena vantagem para as pretas depois do lance 48 das brancas. Eu teria que jogar Rh2+ e depois trocar a torre de d2. Iria para um final complicado de torres, mas o meu apuro de tempo não permitia) Rh2+ 49. Kd1 Rh1+(e eu preferi entrar na linha da repetição, tinha menos de 3 minutos) 50. Ke2 Rh2+ 51. Kd1 Rh1+ 52. Ke2 Rh2+
1/2-1/2.

Bem acho que foi uma partida interessante... mesmo com o empate, acho que 35 ... a5 foi um erro porque jogou fora a chance de vitoria das negras. 35 ... Nc3 manteria uma tensão interessante, mas eu ainda teria que tomar cuidado com uma invasão pela coluna f, mas o que eu joguei não deixou de ser, pelo menos, um lance raçudo hehehee e que abriu porta para empatar com ""o cara". Acho que não fui mal, né?
Grde abraço, divirtam-se.

12 comentários:

  1. não tem muito que falar , só dá os parabéns ao "grande enxadrista" que é o Thales pelo empate conquistado . rs

    e que ele continue assim no xadrez, que esse cara ae ta voando , rs .

    grande abraço .

    Fred Trindade

    ResponderExcluir
  2. Quem foi o gênio que colocou o tabuleiro aí? Isso é coisa do VENU!

    ResponderExcluir
  3. Fala sério né gênio por causa do tabuleiro...

    Genial foi o empate com um jogador desse nílvel! Mesmo sendo em simultânea vc mostrou que está jogando firme, com muita tenacidade hehehehe...

    Thales a cada evento mostra que está fazendo valer toda a sua dedicação ao esporte e serve de exemplo para todos do CXTR... Em breve quero ver vc brilhar no classe "A".

    Grande Abraço!
    Força&Honra

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ae TKC.
    Grande jogo o que você fez com ele.
    ta de parabens, continue assim que em breve você vai ser um dos nomes do Xadrez estadual e ate mesmo um dos melhores do Brasil ( O_O')kkkkk, mas eu nao duvido de nada nao, com o grande xadrez que você está jogando, você vai muito longe.
    Mais uma vez , Meu parabés ae .
    Quando eu crescer quero ser igual o tiii Thales HSUAHSUAUSHAHS !

    grande abraço véei

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Thales que fez um grande jogo, um jogador muito bom que temos no CXTR
    Meus Parabéns Thales .
    Gabriel .

    ResponderExcluir
  7. Thales o jogo foi meio morninho.....
    De certa forma vc jogou bem, não fez nenhum lance perdedor, mas vc tem que escolher uma variante mais complicada, Bd7 cobrindo Bb5+, o cara ta jogando simultanea fica muito mais fácil para ele jogar esse tipo de linha, acho que vc deveria jogar Cd7 cobrindo o xeque, e tentar complicar mais a partida, que se vc observar direitinho, vc não conseguiu deixar o adversário preocupado com a posição em nenhum momento da partida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Vilela... eu concordo contigo ... foi um pouco sem emoção mesmo, mas, acho que isso foi devido a nuance posicional que o jogo tomou desde o início. Acho que isso foi mais culpa dele do que minha, afinal, esle estava e brancas e ele é que é o Mestre Internacional. Realmente escolhi uma continuação mais calma com Bd7, e foi com o intuito proposital de também evitar maiores complicações, posto que eu já entrei no jogo pra empatar.. heheheheheh.... mas eu concordo contigo. Só que simultânea pela internet é muito mais fácil para o simultanista, então achei que não deveria ir com tudo, mas sim com um pouco mais de cautela, jogando "só no controle". Apesar da temperatura morna, acho que o jogo deu uma esquentada após o lance 39 quando ele ganha aquele peão de "e", e quando paira uma dúvida se as pretas vão conseguir neutralizar o peao passado. Aos poucos a gente vai tomando coragem de voar pra dentro desses caras... Cá pra nós.. ele também não é dos mais fortes MIs que a gente vê por aí.... mas possui um belo currículo, inclusive com duas vitórias em cima do GM Peter Leko. Agradeço muito os seus comentários e é uma honra mais uma vez para o nosso blog contar com a sua visita e atenção. A gente se vê no Regional de Três Rios, aonde vc, inclusive defende o título!!!! Abcs.

    ResponderExcluir
  9. Também, quero agradecer as palavras do Venu, do MJ, do FT e do seu irmão Bielzinho, muito gentis... nem mereço isso tudo. Mas gostaria que vcs exminassem o jogo, passassem ele no tabuleiro e acompanhassem o que foi comentado, manifestando as suas opiniões sobre sequências, parte tática, parte estratégica, porque tal lance não foi jogado, e etc... Isso é um bom treino, analisar partidas comentadas, mesmo que seja por um Classe "A" baixo como eu. É bom que vcs discordem mostrando os seus pontos de vista. Isso é legal. Grde Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Parabens thales pelo belo empate, esta jogando muito parabens!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nosso campeão Thales esta de parabéns. Quanto ao jogo "morninho" que nosso amigo Viníios Vilela classificou eu não concordo. Espero um jogo bem "quentinho" com o Vilela, pelo regional semana que vem. Dá-lhe Thales. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  12. Hahuahuahuahuahuahua...kkkkkkkk... boa João... mas o Vilela é um parceiraço que já é quase Mestre Fide... uma baita jogador...de quem tenho a honra de ser amigo. A gente tem trocado muitas informações pela net, e esses comentários dele são importantes pra mim, e acredito que para todos. Mudando de assunto, eu não quis postar, mas no mesmo site WCL eu bati o MI Dragan Stamanekovic(o sérvio que mora no brasil) duas vezes na modaliade Fischer Random ou 960, como quiser,(bem difícil) em partidas de 2 minutos KO. Já tem uns dez dias que eu ganhei dele a primeira, até me identifiquei que era de TR, mas não quis postar. Ontem no mesmo desafio(ele fica dando uma exibição lá e faz um fila de jogadores pra disputar) eu entrei e perdi. Mas, fiquei meio "bravo" e entrei de novo, e quando chegou a minha vez... heheheh bati doído e colocado no "ome". Tá 2x1 o confronto direto pra mim. hehehehehehe. O Vilela tem uma visão muito ampla do jogo e um conhecimento teórico de aberturas muito grande também. Ele é sempre o favorito! Eu ainda estou aprendendo e correndo por fora. Quem quiser o pgn da minha ultima partida com o MI Dragan, me manda um email que eu envio. thalescastro@oi.com.br ou kasparovthebest@hotmail.com. Grde Abraço.. valeu pelo apoio PRESIDENTE!! FORÇA E HONRA!!!

    ResponderExcluir